- 08 Dez 2020 às 11:04
#60985
Bom dia!
Existe uma tabela no Excel com horários semanais de aulas, segunda-feira a sexta-feira. Cada dia da semana tem 5 horários distintos com aulas.
Existe outra tabela no Excel com o calendário anual da escola (todos os dias letivos).
A partir dessas duas tabelas, terei a quantidade total de aulas produzidas por disciplina, por turma, no ano.
O problema é, a partir dessas duas informações, calcular a quantidade de aulas que cada aluno assistiu no ano. A frequência seria calculada analisando os dias em que esteve frequente, ou seja, ou assiste todas aulas daquele dia, ou não assiste aula alguma. Coisas do ensino remoto em tempos de pandemia...
As semanas também não são sempre “cheias”, tem semanas em que há feriados, recessos, e isso deve ser calculado também, inclusive alguns sábados letivos para complementar carga horária e que vão seguir a carga horária de um dia a ser determinado entre segunda-feira a sexta-feira.
Que dicas eu posso usar para totalizar essa soma mais rápido? Quero deixar a planilha automatizada e pronta para calcular a carga horária por disciplina de qualquer aluno, bastando eu digitar ou clicar (ou algo ainda mais simples, se houver) os dias em que ele esteve frequente. Quero umas ideias de como fazer, as funções do Excel que podem ajudar nesse caso, apenas isso...
Muito obrigado pela atenção.
Existe uma tabela no Excel com horários semanais de aulas, segunda-feira a sexta-feira. Cada dia da semana tem 5 horários distintos com aulas.
Existe outra tabela no Excel com o calendário anual da escola (todos os dias letivos).
A partir dessas duas tabelas, terei a quantidade total de aulas produzidas por disciplina, por turma, no ano.
O problema é, a partir dessas duas informações, calcular a quantidade de aulas que cada aluno assistiu no ano. A frequência seria calculada analisando os dias em que esteve frequente, ou seja, ou assiste todas aulas daquele dia, ou não assiste aula alguma. Coisas do ensino remoto em tempos de pandemia...
As semanas também não são sempre “cheias”, tem semanas em que há feriados, recessos, e isso deve ser calculado também, inclusive alguns sábados letivos para complementar carga horária e que vão seguir a carga horária de um dia a ser determinado entre segunda-feira a sexta-feira.
Que dicas eu posso usar para totalizar essa soma mais rápido? Quero deixar a planilha automatizada e pronta para calcular a carga horária por disciplina de qualquer aluno, bastando eu digitar ou clicar (ou algo ainda mais simples, se houver) os dias em que ele esteve frequente. Quero umas ideias de como fazer, as funções do Excel que podem ajudar nesse caso, apenas isso...
Muito obrigado pela atenção.