Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
#55982
Olá,

Possuo uma dúvida se é possível criar uma função DAX para realizar filtros de páginas.

Qual a minha necessidade:
Possuo um base de dados que me retorna datas, porém eu não posso pegar os registros da data de HOJE.

Como exemplo, hoje é dia 15/06/2020.. Com a consulta eu vou pegar apenas as datas 14,13,12... Porém isso tem que ser dinâmico, porque quando amanhã o relatório atualizar ele não vai pegar o dia de amanhã, no caso dia 16 e ele vai retornar os dias 15,14,13,12...

Obrigado pela ajuda, qualquer dúvida estou à disposição.
#55987
Você poderia usar uma função DAX que filtra as datas menores que a data de hoje e usar somente naquela página. Se a data for maior ou igual a data de hoje, retorna em branco. Assim vai aparecer somente as datas anteriores a hoje.
#55989
babdallas escreveu:Você poderia usar uma função DAX que filtra as datas menores que a data de hoje e usar somente naquela página. Se a data for maior ou igual a data de hoje, retorna em branco. Assim vai aparecer somente as datas anteriores a hoje.
Olá, obrigado pela resposta.
Saberia me informar qual seria essa função? Para facilitar o entendimento.
#55991
Veja se algo assim ajuda (filtra as datas menores que hoje, desde o dia 1 do mesmo mês que a data de hoje:
Código: Selecionar todos
CALCULATE([Medida];dCalendario[Data]<TODAY();dCalendario[Data]>=DATE(YEAR(TODAY()),MONTH(TODAY()),1))
Caso não ajude, anexe um pequeno exemplo e diga o resultado esperado.
#56085
babdallas escreveu:Veja se algo assim ajuda (filtra as datas menores que hoje, desde o dia 1 do mesmo mês que a data de hoje:
Código: Selecionar todos
CALCULATE([Medida];dCalendario[Data]<TODAY();dCalendario[Data]>=DATE(YEAR(TODAY()),MONTH(TODAY()),1))
Caso não ajude, anexe um pequeno exemplo e diga o resultado esperado.

Com base no seu exemplo, criei uma medida que satisfez minha necessidade.
Código: Selecionar todos
DateCalendar = 
var ddate = SELECTEDVALUE(dCalendar[Data])
var dmonth = SELECTEDVALUE(dCalendar[Data].[Mês])
var result = IF( ddate >= DATE(YEAR(TODAY()),MONTH(TODAY()),1) && ddate < TODAY()  && MONTH(ddate) = MONTH(TODAY()),ddate ,BLANK())
return result
Resultado quando criei uma coluno atribuindo a medida.
Imagem

E com essa coluna consigo fazer o filtro na página.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord