Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por andreok
Pessoal, boa tarde.

Preciso de uma formula que faça o calculo linha a linha da quantidade de vezes que um preço de determinado produto subiu ou desceu em relação ao seu proprio preço na linha anterior.
Em anexo estou enviando o exemplo com as explicações do que preciso em caixa de texto.
Agradeço se alguem conseguir me ajudar.
Muito Obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Olá Andre,

Veja se a planilha anexa te ajuda.

Caso as colunas de alimento e de valores não estiverem seguidas, ou não estiverem nessa ordem, é possível separar as duas colunas informando cada uma delas separadamente. Assim, a função passaria a ter 3 parâmentros. Me avise se for o caso.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo", acima e a direita.

Jimmy San Juan
Por andreok
Olá Jimmy

Obrigado pelo retorno.
Sua planilha atende perfeitamente na parte dos totais.
Porem eu precisaria que fossem mostrados os calculos das colunas D e E conforme meu exemplo.
Precisaria de formulas tambem nestas duas colunas (D e E). Mostrando linha por linha o numero correspondente de queda ou alta. (0 ,1, 2 ...)
Por que assim eu tambem consigo visualmente verificar a evolução dos preços em cada uma das linhas.

Muito obrigado
Por Jimmy
Bom dia André,

Desculpe. Pensei que os cálculos das colunas D e E eram apenas para gerar os totais.

Creio que essa planilha que você enviou é apenas um modelo.
Quantas linhas com alimentos tem, aproximadamente, a planilha real? Quantos alimentos diferentes?

Pergunto porque para poucas linhas, como no exemplo, nunca teremos problemas com performance, mas dependendo de quantas linhas forem, poderemos passar a ter, dependendo da linha da solução.

Haveria problema em usarmos colunas auxiliares para resolver o problema?

Jimmy San Juan
Por andreok
Bom dia Jimmy

Desculpe por não conseguir expressar corretamente as informações porque não sou bom com as denominações do excel. Mas abaixo vou tentar explicar melhor.
Sim, a planilha que enviei é somente um modelo. Mas na planilha real teremos as seguintes situações:

1 - Os alimentos serão somente 3. Sendo que o tomate estará na planilha mas deve ser desconsiderado.
2 - Cada mes terá um arquivo (pasta) de excel proprio. (Ex: "Janeiro.xls", "Fevereiro.xls" ... )
3 - Cada arquivo de mes (pasta) terá uma planilha diaria (aba) com o nome referente ao dia util do mes ( Ex: Dentro do arquivo "Janeiro.xls" teremos as abas de planilhas que correspondem aos dias "01", "02", "03", "04", "05", "08", "09" ...) Aprox 20 abas.
4 - Em cada planilha diária (aba) teremos mais ou menos de 100 a 500 linhas de dados.

Então imagino que pela quantidade podemos sim ter esse problema de performance que vc comentou.
Mas não tem problema nenhum em fazer colunas auxiliares para otimizar os calculos

Valew Jimmy
Há algum motivo específico para trabalhar com um arquivo para cada mês e com planilhas para cada dia?
Este tipo de estrutura dificulta demais a consolidação de dados.
babdallas escreveu:Há algum motivo específico para trabalhar com um arquivo para cada mês e com planilhas para cada dia?
Este tipo de estrutura dificulta demais a consolidação de dados.
Olá babdallas
Na verdade acabei optando por esta forma porque para meu uso ela ficou visualmente mais fácil para utilizar.
É dificil de explicar, mas resumidamente seria porque frequentemente preciso alterar todos os dados de um dia específico. Substituindo os dados que eu já havia preenchido por outros com quantidades de linhas diferentes, algumas vezes maiores e outras vezes menores.
Então se eu tenho arquivos de meses e planilhas de dias separadas fica mais facil para localizar e substituir estes dados específicos sem afetar outros dias e meses.
Imagino que teria sim uma forma mais fácil de fazer. Mas devido a minha limitação de conhecimento foi a forma que consegui fazer a planilha na epoca.

Em relação a compilação total de dados entre os dias e meses não tem problema.
Não preciso fazer essa compilação porque trato cada dia de forma individual.
Eu só precisaria desta fórmula de um unico dia mesmo.
Então se a fórmula atender somente ao meu exemplo de planilha já irá solucionar meu problema.

Muito Obrigado
Por Jimmy
Andre,

Segue novamente a planilha. A macro é executada sempre que alguma alteração for feita nas colunas B e C.

Os totais podem passar a ser calculados com base nas colunas D e E, com funções do próprio Excel, mas eu deixei a função SubiuDesceu, porque se você, no futuro, resolver utilizar apenas os totais, continuará a funcionar.

Caso precise alterar as colunas, elas estão definidas bem no início, de forma fácil de alterar.

Jimmy San Juan
Jimmy escreveu:Andre,

Segue novamente a planilha. A macro é executada sempre que alguma alteração for feita nas colunas B e C.

Os totais podem passar a ser calculados com base nas colunas D e E, com funções do próprio Excel, mas eu deixei a função SubiuDesceu, porque se você, no futuro, resolver utilizar apenas os totais, continuará a funcionar.

Caso precise alterar as colunas, elas estão definidas bem no início, de forma fácil de alterar.

Jimmy San Juan
Poxa Jimmy.
Deu certo!
Muito obrigado mesmo. Me ajudou bastante.
Tamo junto! :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord