Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por Jimmy
João,

São possíveis mudanças de leiaute nas planilhas, sem problemas, mas podem ser necessárias adequações, tanto de macros como de fórmulas. No caso de sua mudança na planilha ATLETAS, foram inseridas várias colunas, mas isso não afera em nada uma vez que essas novas colunas não estão sendo usadas nem por macros, e nem por fórmulas.

A alteração que exige adequações é a mudança na coluna de idade, que estava na G e foi para a K. As macros não usam essa informação, logo, nada a fazer nas macros. A planilha de jornadas obtêm a idade do atleta usando uma fórmula PROCV, então a adequação é necessária. Já a fiz, mas é conveniente você verificar o que foi feito, para ir aprendendo a fazer manutenções na planilha. Eu te recomendo que faça um curso de Excel para ter a planilha mais sobre o seu domínio.

Continue com os testes. QUando estiver tudo ok, partimos para a fase seguinte, que é separar as planilhas de uma determinada zona, para que sejam enviadas para terceiros.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Olá Jimmy
Em relação a fórmulas PROCV, não me ocorreu que pudesse ser o problema, tinha metido na cabeça que seria um problema de macro.
Eu mais ou menos, as fórmulas PROCV, tendo exemplos, consigo fazer.
Realmente um curso de Excel seria muito útil, tenho visto alguns on-line, mas sempre com algumas reservas sobre isso, pois não sei se depois será o que realmente pretendo.
Vou fazer testes durante hoje amanhã e depois irei dar Feedback
Um abraço
Por Jimmy
Bom dia João,

Não sei se já iniciou os testes, mas caso não tenha iniciado, use a planilha abaixo pois fiz algumas correções na formatação condicional.
Terei de ver com mais atenção as colunas que são afetas as macros. Isso posso ver na tal macro que referiu?
Sim, maquela SUB de inicialização estão definidas as planilhas envolvidas, as colunas e o que representam, as linhs iniciais e finais dos dados, etc. O "mapa" das planilhas está centralizado ali, e todas as outras subs usam essas definições para trabalhar. Qualquer alteração em alguma planilha, deve ser alterada nessa SUB. Depois eu te explicarei ela com detalhes, mas seria bom você já ir se familiarizando com ela.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy, estou a montar a versao com dados reais.
Tenho estado com prolemas, mas ja descobri o pq.

Ao copiar os dados reais para as versões que me enviava, eu apagava a planilha atletas, para copiar a planilha atletas com nomes reais, esta operação fazia com que a planilha Jornada matriz, perdesse as correspondências das formulas PROCV.
Vou agora tentar montar tudo e dar feedback.
Por jfelim
Ao montar a planilha com dados reais, reparo que na planilha classificação e disciplina e ainda jogos, a média de idades de uma equipa não está correta, por décimas a mais.
Na planilha das jornadas a média é calculada corretamente.
Por Jimmy
Bom dia João,

Recebi sua mensagem dizendo que a planilha passou nos testes, com a única exceção do cálculo da média de idades na planilha Resumo. Pronto, corrigido.

Já adiantando o próximo passo, gostaria de falar sobre a separação das planilhas a serem enviadas a terceiros.

Como você acha que deve ser feita a organização dos jogos e jornadas, para que essa separação seja feita?

Aproximadamente quantas pessoas receberão arquivos com jogos? Cada pessoa será responsável por uma jornada? Ou por uma zona?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Olá Jimmy.
Irei testar a nova atualização.
Em questão a partilha. Será uma partilha por equipa.
Ou seja cada jornada vai se realizar em casa de uma equipa. O delegado da equipa que organiza irá receber a planilha jornada, referente a essa jornada.
Ou seja tipo primeira jornada zona sul...
Se for possível, gostava de partilha apenas a planilha gerada para a jornada e a planilha atletas. Para que seja possível a pessoa que recebe, poder preencher antes de cada jogo a ficha de jogo, de acordo com o atletas em jogo.
Obrigado
Por Jimmy
Olá João,

Posto aqui a planilha atualizada para ter média de idades com duas decimais.

Agora há mais precisão no cálculo dessa média, evitando erros na classificação final quando os pontos e cartões empatam.

Há uma média de idades que eu não alterei, que é a existente nas linhas cinzas que resumem as zonas. Isso apenas na planilha Resumo, pois essas linhas não constam das planilhas de classificação. O correto seria essa média ser feita com cada umas das idades de cada jogo (média direta), mas não está sendo feita dessa forma. Para cada equipa é calculada a média de idades considerando todos os jogos que participou. Na linha cinza, a média de idades é a média dessas médias, e nem sempre a média de um rol de valores é igual à média das médias parciais. A diferença ira acontecer sempre que uma equipa tiver realizado mais jogos que um outra qualquer. Se todas elas tiverem realizado a mesma quantidade de jogos, a média das médias será igual à media direta.

Eu creio que isso não será um problema porque a média de idades da zona não é usada para efeitos de classificação. O que você diz sobre isso?

Jimmy San Juan
Por Jimmy
jfelim escreveu:Em questão a partilha. Será uma partilha por equipa.
Ou seja cada jornada vai se realizar em casa de uma equipa. O delegado da equipa que organiza irá receber a planilha jornada, referente a essa jornada.
João,

Pelo que entendi, se houver 30 jogos serão criadas 30 planilhas, correto? Pergunta: O jogo sempre ocorrerá na casa de umas das equipas, ou pode acontecer de jogar Lisboa X Porto, e o jogo ocorrer na quadra do time de Coimbra?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Será criada a planilha jornada 1 sul por exemplo com 6 jogos. E esse jogo realiza se em casa de uma das 6 equipas.
Se houver 10 jornadas são criados 10 planilhas jornada sul de estarão por exemplo 6 jogos
Por Jimmy
Ok João, entendido.

Vamos incorporar a macro que está tratando no outro post, aqui neste?

Você gostaria que não fosse permitido digitar valores repetidos nas colunas de número de jogador e Nome, correto?

Jimmy San Juan
Por Jimmy
Bom dia João,

Segue a planilha com a verificação se algo repetido foi digitado na planilha de ATLETAS, colunas Número do Jogador e Nome do Jogador.

Anexarei também uma planilha vazia, como modelo, apenas com a macro que verifica repetidos, porque você disse que pretende usar a macro para outra planilha.

Peço que as teste e dê retorno.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Obrigado Jimmy
Em ralação a planilha Atletas, o único valor que nao se pode repetir é o numeor de atleta. Podem haver atletas com o mesmo nome, raro mas pode acontecer.
Por Jimmy
Olá João,

Você montou um jogo, e após isso incluiu um atleta na planilha de Atletas. Percebeu que na planilha do Jogo, na lista de validação das células onde digitamos o número do atleta, o novo número não está disponível para escolha.

A lista de atletas que são permitidos na célula é montada quando o nome do time é informado. Depois disso, a lista permanece fixa. Como você criou o jogo (informou as equipes) antes de incluir o atleta, é normal que ele não apareça na lista. O mesmo ocorre com a relação de equipes permitidas, cuja lista é feita no momento da escolha da Zona.

A macro até poderia ser modificada para montar essa lista sempre que alguma célula do jogo fosse selecionada, por exemplo, mas isso iria tornar a planilha bem mais lenta. Uma alternativa é apagar o nome da equipe, e voltar a escolher a mesma equipe, porque ao escolhe-la, a lista de seus atletas é refeita.

Se essa necessidade ocorrer na fase de montagem dos jogos, e por ser um procedimento pouco comum (incluir atletas após ter escolhido a equipe, creio que a solução de apagar a equipe e escolhe-la novamente é viável. Porém, se isso tiver que ser feito na planilha que você enviará a terceiros, ai a macro terá que ir junto com a planilha.

Me fale um pouco mais sobre essa necessidade. Quando ocorre, com qual frequência, etc.

Nas mensagens que colaboram para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo” existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Jimmy, sim de facto constatei essa situação.
Mas será muito pouco frequente.
Penso que deixaremos tudo assim. A única coisa que penso que seria necessário era apagar um jogo, assim se houvesse a necessidade de incluir novo atleta eliminava o jogo.
Penso que você inicialmente tinha pensado na ideia de apagar jogos.
Por Jimmy
Olá João,

Sim, pensei na possibilidade de apagar jogos. Mande-me novamente a planilha para que eu acerte isso diretamente nela, e você não perca os lançamentos.

Não é necessário apagar o jogo para ter a lista de atletas atualizada. Você seleciona a célula onde deseja digitar o novo número. Clica na flechinha e percebe que o número não consta das opções. Simplesmente aperta DEL, para apagar o que têm na célula (mesmo que ela não tenha nada, tecle DEL da mesma forma). O DEL fará com que a lista seja refeita. Ai clica na flechinha novamente para escolher aquele número novo, ou o digita diretamente pelo teclado.

Jimmy San Juan
  • 1
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord