Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tudo que estiver relacionado a tratamento de dados, Power Query editor e linguagem M
Por DaltonSilva
Posts
#67766
Senhores, bom dia, mestres.
Estou querendo "transformar" uma tabela em "outra".
A tabela gerada pelo google forms tem o seguinte formato:
Imagem

Quero que ela fique no seguinte formato:
Imagem

Desde já agradeço a quem puder auxilar.
Segue em anexo o arquivo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#67820
Veja se ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#70092
@babdallas

Meu amigo, bom dia.
Veja se consegue me ajudar mais uma vez.
Peguei essa sua solução e incrementei mais algumas colunas.
Em princípio, achei que havia dado certo, porém, não foi o resultado esperado.
A fim de complementar, novamente, vou colocar o formato da tabela de origem.
Imagem
Agora, segue a tabela do resultado esperado.
Imagem
Segue o arquivo GURU_Nova_Volunt que corresponde a nova formatação dos dados que estou trabalhando.
Logo abaixo, a imagem da tabela com o resultado que cheguei utilizando as suas etapas.
Imagem
Perceba que nem os horários, nem os comandos seguiram as datas selecionados pelos voluntários.
Desde já agradeço a quem puder ajudar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#70184
Veja se é isso.
Código: Selecionar todos
let
    Fonte = Excel.CurrentWorkbook(){[Name="Tabela1"]}[Content],
    SelecionaCol = Table.SelectColumns(Fonte,{"Carimbo de data/hora", "Nome Funcional", "Tem interesse e/ou disponibilidade para participar em quais dias?"}),
    AlteraTipoInicio = Table.TransformColumnTypes(SelecionaCol,{{"Carimbo de data/hora", type date}, {"Nome Funcional", type text}, {"Tem interesse e/ou disponibilidade para participar em quais dias?", type text}}),
    ExtraiPeriodo = Table.TransformColumns(AlteraTipoInicio, {{"Tem interesse e/ou disponibilidade para participar em quais dias?", each Text.BetweenDelimiters(_, " ", " ", 6, 2)}}),
    AlteraTipoPeriodo = Table.TransformColumnTypes(ExtraiPeriodo,{{"Tem interesse e/ou disponibilidade para participar em quais dias?", type text}}),
    RenomeiaColunas = Table.RenameColumns(AlteraTipoPeriodo,{{"Carimbo de data/hora", "Data"}, {"Nome Funcional", "Nome"}, {"Tem interesse e/ou disponibilidade para participar em quais dias?", "Período"}}),
    AgrupaDataPeriodo = Table.Group(RenomeiaColunas, {"Data", "Período"}, {{"NomeCol", each List.Transform({1..Table.RowCount(_)}, each "Nome " & Text.From(_))}}),
    #"Contagem Expandido" = Table.ExpandListColumn(AgrupaDataPeriodo, "NomeCol"),
    AlteraTipoDados = Table.TransformColumnTypes(#"Contagem Expandido",{{"NomeCol", type text}}),
    AdicionaColIndice = Table.AddColumn(AlteraTipoDados, "Indice", each Number.From(Text.AfterDelimiter([NomeCol], "Nome ")), Int64.Type),
    AdicionaColNome = 
            Table.AddColumn(AdicionaColIndice, "Nome", each let
                        pData = [Data], 
                        pPeriodo = [Período],
                        pIndice = [Indice]
                    in 
                        Table.SelectRows(
                            RenomeiaColunas, 
                            each [Data]=pData and [Período]=pPeriodo)[Nome]{pIndice-1}, type text),
    SelecionaColunas = Table.SelectColumns(AdicionaColNome,{"Data", "Período", "NomeCol", "Nome"}),
    Pivoteia = Table.Pivot(SelecionaColunas, List.Distinct(SelecionaColunas[NomeCol]), "NomeCol", "Nome")
in
    Pivoteia
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#70226
Meu amigo babdallas. Solução perfeita, muito top.
Ajudou-me bastante. Fiz algumas modificações nas etapas a fim de considerar a data descrita na coluna "Tem interesse e/ou disponibilidade para participar em quais dias?" ao invés da data da coluna "Carimbo data/hora".
No final, tudo certo, obrigado mesmo. Abraços!
#70230
@DaltonSilva ,

que bom que deu certo! Encerra o tópico como concluído, por favor.
#70269
babdallas escreveu:@DaltonSilva ,

que bom que deu certo! Encerra o tópico como concluído, por favor.
Tranquilo. Só não aparece esse opção. Se tiver como concluir, agradeço. Faz algum tempo que tento localizar essa opção, porém, não tem disponível.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord