Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá pessoal, boa tarde!

Estava tentando bolar uma solução através de fórmula para nosso amigo Iclaytonl (tópico: http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=1224), quando... empaquei. :(

A ideia seria bolar uma fórmula matricial, objetivando retornar a "n"ésima linha em que determinada condição é verdadeira.
Porém, como verifico essa condição em mais de uma coluna, as linhas podem se repetir. E é aí que surge meu problema: preciso que o Excel desconsidere os resultados duplicados de uma Matriz.

Tentei variações com a função FREQUÊNCIA, inclusive tentando usar os exemplos do site da Microsoft... mas, nada funciona kk. Parece que a FREQUÊNCIA se perde pela matriz retornar espaços vazios, ou algo parecido.

Se vocês puderem me ajudar, agradeço muito.

Obs.: Provavelmente existem outras formas de se chegar no mesmo resultado, mas, agora é questão de honra eu aprender como retirar valores indesejados da Matriz kkk.

Anexo planilha com exemplo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Cara, posso tentar pensar mais. Mas com um intervalo de mais de uma coluna, eu ainda não consegui.

Se o intervalo que deseja usar a função MENOR (ou MAIOR) for de apenas 1 colunas, dá pra usar a fórmula abaixo.
Código: Selecionar todos
=MENOR(SE(CORRESP(Lista; Lista;0)=LIN(Lista)-MÍNIMO(LIN(Lista) )+1;Lista;"");3)
Laennder, muito obrigado pelo retorno.

Mas, na verdade, minha dúvida é exatamente em relação a duas (ou mais) colunas, pois as linhas se repetem.

Será que é algo que o Excel não faz, e não dá pra se fazer sem recorrer ao VBA? É até estranho cogitar isso, porque até agora tinha tido a impressão de que uma fórmula matricial pode fazer basicamente qualquer coisa (desde que você saiba montá-la).
Então, eu acho que é possível sim... Mas ainda não parei pra pensar com calma... Marquei esse tópico aqui para voltar nele com mais calma :D
Nossa, fazia bastante tempo que eu não frequentava esse forum.

Parkeless, use essa formula como matricial.
Código: Selecionar todos
=MENOR(SE((TEXTO($B$3:$B$14;"mmmm")=$F$2)+(TEXTO($C$3:$C$14;"mmmm")=$F$2);LIN($B$3:$C$14);"");$F$4)
Veja se é isso que precisa.

[]
Muito bom, acho que é isso mesmo.

Seja bem vindo de volta gdomingos :D
Gdomingos,

Que mudança de perspectiva eim kk. E como não pensei nisso :? . Sim, isso resolve meu problema; eu teria que selecionar todas as colunas individualmente (se houvessem mais de duas), mas funciona perfeitamente para o que eu precisava.

Como dou dois likes? :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord