Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por NiltonASantos
Bom dia.

Estou desenvolvendo uma planilha para Folha de Pagamento e preciso que, ao entrar com o valor do salário bruto, o excel automaticamente calcule o valor do INSS, com a alíquota e respectiva parcela à deduzir, com base na tabela informada.

Lembrando que a tabela de INSS trabalha com faixas. Então, por exemplo, caso o salário fosse de R$ 2.348,52, ele deve verificar que este valor está na faixa compreendida entre R$ 2.203,49 e R$ 3.305,22. Sendo assim, ele deve aplicar 12% em cima do valor bruto e, após, deduzir a alíquota referente, ou seja, R$ 82,60.

Então, o cálculo deve ser este

2.384,52 x 12% = 286,14
286,14-82,60 = 203,54

Portanto, o INSS deste funcionário será de R$ 203,54

Dada a tabela em anexo, como posso automatizar estes cálculos? Tentei com o PROCV e com o INDICE CORRESP mas não consegui.

Att.

Nilton
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por osvaldomp
Código: Selecionar todos
=SE(B2<G7;SOMARPRODUTO(--(B2>{0;1100;2203,48;3305,22}); (B2-{0;1100;2203,48;3305,22}); {0,075;0,015;0,03;0,02});751,97)
NiltonASantos agradeceu por isso
Por NiltonASantos
"osvaldomp", agradeço pela resposta. Entretanto, percebi que você coloca os valores diretamente na fórmula. Como estes valores podem mudar, eu preciso que seja feito com o endereço da célula.

No futuro, esta planilha, vai para pessoas que poderão não saber mexer com fórmulas (além do perigo de alterarem e corromperem tudo) e seria muito mais prático que elas apenas alterassem os valores nas células correspondentes e o excel efetuassem os cálculos.

Será que há alguma forma de fazer isso?

Att.

Nilton
Por osvaldomp
Experimente:
=MÍNIMO(B2;G4)*H4/100+MÍNIMO(B2-G4;G5-G4)*H5/100*(B2>G4)+MÍNIMO(B2-G5;G6-G5)*H6/100*(B2>G5)+MÍNIMO(B2-G6;G7-G6)*H7/100*(B2>G6)
A fórmula acima e a fórmula que passei no post anterior não utilizam a coluna auxiliar Parcela a deduzir.
#
=SE(B2<=G4;B2*H4/100;SE(B2>G7;G7*H7/100-I7;B2*ÍNDICE(H4:H7;CORRESP(B2;F4:F7;1))/100-ÍNDICE(I4:I7;CORRESP(B2;F4:F7;1))))
A fórmula acima utiliza a coluna auxiliar Parcela a deduzir e o resultado deverá ser igual às duas fórmulas anteriores.
Por NiltonASantos
Bom dia Osvaldo.

As duas fórmulas funcionaram perfeitamente.

Gostaria apenas de solicitar gentilmente que me esclarecesse as diferenças entre as duas fórmulas. Percebi que, na primeira, não usa nem a coluna Mínimo nem a Parcela à Deduzir, enquanto que, na segunda, utiliza todas as colunas, mas não utiliza as células F5 e F6. O mais intrigante (pelo menos para mim) é que o resultado de ambas as fórmulas é o mesmo.

Poderia me explicar esta diferença, para eu poder aprender um pouco mais?

Mais uma vez, agradeço.

Abs.

Nilton
Por osvaldomp
Olá, Nilton.

Há duas formas para calcular o valor da contribuição. Esse cálculo é do tipo "cumulativo por faixa", semelhante ao utilizado no Carnê Leão e também para calcular comissão "cumulativa" sobre vendas.

forma1. verificar o quanto do salário de contribuição se enquadra em cada faixa da tabela, aplicar o percentual correspondente e ao final obter a soma. É a forma que utilizei na primeira fórmula do meu post anterior, e

forma2. verificar direto em que faixa da tabela se enquadra o salário de contribuição, aplicar o percentual correspondente e subtrair os valores correspondentes às faixas anteriores. Para facilitar, calcularam os valores a serem subtraídos das faixas anteriores e com eles formaram a coluna "Parcela a Deduzir" (sem acento no "a"). Veja a segunda fórmula do meu post anterior.

"... nem a Parcela à Deduzir, " ---> na forma2 de cálculo que comentei acima, se você aplicar o percentual direto conforme a faixa de enquadramento o cálculo está incorreto, pois há faixas anteriores com taxação menor. Um exemplo: salário contribuição 2.200,00, com base no enquadramento direto aplica-se 9%, porém a faixa anterior manda aplicar 7,5%, então será preciso subtrair o que foi calculado a mais, ou seja (9% - 7,5%) = 1,5%. Então o valor calculado a mais em relação à faixa anterior é ~~~> (1.100,00 x 1,5%) = 16,50. Os demais valores da coluna Parcela a Deduzir são obtidos dessa forma. Esta foi a forma que você utilizou no exemplo do seu primeiro post.

" ... enquanto que, na segunda, utiliza todas as colunas, mas não utiliza as células F5 e F6." ~~~> as células F5 e F6 estão contidas no intervalo F4:F7 ~~~> CORRESP(B2;F4:F7;1) ;)

Para acompanhar como as fórmulas funcionam: selecione a célula que contém a fórmula | menu Fórmulas | Avaliar Fórmula.

Outro modo: na Barra de fórmulas selecione a parte da fórmula de interesse e aperte F9, Esc para sair.
Editado pela última vez por osvaldomp em 16 Mai 2021 às 13:48, em um total de 1 vez.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord