Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Kruska
Pessoal, boa tarde!

Estou criando uma planilha de controle de atividades e gostaria de gerenciar o calendário de equipe:
Por exemplo:

Na primeira Célula fica Atividade, na segunda Data Início e na Terceira Data Fim:
Ex: Férias 10/1 20/1

Com isso, ao lado desta “tabela” tem um mini calendário de 1 a 31 de janeiro:

Até aqui tudo bem, consigo fazer uma formatação condicional “Esta Entre” e coloco uma cor no período que o colaborador está de férias, porem como a equipe tem diversas atividades, eu gostaria de separar por cores as atividades, por exemplo, se a atividade for férias, a cor no calendário será Amarelo, se a atividade for Revisão a cor no calendário será Vermelho, Etc...

Não gostaria de deixar a atividade fixa por linha (nesta situação, utilizaria uma linha para cada formatação condicional).

A minha dúvida é, como fazer uma fórmula que pega o período (INI&FIM) da atividade e valide qual e a atividade que o colaborador está executando para ai sim definir a cor que será pintada no calendário.
Desde já, agradeço.

[]’s
Kruska
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Kruska, para resolver seu problema utilizei formulas na validação condicional.

Para usar a condição "entre", você precisa ter somente 2 valores.

Veja se é isso que precisa.

Dê retorno.

[]
Por Vaz
Posts Avatar
Olá!

Teste o anexo, por gentileza.

Ao inserir mais linhas, verifique o intervalo em que a formatação condicional está sendo aplicada em Página Inicial>Formatação Condicional>Gerenciar Regras>Aplica-se à.
Por Kruska
Vaz, bom dia!

Muito obrigado pela Ajuda, atende para o que eu preciso, porem eu ainda fiquei com duvidas...

- As duas fórmulas na formatação condicional =SE($B2="Atividade 2";E($C2<=E2;$D2>=E2);0)
=SE($B2="Atividade 1";E($C2<=E2;$D2>=E2);0), ambas estão para a Linha 2, porem como elas replicam para a linha três? :shock:

- Pra que serve esta fórmula: =SE($B2="Atividade 1";E($C2<=E2;$D2>=E2);0) :|

Desde já,

Muito Obrigado.
Por Vaz
Posts Avatar
Olá Kruska!

Essa situação eu nunca consegui resolver, pelo menos com fórmulas. Com VBA é mais fácil.

Já pesquisei sobre isso e percebi que não é possível fazer com que o intervalo para formatação condicional seja dinâmico! Eu não consegui! Se alguém souber como, gostaria de conhecer.

A solução poderia ser:

> Pré-estabelecer um intervalo maior do que o intervalo dos dados
> Copiar a última linha inteira e colar como última, todas as vezes
> Fazer via VBA

Eu não gosto desse tipo de solução "manual" :(, mas vou procurar mais a respeito! Acredito ainda que o Laennder possa validar essa!

E quanto à fórmula estar só na linha 2:

Na verdade não está só na linha 2, por que o que determina isso são duas coisas: (1) o intervalo onde será aplicado a formatação, ali em "Aplica-se à" (por isso é preciso selecionar todo o intervalo que receberá a formatação condicional ANTES de aplicar a fórmula); (2) as referências ABSOLUTAS $A$1, RELATIVA A1 e MISTA $A1.

Como foi selecionado o intervalo INTEIRO ANTES de aplicar a fórmula =SE($B4="Atividade 2";E($C4<=E4;$D4>=E4);0), acontece:

=SE($B4="Atividade 2",
> Referência mista não vai permitir que a referência à atividade se desloque entre colunas, deixando de procurar pelo nome "Atividade 1 ou 2"

E($C4<=E4;$D4>=E4)
> Referência mista não permitir que a referência à data "Início ou Fim" se desloque entre colunas também.

Sempre que for aplicar uma fórmula a formatação condicional faça aquela matriz de VERDADEIRO E FALSO que eu fiz um pouco abaixo do seu intervalo e teste. Verdadeiro PINTA, falso NÃO PINTA.
Editado pela última vez por Vaz em 27 Jan 2016 às 08:17, em um total de 1 vez.
Kruska, basta arrastar as células formatadas, já que as referências são relativas.

E somente mais uma colocação para enriquecer o conteúdo do tópico.
É desnecessário o uso da função se() neste caso de formatação condicional, já que as condições trabalham com resultados booleanos("verdadeiro" ou "falso").
Neste caso a formula ficaria...
=E($B2="férias";E2>=$C2;E2<=$D2)
...Já indicando as condições e dispensando a condição de falso da função se().

Bom, não sou muito bom com explicações, mas espero que tenham entendido.

[]
Por Vaz
Posts Avatar
gdomingos escreveu:Kruska, basta arrastar as células formatadas, já que as referências são relativas.

É desnecessário o uso da função se() neste caso de formatação condicional, já que as condições trabalham com resultados booleanos("verdadeiro" ou "falso").

[]
É verdade gdomingos! Eu fiz um uso desnecessário! Dispensa realmente! :)

Melhorando ainda mais nossa discussão: não é adequado também colocar o nome DIRETO dentro da fórmula, exatamente como estamos fazendo agora: =E($B2="férias";E2>=$C2;E2<=$D2)

Essa técnica se chama HARDCODE e é utilizada somente nos casos em que a variável não vai mudar, como número de meses, etc. No momento que vc for precisar mudar a variável de "Férias" para "Férias da Equipe", por exemplo, terias que modificar a fórmula manualmente todas as vezes. A melhor forma seria estabelecer uma matriz com os nomes que serão utilizados e apontar a referência desse nome para a fórmula. Ao mudar o conteúdo da célula, automaticamente a fórmula se ajusta.
Por Kruska
Primeiro muito obrigado a todos...

Achei que eu conhecia de excel, mas vejo que sou um pequeno gafanhoto ainda... kkkk

Seguinte, eu tentei fazer como a sugestão, de colocar as atividades em uma matriz "Tabela" e fazer a referência na fórmula, porem como eu sou um Noob realmente não deu certo...

Esta Tabela de Atividades esta em uma outra ABA da mesma Planilha "Configuração".

=SE($B4="Configuração!Atividade4";E($D4<=F4;$E4>=F4);0)
Por Vaz
Posts Avatar
Kruska,

Siga a dica do gdomingos e modifique para:

=E($B2=Configuração!célula que está o nome $A$1;E2>=$C2;E2<=$D2)

=E($B2=Configuração!$A$1;E2>=$C2;E2<=$D2)

Olha o anexo!
Vaz escreveu:
gdomingos escreveu:Kruska, basta arrastar as células formatadas, já que as referências são relativas.

[]
É verdade gdomingos! Eu fiz um uso desnecessário! Dispensa realmente! :)

Melhorando ainda mais nossa discussão: não é adequado também colocar o nome DIRETO dentro da fórmula, exatamente como estamos fazendo agora: =E($B2="férias";E2>=$C2;E2<=$D2)

Essa técnica se chama HARDCODE e é utilizada somente nos casos em que a variável não vai mudar, como número de meses, etc. No momento que vc for precisar mudar a variável de "Férias" para "Férias da Equipe", por exemplo, terias que modificar a fórmula manualmente todas as vezes. A melhor forma seria estabelecer uma matriz com os nomes que serão utilizados e apontar a referência desse nome para a fórmula. Ao mudar o conteúdo da célula, automaticamente a fórmula se ajusta.
Realmente Vaz. Eu particularmente sempre procuro usar referências de células para serem referências alteráveis.
Mas neste caso usei referência de texto porque procuro sempre alterar o mínimo possível o layout das planilhas exemplo postadas pela galera, pois as vezes são planilhas corporativas e tal.

Mas você está absolutamente certo, referência de célula na maioria das vezes é o mais indicado.
Por Kruska
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Aeee!!! Valeu Galera, consegui entender e replicar para o que eu precisava!!!

Muito obrigado pela pró-atividade de todos!!!

Se precisarem de algo e eu souber como ajudar, estou aí...

Grande Abraço a todos!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord