Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
#7240
Tenho uma planilha que utilizo para controlar minhas faturas de Cartão de Créditos e gostaria muito de poder facilitar um pouco mais a usabilidade dela. Disponibilizo ela caso alguém tenha interesse

Atualmente, tenho varias colunas, onde cada uma delas corresponde a um mês, sendo assim, quando efetuo uma compra, por exemplo, R$300,00 em 10X, eu preencho na mão 10X as parcelas nas colunas correspondentes aos meses em que irei pagar, aqui que entra o que quero automatizar, gostaria de que ao inserir o valor da compra, neste caso, R$300,00 e ao inserir a quantidade de parcelas, 10X, automaticamente aparecesse nas próximas 10 colunas o valor da parcela.

Este é um dos problemas, já fico feliz se alguém conseguir automatizar este sistema, o outro problema seria o seguinte:

Digamos que eu utilize a coluna A e a coluna B para inserir o valor da compra e a quantidade de parcelas, a partir da coluna C estará os meses, mas como eu gosto de manter histórico, sempre que efetuo o pagamento daquele mês, seleciono a coluna correspondente e mando ocultar, sendo assim, a fórmula teria que ser inteligente o suficiente para analisar e começar a contar a partir daquela célula que ainda não está oculta. tentarei exemplificar melhor.

Celula A e B irei inserir o valor total e a quantidade de parcelas... da célula C até a célula J, todas estarão ocultas pois estes meses já passaram, gostaria de que a partir da célula K, as próximas 10 células automaticamente calculasse o valor da parcela.

OBS1.: Em um outro ponto desta planilha, já utilizo uma forma das fórmulas identificarem se a coluna está ou não oculta de acordo com o tamanho da célula, portanto acredito que não seja difícil inserir esta mesma comparação na fórmula que pretendo usar.

OBS2.: Ao ocultar uma coluna em que já esteja com o valor da parcela já calculado, o excel não poderá entender que aquele valor desapareceu por completo e inserir mais uma coluna com o valor da parcela, ou seja, se as parcelas terminaram na coluna T, ao ocultar a coluna R por ex, a coluna U deverá permanecer sem nenhum número pois todas as parcelas terminam na coluna T.

Ficarei muito grato se alguém conseguir me ajudar nessa fórmula, não entendo de VBA, portando ainda estou na busca de fórmulas que me atende.

Se me ajudarem apenas com a primeira parte já consigo ter um norte para resolver a segunda parte

Obrigado desde já
#7250
Não referi na resposta anterior que o documento está protegido (para evitar um toque ocasional numa tecla) mas basta ir à opção "Desproteger" para ficar livre.

Dispõe de algumas células com totalizadores para poder controlar se a divisão mensal está correcta e para saber o total que tem a pagar num determinado mês.

Daqui para a frente muitas outras funcionalidades podem ser acrescentadas.

Espero que sirva.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#8063
Amado, boa noite

Interessante sua planilha, já me deu uma luz...
Vamos dificultar mais um pouco, irei pagar mês que vem a fatura de março, e olhando sua planilha, irei ocultar as colunas C e D pois já foram pagas.
Será que conseguimos deixar automático todas as fórmulas nas colunas dos meses para que ao adicionar na linha 8 mais uma compra o excel já entenda que terá que começar a calcular a partir da coluna E?

Olhe minha planilha como está ficando, quero manter salvo o que comprei e paguei nos meses anteriores, dessa forma vou ocultando as colunas e até mesmo as linhas, toda a planilha foi desenvolvida para se adaptar a essas colunas e linhas que vou ocultando, mas queria apenas inserir o valor e a quantidade das parcelas e a partir da coluna H calculasse tudo automaticamente, sem que eu tenha que ficar inserindo as fórmulas nos meses seguintes.
Editado pela última vez por jorgejr100 em 29 Fev 2016 às 22:30, em um total de 1 vez.
#8121
Viva jorgejr100

Não percebi bem o porquê das fórmulas nas colunas C e E; fiquei com a impressão que são uma redundância na medida em que uma “fiscaliza” a outra, impedindo que se usem outras fórmulas nesses espaços.
Portanto, tomei a liberdade de propor algumas “mexidas” que têm início nas colunas assinaladas a amarelo (F, G, H, I e J).
Na linha 13 fiz uma pequena alteração que poderá constatar analisando a fórmula aplicada para a apresentação de cada mês. Basicamente criei condições para comparar o mês de início (ver coluna F versus I) com o mês da coluna a iniciar o pagamento.
Para despoletar o registo terá, basicamente, que indicar a data de início de pagamento (col. F), o nº de meses de duração do pagamento (col. G) e o valor em dívida (col. H); daí para a frente todo o processo está automatizado.
As colunas I e J deverão ser ocultadas para melhorar o “acabamento” final.
Sei que existem outras formas de resolver a sua pretensão (p.e. através de VBA, outras funções, etc) mas o meu fraco conhecimento de Excel obriga-me a “jogar” muito com muito pouco.
Espero que seja isto que pretendia.

Atenção para o facto de não ter criado um teste para o nº de meses a pagar somado ao mês a iniciar ultrapassar o mês de Dezembro; essa situação só você pode resolver (forçar o fim no mês de Dezembro, transitar para um novo ano (na mesma folha ou em outra folha, etc).

Quanto ao que já pagou, creio que pode evitar ocultar esses valores recorrendo à formatação condicional; atribuindo uma cor à célula se (p.exe.) atribuir uma côr à escolha para quando se verificar a seguinte situação
=MÊS($H$15)>MÊS($H$11); tem 2 exemplos nas células L19 e M19 (a cor de laranja, sinal de pagamento já liquidado).

Um abraço
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#8141
Amado, boa noite

Teria como editar o XLS que vc mandou por favor, remova as outras planilhas, peço que mantenha sigilo quanto as informações contidas nelas.

Desculpe pela minha falta de atenção, já efetuei a alteração na planilha que enviei.

Irei analisar sua planilha e te darei um retorno em breve, muito obrigado
#73514
Antes tarde do que nunca, revirei tudo quanto é lugar procurando onde eu tinha escrito sobre a planilha... segue ela com a formula que tanto almejei naquela epoca

Na planilha anexa, altere:
E2 para o limite do seu cartão
Linha 7 a partir da coluna H para a data do fechamento do seu cartão (deixei representado apenas com o nome do Mês, mas dá pra alterar)
Colunas B, D e F a partir da linha 8, insira o valor total da compra, quantidade de parcelas e a data da compra
Enjoy

A linha 3 a partir da coluna I, representa a porcentagem de diferença do mês atual comparado com o mês anterior
A linha 5 a partir da coluna I, representa a diferença de valores do mês atual comparado com o mês anterior
A linha 2 a partir da coluna H deixei uma formula oculta, ela serve para o cálculo da soma das parrcelas restantes representada na coluna E
A cada mês que passa, eu oculto a coluna que não usarei mais, assim como a linha quando termino de pagar todas as parcelas, assim mantenho historico
O total da fatura ficará sempre na cor VERMELHA na linha 4, a partir da coluna H

Claro que sempre possui melhorias, mas até o momento, isso tem me atendido
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord