Página 1 de 1

Fórmula para Recorrência e Tempo Excessivo de Processamento

Enviado: 22 Jan 2021 às 14:16
por juliocezaroo
Pessoal, bom dia tudo bem?

Estou atualmente com um grande problema relacionado a conciliação de uma fórmula pra cálculo de recorrência e seu tempo de processamento. Estou disponibilizando a planilha como exemplo mas basicamente a situação é a seguinte:

A planilha ela é relativamente extensa, possui uma grande quantidade de linhas e é alimentada todos os dias com mais 15mil linhas aproximadamente. Nas ultimas colunas há 3 colunas com fórmulas onde eu preciso calcular a reincidência no mês de 3 critérios diferentes.

Eu utilizei o 'Cont.ses' pra fazer isso, mas ai o grande problema é: todas os dias quando eu colo mais 15mil linhas abaixo, pra alimentar a base fica em média uns 40min a quase 1hora somente processando o arquivo em função dessas fórmulas.

Não foi possível colocar o arquivo com a base real devido ao tamanho, o arquivo possui atualmente quase 300mil linhas, então coloquei um bem pequeno.

Conseguem me ajudar? Há uma maneira de fazer isso mais rápido?

Desde já, muito obrigado!!!

Re: Fórmula para Recorrência e Tempo Excessivo de Processamento

Enviado: 24 Jan 2021 às 10:47
por carloscirilo77
Fala Júlio, blz ?

Tem fórmulas que realmente carrega um pouco ou muito a memória mesmo.

Contudo, acho que a forma mais automatizada de você representar esses números em contagem, é você desvincular totalmente as fórmulas que vão aí no seu atendimento ter de ser mais de 15k de linhas, e montar uma TABELA DINÂMICA com representação de **Segmentação de Dados**.

Então foi o que fiz aí no arquivo que estou anexando, você monta cada situação de texto base como contagem do que precisa, e chama cada segmentação que representará seu número de maneira rápida e com cliques simultâneos em cada situação.

Nesse caso eu alterei de forma aleatória sua base e colocando + 15 k de linhas, "inventando" mais dados pra ter uma noção de gordura deles, e poder representar melhor, então considere meu anexo somente como exemplo.
Aí você perceberá que existem duas bases: Uma com as fórmulas e a outra SEM AS FÓRMULAS, sendo a DINÂMICA, exatamente atrelada a que fiz na BASE_SF (Sem fórmulas), pois a própria dinâmica e segmentação faz o serviço pra vc de contagem de dados!

Espero ter ajudado!

Re: Fórmula para Recorrência e Tempo Excessivo de Processamento

Enviado: 25 Jan 2021 às 09:27
por juliocezaroo
Opa, bom dia Carlos.

Primeiramente muitíssimo obrigado pelo retorno e empenho na solução do meu problema.

Então... hoje eu já utilizo uma série de tabelas dinâmicas e segmentação de dados no arquivo, e esse arquivo é justamente a base para todas as outras tabelas.
Há uma série de colunas a mais, que eu exclui pra tornar o arquivo mais leve. Então eu basicamente alimento esse arquivo diariamente com mais 15mil linhas para ele ser a base de uma série de outras tabelas e informações e aí as fórmulas de recorrência que são o problema hoje devido a esse tempo de processamento.

Mas muito válida sua ideia!! Muito obrigado.