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Identificar caracter inicial e inserir texto

Enviado: 24 Mar 2020 às 18:28
por DiegoRLS
Boa tarde,

Estou querendo fazer algo relativamente fácil, mas quando vou passar para o Excel não dá certo.

Explicando melhor, eu possuo uma coluna com todos os registro dos atendimentos feitos ao cliente, mas existem três tipos de atendimento WO, CRQ e INC os registros são as iniciais e uma sequencia de número, exemplo:

WO0000000242213
CRQ000000079970
INC000002655912

Eu quero criar uma coluna Categoria para classificar se o atendimento é referente a WO, CRQ e INC, eu poderia simplesmente usa a função ESQUERDA e extrair os três primeiros caracteres, mas a WO são apenas dois caracteres e se eu usar essa função os atendimentos virão com WO0 o que não é visualmente bom.

Pensei então em identificar a letra inicial de cada atendimento e conforme a letra identificada eu inserir o texto que desejo, exemplo:

Se o atendimento começar com W insira o texto WO, se o atendimento começar com C insira o texto CRQ, se o atendimento começar com I insira o texto INC

Tentei fazer isso utilizando a função SES, a função SE com INDICE, a função SE com LOCALIZAR, mas nada funcionou, talvez tenha um lógica mais fácil de fazer. Se alguém poder me ajudar agradeço.

Identificar caracter inicial e inserir texto

Enviado: 24 Mar 2020 às 19:22
por mdiego
Diego, Boa noite! Seria isso?

Tente a fórmula abaixo é segue anexo. Basta copiar e colar
Código: Selecionar todos
=SEERRO(ESQUERDA(A2;PROCURAR("O";A2;1));ESQUERDA(A2;3))
Sds,

Re: Identificar caracter inicial e inserir texto

Enviado: 24 Mar 2020 às 20:01
por osvaldomp
Experimente:
Código: Selecionar todos
=ESQUERDA([@Atendimento];3-(ESQUERDA([@Atendimento];1)="W"))
ou
Código: Selecionar todos
=SE(ESQUERDA([@Atendimento];1)="W";ESQUERDA([@Atendimento];2);ESQUERDA([@Atendimento];3))

Identificar caracter inicial e inserir texto

Enviado: 25 Mar 2020 às 10:59
por DiegoRLS
Consegui resolver!

Obrigado a todos!