Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Qualquer dúvida sobre gráficos, como criá-los, alterar eixos principais e secundários, adicionar/remover categorias e séries, legendas e rótulos, etc.
#54787
Olá pessoal!

Estou criando um gráfico de Cohort para analisar a retenção dos meus clientes. A retenção dos meus clientes seriam a seguinte conta nº de cliente mês atual/nº de cliente do mês de entrada. Por exemplo. Em janeiro de 2019 eu tive 95 vendas , entretanto dos clientes que contrataram nesta data apenas 59 ainda são clientes, ou seja, no 15º mês a minha retenção daquela safra é de 62%. A soma das mensalidade dos 95 clientes é de R$ 22.570,49 e a soma dos 59 que ainda são clientes é de R$ 12.845,34 portanto a minha retenção financeira daquela safra é de 57%.

Para o primeiro caso (olhando para o número de clientes) eu consegui fazer o Cohort graças a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3LELplEriHI e ele ficou assim:

Imagem

Entretanto agora eu preciso fazer um olhando para a receita que os clientes estão me pagando. Eu utilizei a mesma lógica ensinada no vídeo porém apenas troquei a função de CONT.SES para SOMA.SES e não deu certo. Eu já tentei várias outras formas mas não estou conseguindo.

Na minha planilha eu basicamente tenho x colunas
    Mês compra - Serve para colocar os clientes que compraram no mesmo lote
      Mês churn - Serve para colocar os clientes que cancelaram no mesmo lote
        MRR - O valor da mensalidade paga pelo cliente
          MRR - Churn - O valor da mensalidade que perdemos

          Essa é a fórmula que fiz:

          =SEERRO(SE(DATAM(H$3;LIN()-4)<DATA(ANO(HOJE());MÊS(HOJE());1);SOMASES(Tabela1[[#Tudo];[MRR Churn]];Tabela1[[#Tudo];[Mês Compra]];H$3)+SOMASES(Tabela1[[#Tudo];[MRR]];Tabela1[[#Tudo];[Mês Compra]];H$3;Tabela1[[#Tudo];[Mês Churn]];"<="&DATAM(H$3;LIN()-4)))/SOMASES(Tabela1[[#Tudo];[MRR]];Tabela1[[#Tudo];[Mês Compra]];H$3);0)

          Eu já tentei outras lógicas também mas sem sucesso, esgotei meu conhecimento de excel nisso.
          #54789
          Anexa um exemplo aqui no fórum com dados fictícios, por favor.
          long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

          We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

          Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

          The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

          Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

          All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

          Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

          this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

          Estamos migrando para uma comunidade no Discord