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#49991

Porque dar nomes próprios às células ou intervalos?


O que significa nomear (ou dar nome, ou definir um nome) para célula ou faixa de células?

No Excel, geralmente nos referenciamos às células pelas suas coordenadas, ou seja, a coluna e a linha em que se encontram, mas há outra forma de fazer isso.

Imagine que eu tenho na célula J10 o valor 123, na célula K10 o valor 3%, e quero calcular os juros de um empréstimo multiplicando o valor (123) pelos jutos (3%). A fórmula ficaria = J10 * K10.

O Excel permite que célula seja referenciada por um nome, que o usuário escolher. Se eu clico sobre a célula J10, verei um pouco acima da célula A1 uma caixa onde estará escrito K10, que é a célula selecionada. Se nessa hora eu clicar nessa caixa e digitar a palavra VALOR, e der enter, eu terei dito ao Excel, que a célula K10 pode ser reverenciada como K10, OU como VALOR.

Minha fórmula poderia ficar assim: = VALOR * K10, pois onde eu especificar VALOR, o Excel saberá que a célula a usar é a J10. Se eu fizer o mesmo com a K10, dando o nome de JUROS, a fórmula poderia ficar assim: = VALOR * JUROS. Uma das vantagens disso é que é mais fácil entender a conta que está sendo feita quando damos nomes às células.

Para consultar quais os nomes que estão definidos na planilha, basta ir no menu FORMULAS e clicar no botão GERENCIADOR DE NOMES. Nessa mesma tela, é possível definir novos nomes, informando seu nome, seu escopo (falo sobre isso no próximo parágrafo), uma observação pra te lembrar do que se trata, e a qual célula se refere.

Os nomes podem ter uma atuação em toda a pasta de trabalho (todas as planilhas dela), ou em apenas uma planilha. Quando consultamos os nomes, a sua abrangência é mostrada na coluna ESCOPO. Um nome que tenha escopo na planilha, só pode ser usado na planilha em questão, mas um que tenha escopo de pasta de trabalho, pode ser usado em qualquer planilha.

Por exemplo, se a planilha de controle de empréstimos, tiver várias guias, uma para cada ano de vigência do empréstimo, o valor de juros será um só para todos os anos, pois está no contrato. Então, quando eu digitar o valor dos juros em uma célula e der a ela o nome de JUROS, devo fazê-lo de forma a valer em toda a pasta de trabalho (todas as planilhas). Porém, se a planilha de controle de empréstimo tiver uma aba para cada empréstimo, e como cada empréstimo tem seus juros próprios, cada aba (planilha) deverá ser uma célula de JUROS. Então terei diversas células, uma em cada aba com o mesmo nome: JUROS, porém todas elas terão um escopo de planilha, e não de pasta de trabalho, porque se eu fizer um cálculo do tipo = VALOR * JUROS na aba "CASA PROPRIA", o nome JURUS estará representando a célula JUROS daquela ABA somente, a aba em que está sendo usada.

Ambas as fórmulas, = J10 * K10, ou = VALOR * JUROS, continuarão a funcionar bem, mesmo se inserimos 2 linhas no início da planilha, pois a fórmula será automaticamente ajustada para = J12 * K12. Quando se usam nomes, a fórmula continuará como = VALOR * JUROS, mas irá funcionar bem, pois o Excel irá ajustar as linhas dos nomes à nova realidade.

Porém, em uma macro que acessa o valore de J10 com a instrução RANGE(“J10”), o Excel não irá alterar a linha de 10 para 12, e a macro passará a rodar errado. Para contornar esse problema usamos os nomes. Se a macro em questão acessar a J10 dessa forma: RANGE(“VALOR”), mesmo com a inclusão de linhas a macro ficará correta, pois ao inserir as linhas o Excel irá corrigir o nome, e como a macro está usando o nome, estará usando algo corrigido.

Vale ressaltar que é possível também nomear uma faixa de células, como por exemplo dar o nome de CUSTOS à faixa B2:B10. Com isso, a fórmula =SOMA(B2:B10) é equivalente a =SOMA(CUSTOS). Veja como é mais fácil entender o que está sendo somado.

É possível também dar nome a uma operação, como por exemplo F5 * 3 + 0,5, ou ainda a fórmulas mais complexas, mas isso pode ser assunto para outro post.

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Outras dicas:

Como colocar uma macro em um arquivo Excel?
http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=10932 ]

Como criar botão ou atalho de teclado para executar uma macro?
http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=10969 ]

Macro VBA de eventos – como colocar em uma planilha?
http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=11010 ]

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 21 Nov 2019 às 10:43, em um total de 5 vezes.

=SE(MÊS(A1)<7;"1º sem&a[…]

Bom Dia Senhores. Tenho uma macro que preciso dei[…]

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Boa noite Teria alguma forma de dar um "[…]

Valeu. Muito Obrigado!!!!!!!!

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