Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por luisht2001
Tenho uma tabela com 10 colunas para digitação de percentuais positivos e negativos.
Preciso que,
- Se houver algum percentual positivo digitado em uma dessas colunas, as demais colunas só aceitem valores positivos.
- Da mesma forma, se já houver algum percentual negativo, as demais colunas só aceitem valores negativos.

Já tentei usar formula SE na validação de dados, sem sucesso.
Se alguém souber desde já agradeço!
bom dia @luisht2001 , se entendi bem, não existe uma ordem em que será digitadas essas porcentagens, correto ?
quer dizer, a pessoa pode digitar qualquer coluna primeiro, se for assim, não vejo como fazer isso com validação se dados, pois quando digitar o segundo valor, como a validação de dados vai saber qual valor foi digitado primeiro ?
se o cenário for mesmo este, acho que teria que apelar para VBA no evento change
boa noite @CursoDeExcelGratis, isso mesmo não existe uma ordem para digitação.
Pode-se digitar em qualquer linha ou coluna primeiro, podendo inclusive digitar em todas as colunas, mas DESDE QUE todos os valores sejam positivos, ou todos negativos.
Exemplo:
A cada linha, da coluna A até J (10 colunas), cada vez que eu digitar um valor em uma dessas coluna o excel teria que verificar se todas estão vazias (se estiverem poderá permitir tanto valor negativo como positivo).
Da mesma forma, se verificando o excel encontrar uma ou mais colunas com valores positivos, só poderia permitir valor positivo na coluna que estou tentando inserir dados.
bom dia @luisht2001 , agora tive uma luz !!! rs
da pra fazer sem VBA, com a fórmula abaixo
=SE(CONT.NÚM(B2:K2)<=1; VERDADEIRO; OU(CONT.SE(B2:K2;">0")=CONT.NÚM(B2:K2);CONT.SE(B2:K2;"<0")=CONT.NÚM(B2:K2)))

CONT.NÚM(B2:K2)<=1 verifica que ainda digitou menos de um valor, ahi permite sempre
caso contrario, verifica que a contagem de valores positivos seja igual a contagem de valores ou a contagem de valores negativos seja igual a contagem

em anexo tem o exemplo para uma linha

se me permitir gostaria de usar seu exemplo para montar um video no you tube, para explicar a validação de dados e essas fórmulas com mais detalhes.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
luisht2001, luisht2001 agradeceu por isso
Código: Selecionar todos
=OU(CONT.VALORES($A1:$J1)=CONT.SE($A1:$J1;">0");CONT.VALORES($A1:$J1)=CONT.SE($A1:$J1;"<0"))
CursoDeExcelGratis escreveu: 28 Abr 2021 às 06:32 bom dia @luisht2001 , agora tive uma luz !!! rs
da pra fazer sem VBA, com a fórmula abaixo
=SE(CONT.NÚM(B2:K2)<=1; VERDADEIRO; OU(CONT.SE(B2:K2;">0")=CONT.NÚM(B2:K2);CONT.SE(B2:K2;"<0")=CONT.NÚM(B2:K2)))

CONT.NÚM(B2:K2)<=1 verifica que ainda digitou menos de um valor, ahi permite sempre
caso contrario, verifica que a contagem de valores positivos seja igual a contagem de valores ou a contagem de valores negativos seja igual a contagem

em anexo tem o exemplo para uma linha

se me permitir gostaria de usar seu exemplo para montar um video no you tube, para explicar a validação de dados e essas fórmulas com mais detalhes.
Muito obrigado, era o que eu precisava! E pode utilizar o exemplo sim, claro!
Porém como essa formula foi utilizada em uma planilha, sendo que o usuário pode abrir infinitas linhas, tive que colocar a fórmula coluna por coluna, sem fixar a célula A2, para que a validação seja empregada automaticamente a novas linhas.

Com base nesta fórmula tentarei criar outra validação: valor "Mamão" na coluna A, e valor "Laranja" na coluna B. Tentarei fazer com que ele não permita valor repetido na coluna B, quando o valor da coluna A for o mesmo.

Mais uma vez obrigado!
boa noite @luisht2001 , por nada, fico feliz em poder ajudar, e gostei da sua ideia de poder usar o cont.se para evitar duplicidade de valores :-)
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord