Página 1 de 1

Valor imediatamente inferior

Enviado: 01 Mai 2021 às 12:48
por akserrado
Bom dia!

Estou precisando encontrar o valor imediatamente inferior ao procurado em uma planilha.

O problema é o seguinte:

1. A coluna é variável, mas eu consigo achar o número dela com corresp, porque a matriz onde eu busco o nº da coluna possui só uma linha. Então isso aqui é ok.
2. A linha é variável, mas tanto o valor procurado como os valores da matriz não são exatos. Eu preciso achar na matriz um valor imediatamente inferior ao procurado. Só que a matriz onde eu procuro esse valor tem várias linhas e colunas.

Eu testei a seguinte função:

=ÍNDICE($C$4:$K$40;CORRESP($S$5;$C$4:$K$40;-1)+1;CORRESP($S$4;$C$3:$K$3;0))

Na foto, a coluna em vermelho é a onde eu estou buscando, mas na verdade pode ser qualquer uma das outras colunas. Como meu valor de entrada é 30, cai nessa. Ou seja, primeiro eu entro com a informação que está na coluna e depois eu procuro nas linhas. Mas a função índice parece não trabalhar dessa forma.

Talvez fique mais claro com os anexos, mas agradeço desde já a ajuda!
Imagem

Re: Valor imediatamente inferior

Enviado: 01 Mai 2021 às 17:19
por osvaldomp
#
Experimente esta matricial.
Código: Selecionar todos
=MÁXIMO((DESLOC(C4;;CORRESP(S4;C3:N3;0)-1;36))*((DESLOC(C4;;CORRESP(S4;C3:N3;0)-1;36))<=S5))
#
obs. por tratar-se de fórmula matricial, após colar uma cópia da fórmula na célula aperte F2 e em seguida aperte juntas Ctrl+Shift+Enter.

Re: Valor imediatamente inferior

Enviado: 01 Mai 2021 às 18:04
por akserrado
Testei e aparentemente está funcionando bem! Valeu!!!