Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tudo que estiver relacionado a tratamento de dados, Power Query editor e linguagem M
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por angeloewladia
Avatar
#62715
Olá,

Tenho uma situação peculiar de dados no meu trabalho. Sou servidor público e tenho acesso aos dados de notas fiscais de serviço prestado de empresas de um outro município. Os dados são disponibilizados em arquivo csv. Para importar para o excel um colega fez uma planilha com algumas macros, porém o arquivo fica muito pesado por conta das diversas fórmulas e abas, dificultando a análise do arquivo por completo. Só conseguimos analisar dados de 5.000 notas por vez.

O tamanho do arquivo csv pode chegar tranquilamente à 120 mil linhas e tem uma estrutura bem peculiar, abaixo descrita:

ESTRUTURA DO ARQUIVO DE LOTE

O arquivo de lote será composto por cinco tipos de linhas:

1 – Header (Cabeçalho do arquivo): contém valores de totalização do arquivo. Só existirá um header por arquivo.

2 – Prestador: contém os dados do prestador da nota (somente uma linha por nota)

3 – Tomador: contém os dados sobre o tomador da nota (somente uma linha por nota)

4 – Cabeçalho da nota: contém os dados do cabeçalho da nota (somente uma linha por nota)

5 – Serviços da nota: contém informações sobre os serviços declarados na nota (uma linha para cada serviço prestado na nota)

Desta forma, as linhas 2, 3, 4 e 5 se referem aos dados de uma única nota, portanto, em um arquivo csv de 120 mil linhas, teremos informações de 30 mil notas fiscais.

Gostaria de usar o power query para organizar os dados, sem a necessidade do uso de diversas fórmulas no excel. Já andei importando para o power query, mas não sei como “exportar” os dados de cada nota fiscal para apenas uma linha do excel. Essa é a formatação final que desejo, pois depois poderei fazer o confronto com o registro de notas fiscais dos tomadores de serviço do município.

Encaminho um arquivo csv em tamanho reduzido e com os dados alterados para análise e sugestões de vocês.

O formato do arquivo precisou ser alterado.
FOR-2020-12_REM 2304400_2307650_20210118120330-teste -.xlsm
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por Kledison
Avatar
#62716
@angeloewladia , seja bem vindo ao fórum!

Como dever ficar os dados após o ETL do Power Query? Coloque manualmente o resultado esperado.

O arquivo que você postou está com extensão XLSM.

Att
#62745
Olá @Kledison

O resultado de como desejo as informações está disposta na Plan1 do arquivo em anexo.

As linhas 2, 3, 4 e 5 se referem a dados de uma única nota fiscal. E assim sucessivamente.
FOR-2020-12_REM 2304400_2307650_20210118120330-teste -.xlsx
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord