Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por jfelim
Olá Jimmy
Os campos data e hora terão de estar editáveis.
Em relação aos cartões e golos, referes te aos golos e farpeando cada atleta pu ao somatório!?
O somatório não pode estar evitável, as células golos e cartões de cada atleta devem estar editáveis
Por Jimmy
João,

Então altere as proteções de forma que o dia, hora, golos e cartões passem a ser editáveis (os somatórios já estão protegidos) e eu farei a proteção da planilha por senha. Se preferir posso fazer as desproteções também.
Por Jimmy
Olá João,

Estou mandando a planilha que já coloca senha nas jornadas geradas. A senha é 2020, mas depois vou te ensinar como definir a senha que você quiser.

Eu encontrei erros nas formatações condicionais. Quando há vários jogos na mesma planilha de jornada, algumas referências de células das condicionais ficam com erro. Já arrumei uma boa parte delas mas ainda faltam algumas a arrumar.

Estarei viajando por 1 semana, sem acesso a computador. Dia 13 estarei de volta.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Estou mandando a planilha que já coloca senha nas jornadas geradas. A senha é 2020, mas depois vou te ensinar como definir a senha que você quiser.
OK, Jimmy, não sei como se faz, uma vez que a jornada matriz não esta protegida.
Eu encontrei erros nas formatações condicionais. Quando há vários jogos na mesma planilha de jornada, algumas referências de células das condicionais ficam com erro. Já arrumei uma boa parte delas mas ainda faltam algumas a arrumar.
OK, obrigado

Um abraço e boa viagem
Por Jimmy
Bom dia João,

Estou de volta e podemos avançar nas macros.
OK, Jimmy, não sei como se faz, uma vez que a jornada matriz não esta protegida.
Creio que a Jornada matriz nem precisaria de senha, apenas de proteção (claro que a decisão é sua), pois é uma planilha para uso apenas seu. Sua proteção é apenas para evitar que você cometa um engano e altere o que não deve ser alterado.

Já a planilha de Jornadas, essas sim serão alteradas por diversas outras pessoas, e é possível que algumas delas não tenham muitos conhecimentos de Excel. A proteção com senha ajudará a preservar a integridade das planilhas.

Na última planilha que te enviei, a macro já está protegendo as jornadas com senha (2020), mas ainda falta a macro que irá separar as jornadas em arquivos separados, por zona, para que estes arquivos sejam enviados para os operadores das zonas.

Vou retomar a questão das formatações condicionais que mencionei.

Nas mensagens que colaboram para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo” existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por Jimmy
Olá João,

Desculpe a demora em responder, mas o ano começou agitado e tenho tido pouco tempo.

A única novidade que tenho é que acabei de revisar as condicionais. O que estava acontecendo era que as fórmulas das condicionais possuíam sifrão $ nas referências (eu coloquei). Testando na matriz funcionava bem. mas ao gerar uma jornada, os jogos a partir do segundo, tinham suas condicionais com referências ao primeiro jogo. Por exemplo, uma condicional continha $E$13:$E$22. As células do segundo jogo, por exemplo, continuava tendo $E$13:$E$22 na fórmula da condicional, quando o correto seria $E$52:$E$61. Tirar os cifrões causava outro erro pois ao copiar a formatação da célula E13 para a E14, o que era E13:E22 virava E14:E23, o que também não está correto. Resolvi tirando os cifrões, mas substituindo a formatação condicional em bloco, por formatação condicional individual para cada célula. Montei uma macro para fazer isso porque por ser agora individual, cada célula tem a sua, e são muitas células por jogo.

Creio que agora está a funcionar, mas peço que teste, não diretamente na matriz, mas em jornada gerada. Não também no primeiro jogo, teste em qualquer um dos demais jogos da jornada.

As fórmula verificam várias condições, e são elas que te peço pra testar:

a) Quando o jogo é de descanso, hachura os campos de preenchimento para alertar que não devem ser preenchidos;

b) Pinta de laranja se não houver número de jogador em ao menos 1 goleiro;

c) Pinta de laranja se não houver número de jogador em ao menos 4 jogadores;

d) Pinta de laranja se não houver número de jogador em uma linha que tem SIM na coluna JOGOU;

e) Pinta de laranja os campos de preenchimento obrigatório sempre que o campo ZONA estiver preenchido;

f) Tacha (fonte riscada) a idade dos jogadores que não jogaram, para indicar que aquela idade não foi usada na média de idades;

g) Pinta de laranja se o mesmo time for informado na equipe 1, e equipe 2. Isso não deve ser possível de acontecer porque a validação de dados não permitiria, mas... como nunca se sabe, se for o mesmo time, será pintado de laranja;

h) Pinta de vermelho a mensagem da célula C5, caso haja irregularidade;

i) Pinta de laranja se forem requisitados mais do que 2 tempos por equipe;

j) Pinta de laranja se não houver número de jogador, mas constar alguma informação (camisola, gols, cartões, etc) na linha;

k) Pinta de laranja se houver número de jogador, mas a camisola estiver em branco.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Ola Jimmy

Ao criae as planilhas das jornadas, quando vou preencher as mesmas com os dados dos atletas a utilizar, da um erro de debug.
Enviei para voçe, printscreens!

Abraço
Por Jimmy
Olá João,

Esse erro é porque a planilha está protegida. Vou ver amanhã como corrigir isso.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Bom dia Jimmy
Pensei, nisso mesmo!
Outro problema, é quando edito nomes de clubes de atletas na planilha atletas, está a dar erro que penso que seja porque assume dados repetidos, na coluna nomes e coluna zonas.
Abraço q
Por jfelim
Boas,
Enviei fotso com erro de debug, ao montar o ficheiro com os dados reais.
Como pode ver na foto alterei, adicionei umas colunas na planilha atletas.

Desde ai, ao editar dados na coluna zona e na coluna clube, da o erro que envio.
Foi de adicionar as novas colunas?

Abraço
Por Jimmy
jfelim escreveu:Pensei, nisso mesmo!
Olá João,

Tive que diminuir o ritmo aqui no fórum, mas não se preocupe pois apesar de estar indo bem mais devagar, iremos até o final.

Envio anexa planilha com o problema do erro da planilha protegida, resolvido.

Como próxima ação irei olhar o erro durante a alteração da planilha de Atletas, mas já adianto que o problema pode ter sido sim a inclusão de colunas. A macro espera encontrar as informações em determinadas planilhas. Para ir adiantando um assunto que devemos tratar no futuro próximo, peço que dê uma olhada na macro: nome Inicializa_vars, módulo
INICIALIZAÇÃO. Ela só faz uma coisa. Define os nomes das planilhas, as colunas / linhas onde estão as informações, senhas de bloqueio/desbloqueio, padrões dos nomes definidos na planilha, etc. Concentrei todos essas informações numa única SUB pra facilitar alterações. Não precisa alterar agora. Apenas se familiarize um pouco com ela, pra que quando falemos sobre isso, uma parte do caminho já tenha sido andada.

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 28 Jan 2020 às 21:25, em um total de 1 vez.
Por jfelim
Envio anexa planilha com o problema do erro da planilha protegida, resolvido.

Como próxima ação irei olhar o erro durante a alteração da planilha de Atletas, mas já adianto que o problema pode ter sido sim a inclusão de colunas. A macro espera encontrar as informações em determinadas planilhas. Para ir adiantando um assunto que devemos tratar no futuro próximo, peço que dê uma olhada na macro: nome Inicializa_vars, módulo
INICIALIZAÇÃO. Ela só faz uma coisa. Define os nomes das planilhas, as colunas / linhas onde estão as informações, senhas de bloqueio/desbloqueio, padrões dos nomes definidos na planilha, etc. Concentrei todos essas informações numa única SUB pra facilitar alterações. Não precisa alterar agora. Apenas se familiarize um pouco com ela, pra que quando falemos sobre isso, uma parte do caminho já tenha sido andada.
Jimmy, depois de montar com dados corretos deixou de funcionar.
Eu nao encontro tambem a macro que fala, será que a versao que colocou nao é a mesma, digo isto porque tem o mesmo nome e atendendo que tem o mesmo comportamento!

Ab
Por Jimmy
Bom dia João,

Vou olhar o problema que reportou. A versão da macro que postei por último é a correta. Para ver as macros tem que:

a) entrar na planilha;
b) teclar ALT+F11;
c) na parte esquerda da tela aparecerá a relação de planilhas e logo abaixo os módulos;
d) na lista de módulos há um chamado INICIALIZACAO;
e) faça um duplo-clique sobre ele, e verá seu conteúdo: a macro que te falei.

Jimmy San Juan
Por Jimmy
João,

O problema que está acontecendo é causado pelas alterações da planilha JOGADORES. Há formulas na planilha de jornadas, as que pegam nome e idade do jogador, que acessam a planilha de Jogadores. Alterações nela exigem ajustes.

Me mande um arquivo com o novo layout da planilha JOGADORES, para que eu faça as adequações e te devolvo. Não precisa gerar jornadas e nem nada disso. Há alterações em fórmulas e em macro.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Jimmy escreveu:Bom dia João,

Vou olhar o problema que reportou. A versão da macro que postei por último é a correta. Para ver as macros tem que:

a) entrar na planilha;
b) teclar ALT+F11;
c) na parte esquerda da tela aparecerá a relação de planilhas e logo abaixo os módulos;
d) na lista de módulos há um chamado INICIALIZACAO;
e) faça um duplo-clique sobre ele, e verá seu conteúdo: a macro que te falei.

Jimmy San Juan
Ola Jimmy, ja estive a dar uma vista de olhos e a tentar compreender.
Vamos vendo.
  • 1
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord