Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos que não estiverem relacionados as categorias acima. Se não souber em qual categoria sua mensagem se encaixa, envie aqui.
  • Avatar do usuário
Por rafaelvnq
#61246
Boa noite pessoal.

Sou novo por aqui, dei uma procurada e não encontrei o que busco.

Sou o que poderia ser classificado como um usuário intermédiario de Excel, domino bem o programa para fazer minhas planilhas de controle usando fórmulas complexas e etc, mas não sei macros.

Pois bem, a partir de 2021 irei trabalhar em um novo local, para vocês entenderem o contexto vou detalhar melhor...

Eu trabalho com obras, mais especificamente na área de gestão, e um dos tantos controles que tenho que ter é sobre a aderência dos funcionários a uma matriz de treinamentos, ou seja, todos os funcionários com a função X devem ser treinamentos em A, B, C, D e etc...

O usual é termos em planilhas uma matriz de treinamentos por função, um cadastro de funcionários e uma matriz de treinamentos, a primeira mostra que funções recebem que treinamentos, a segunda apresenta os funcionários apenas (usamos a "chapa" como número de controle) e a terceira planilha contém o nome de cada funcionário e qual treinamento ele recebeu entre outras informações pertinentes como data, treinador, carga horária e etc...

Pois bem, quebrei a cabeça aqui e não consegui encontrar uma forma de criar uma ferramenta que me responda quais funcionários não estão aderentes à matriz... Ou seja... Preciso desenvolver uma ferramenta onde o pessoal operacional entre com os dados de treinamento e eu possa monitorar quais treinamentos estão faltando para quais funcionários, assim como gerar indicadores como % de aderência de cada função, % de aderência de cada setor, etc e etc.

Dada a explanação, é possível fazer isso tudo sem macro?

No caso de utilização de macro quais ferramentas específicas eu devo estudar para rodar essa "verificação"?

Imagino que caso a solução seja macro, a lógica deve envolver um código tipo:

* pegar o primeiro funcionário
* Um "while" verificando se o funcionário é aderente a cada treinamento
* Para os aderentes um "while" pra conferir se ele recebeu o treinamento
* Caso não exista, escrever em outra aba que o funcionário X não tem o treinamento Y
* Próximo treinamento
* Próximo funcionário

Alguma luz? Falei besteira? Isso é muito complexo pra eu desenvolver sem saber VBA? Eu fazia programação básica em C.

Desde já agradeço
Abraços
Avatar do usuário
Por Estevaoba
Avatar
#61274
Boa noite. Bem-vindo ao fórum.
Seria interessante você postar um modelo de planilha com alguns dados das matrizes de função/treinamento e colaborador/treinamento, junto com um exemplo do que você espera ter como planilha de controle, preenchido manualmente e, se não for óbvio, explicando o motivo de os dados estarem naquele formato ou naquela estrutura.

Clique em +Resposta, Adicionar um anexo, Adicionar arquivos.

Ab.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord