Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por AnaGalveias
Posts Avatar
#62924
Boas,

Preciso de uma ajuda a escrever uma fórmula SE, o que quero é numa tabela se tudo estiver =X me devolva OK caso contrário NOK.
Envio a tabela em anexo a quem me puder ajudar, são várias colunas, o que queria é se nas colunas de "OK" estiver tudo com X me devolve OK noutra célula caso contrário NOK.

Obrigada desde já a quem me possa ajudar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#62925
AnaGalveias, Bom dia.

A função SE não é apropriada para fazer essa pesquisa sozinha.

Use-a com o auxílio da função CONT.SE.

Basta uma pequena alteração na sua fórmula original.

DE.........: =SE( B9:B40="X"; "OK"; "NOK" )
PARA.....: =SE(CONT.SE( B9:B40;"<>X") = 0; "OK"; "NOK")

Agora a fórmula pergunta se alguma célula no intervalo de B9:B40 é diferente de X.

Era isso o que você queria?
Eu espero ter ajudado.

Contagem-de-X.xlsx
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
AnaGalveias agradeceu por isso
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#62931
AnaGalveias, Bom Dia.

Estou confuso, confere se desta forma que voce quer, se não for, explica melhor

Usa esta formula

=SE(E($B$9:$B$40="X";$D$9:$D$40="X";$F$9:$F$40="X";$H$9:$H$40="X";$J$9:$J$40="X");"OK";"NOK")

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Kledison agradeceu por isso
#62934
Código: Selecionar todos
=SE(CONT.SE(B9:J40;"X")=160;"OK";"NOK")
#
ou
Código: Selecionar todos
=SE(SOMARPRODUTO((B9:J40="X")*(MOD(COL(B9:J40);2)=0))=160;"OK";"NOK")
AnaGalveias, Kledison, JCabral agradeceu por isso
#62938
AnaGalveias escreveu: 17 Mar 2021 às 06:41 ... o que quero é numa tabela se tudo estiver =X me devolva OK caso contrário NOK.
... são várias colunas, o que queria é se nas colunas de "OK" estiver tudo com X me devolve OK noutra célula caso contrário NOK.
Veja o seu arquivo anexo com as duas fórmulas que passei funcionando corretamente com base nos critérios acima.
#
Função SE-1.xlsx
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
AnaGalveias agradeceu por isso
#62940
@osvaldomp,
Já vi e realmente já consegui, contudo se eu quiser acrescentar ou tirar linhas vou ter que alterar o número certo? já não seria 160.

Nota: não sei o porquê de não ter conseguido inicialmente
#62944
AnaGalveias escreveu: 17 Mar 2021 às 11:30 @osvaldomp,
... se eu quiser acrescentar ou tirar linhas vou ter que alterar o número certo? já não seria 160.
Vou tentar adivinhar o que você realmente quer: a quantidade de linhas com "X" a ser verificada será em função da quantidade de Peças lançadas na coluna A. Por exemplo, se A contiver dados até a linha 13 então você quer que a fórmula verifique a quantidade de "X" da linha 9 até a linha 13. Por outro lado, se A estiver preenchida até a linha 25 então a fórmula deveria contar "X" da linha 9 até a 25. É isso? Se sim, que tipo de conteúdo será colocado na coluna A? Forneça dois ou três exemplos.

Nota: não sei o porquê de não ter conseguido inicialmente
Relax, Excel is funny :)
Editado pela última vez por osvaldomp em 17 Mar 2021 às 13:44, em um total de 1 vez.
AnaGalveias agradeceu por isso
#62964
#
Esta fórmula é mais simples do que a segunda abaixo porém ela tem uma restrição pois considera todas as colunas de B a J, por isso se o usuário colocar "X" em alguma das colunas que tenha cabeçalho "Data" a fórmula não retornará o resultado desejado.
Código: Selecionar todos
=SE((CONT.SE(A:A;"<>")-1)*5=CONT.SE(DESLOC(B9;;;CONT.SE(A:A;"<>")-1;9);"X");"OK";"NOK")
#
Esta outra considera somente as colunas com cabeçalho "OK".
Código: Selecionar todos
=SE((CONT.SE(A:A;"<>")-1)*5=SOMARPRODUTO((DESLOC(B9;;;CONT.SE(A:A;"<>")-1;9)="X")*(MOD(COL(B9:J9);2)=0));"OK";"NOK")
JCabral, AnaGalveias agradeceu por isso
Avatar do usuário
Por JCabral
Avatar
#62969
Bem sei que depois de uma solução do Osvaldo, não deveria colocar aqui nada, mas consegui esta solução, menos clean que a solução do Osvaldo.
Código: Selecionar todos
=SE(SOMARPRODUTO((DESLOCAMENTO(Folha1!$B$9;0;0;CONTAR.VAL(Folha1!$A$9:$A$100);9)="X")*(RESTO(COL($B$9:$J$9);2)=0))=(LINS(DESLOCAMENTO(Folha1!$A$9;0;0;CONTAR.VAL(Folha1!$A$9:$A$100);1)))*5;"OK";"NOK")
osvaldomp, AnaGalveias agradeceu por isso
#62973
AnaGalveias escreveu: 18 Mar 2021 às 05:44 @osvaldomp,
Não consigo usar as fórmulas, não sei porquê, aparece #NOME?
Algumas funções do Excel têm sintaxe diferente entre as versões Português-BR e Português-PT, por isso você precisa fazer as conversões. Compare com a fórmula que o Jorge (@JCabral ) postou e veja as sintaxes correspondentes à sua versão.

No arquivo que postei antes com as fórmulas, estas funcionaram aí porque ao abrir o arquivo o Excel automaticamente converteu as fórmulas para a sua versão.
AnaGalveias, JCabral agradeceu por isso
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord