Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por Jimmy
Bom noite João,

Você não fez nada de errado. Eu achei que como era uma planilha de jogo fictícia, apenas para lançar a equipe nas planilhas de Jogos e nas 2 de classificação, e que nunca viria a ser preenchida. Aliás, é um jogo que pode ser apagado quando a equipe jogue na Jornada seguinte. Com tudo isso, achei que não era necessário me preocupar com eliminar as células laranja e as mensagens de erro.

Se você vê necessidade, podemos fazer. Tirar da mensagem de erro é mais fácil porque é uma fórmula só, mas das células laranjas é mais demorado porque são muitas condicionais distintas.

Me diga como prefere.

Apesar da mensagem de erro, você testou? Está de acordo com a necessidade?

Vamos ver se nesta semana concluímos a parte de gerar uma planilha separada para envio a terceiros, e de apagar um jogo quando necessário.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Bom dia Jimmy.
O erro não há problema estar na planilha criar jogos e nem os erros a laranja!
O que não estás conforme a sua explicação, é que na tabelando classificação, fica uma equipa com o nome equipa desconhecida para a equipa que coloquei o nome descanso e na equipa que supostamente era para estar nome da equipa descanso, não está! Você viu a planilha que enviei ontem? Veja como ficou a tabela classificação.
Por Jimmy
Bom dia João,
Você viu a planilha que enviei ontem? Veja como ficou a tabela classificação.
Eu vi a planilha. Ela tem 3 jogos, os 2 primeiros de 4 times existentes, e a terceira os 2 times estão em branco. Não há jogo com Descanso.

Escolhi Descanso no primeiro time desse jogo vazio, e outro time qualquer na segunda equipa. Rodei a classificação e para mim estava tudo bem.

Me mande a planilha com o jogo de Descanso já montado, com Descanso na primeira equipe e a segunda com time, e a classificação já executada mostrando o erro, pois eu não consegui reproduzir o erro aqui.

Nas planilhas Jogos e nas 2 de classificação, o texto "Equipe sem nome" aparece sempre que um jogo não tem o nome da equipe participante, numa forma de avisar que falta nome. Como ela aparece na planilha Jogos, fica fácil ver em qual jornada e jogo isso está ocorrendo.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy!
Com a planilha que envio, não estou a conseguir esse resultado, sera que pode enviar para mim com o correto preenchimento?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Olá João,

Pelo que entendi, a planilha de jogos com Descanso foi criada apenas para não deixar de fora das listas de equipes das planilhas Jogos e Classificações, uma equipe que participa do campeonato, mas que não foi escalada para jogar até a Jornada atual.

Mas se a equipe não jogou na primeira Jornada, mas jogou na segunda, esse jogo da segunda jornada já garante à equipe estar nas listas de Jogos, e de Classificações. Assim, a planilha de Descanso fica sem função.

Na planilha que enviou não vê o descanso da Porsche porque ela jogou na Jornada 2, e isso já a inclui das listas. Se notar na planilha Jogos, verá que Porsche não jogou na primeira mas sim na segunda jornada.

Para simular a utilização do Jogo Descanso, você tem que simular também que tem apenas 1 jornada criada, e rodas a geração das classificações. Nesse caso, como não há jogo real para Porsche, ela irá aparecer nas listas como Descanso.

Altere o nome da pasta da jornada 2 de
Jornada 2 Norte
para
XJornada 2 Norte
Dessa forma, com um X na frente do nome, o nome não segue o padrão estipulado, a macro não irá considerar essa Jornada 2, apenas a 1, e você verá que Porsche aparecerá como Descanso nas listas.

Jimmy San Juan
Por Jimmy
Complemento da mensagem acima.

Não havia lido suas mensagens do Whats até depois de ter enviado a msg acima.

Quanto ao erro apontado na planilha de geração automática de jogos, o que está acontecendo é que o que deve ser digitado não é apenas a palavra "Descanso", mas "#Descanso#" (sem as aspas), que é o que aparece na lista de validação quando você escolhe diretamente na planilha.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Pelo que entendi, a planilha de jogos com Descanso foi criada apenas para não deixar de fora das listas de equipes das planilhas Jogos e Classificações, uma equipe que participa do campeonato, mas que não foi escalada para jogar até a Jornada atual.
Sim, correto.
Mas se a equipe não jogou na primeira Jornada, mas jogou na segunda, esse jogo da segunda jornada já garante à equipe estar nas listas de Jogos, e de Classificações. Assim, a planilha de Descanso fica sem função.

Na planilha que enviou não vê o descanso da Porsche porque ela jogou na Jornada 2, e isso já a inclui das listas. Se notar na planilha Jogos, verá que Porsche não jogou na primeira mas sim na segunda jornada.
Tem razao
Para simular a utilização do Jogo Descanso, você tem que simular também que tem apenas 1 jornada criada, e rodas a geração das classificações. Nesse caso, como não há jogo real para Porsche, ela irá aparecer nas listas como Descanso.
Eu não consigo fazer aparecer descaso.Equipa.

Pode me simular na planilha que enviei de manha, a primeira joranda?
Onde coloco eu descanso? Em criar jogos?
Na planilha 1 jornada Norte, não aparece nenhum boletim de jogo onde esteja descanso, e nas 2 classificações não aparece!
Por Jimmy
Boa noite João,

Seque a planilha para testes. Foram alteradas as linhas das planilhas Jogos e Classificações. Foi retirado o texto #Descanso# no final do nome, foi colocado zero na quantidade de jogos.

Eu ainda não corrigi a macro que gera os jogos, e que não aceita equipe #Descanso#

Tenho a impressão de estar esquecendo algo mais que eu tinha que alterar, com relação ao descanso, mas não consigo lembrar. Além da geração de jogos cm Descanso, o que mais está faltando?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Tudo o que alterou, está perfeito.
A sua impressão de que falta algo, e que falamos, é a média de idade a 0, mas não é importante.
A questão da macro aceitar o descansa, se não conseguir, coloco a mão como aqui está, não há problema.
Abraço
Por Jimmy
Sim João, acho que era a média de idades que deveria ser zerada.

Segue nova versão já zerando as médias de idade e permitindo a geração de jogos com o time #Descanso#. Não há exigência de ser maiúsculas ou minusculas; escreva como quiser.

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 17 Dez 2019 às 15:08, em um total de 1 vez.
Por Jimmy
Bom dia João,

A rotina de apagar jogos já está finalizando. Gostaria de te propor uma forma de ativá-la, e quero saber o que acha.

A ideia seria ir até o jogo que se deseja apagar, selecionar uma célula qualquer desse jogo, e teclar CTRL-SHIFT-A (letra A de Apagar). Acha prático dessa forma?

Outra pergunta: a macro deve apagar o jogo sem pedir confirmação, ou sempre é bom uma mensagem pedindo confirmação?

Jimmy San Juan
Por jfelim
A rotina de apagar jogos já está finalizando. Gostaria de te propor uma forma de ativá-la, e quero saber o que acha.
Boa!!
A ideia seria ir até o jogo que se deseja apagar, selecionar uma célula qualquer desse jogo, e teclar CTRL-SHIFT-A (letra A de Apagar). Acha prático dessa forma?
Isso na planilha que foi gerada ao criar jogos, correto? Parece me bem!
Outra pergunta: a macro deve apagar o jogo sem pedir confirmação, ou sempre é bom uma mensagem pedindo confirmação?
Eu acho que é mais seguro mensagem de confirmação.
Por Jimmy
João,
Isso na planilha que foi gerada ao criar jogos, correto?
Sim, na planilha da jornada onde se encontra o Jogo.

Inicialmente eu imaginei fazer isso a partir da planilha que gera os jogos, assinalando a linha de alguma forma como "a apagar", e a macro faria a exclusão. Depois pensei que isso poderia ser inseguro, porque se o operador da planilha se engana de linha, acaba por apagar um jogo errado. Ao ir até a ficha do Jogo, vendo seus dados, etc, creio que as chances de engano são menores.
Eu acho que é mais seguro mensagem de confirmação.
Sim, principalmente porque depois de apagado, não há volta. Para recuperar um jogo apagado teria que fechar a planilha sem salvar (se já tiver sido salva, sem chances), o que implicaria em perder outras alterações que por ventura tenham sido feitas.

Jimmy San Juan
Por Jimmy
Olá João,

Sim, assim que terminar envie para mim, para que eu a incorpore à planilha atual.

Certifique-se de fazer tudo na planilha Matriz, e certifique-se também de trabalhar na matriz que te mandei por último, porque assim estará trabalhando na versão mais atual.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy
Já fiz as restrições de edição nas planilha jornadas_matriz.
vou enviar o arquivo em anexo.
cosntatei dois problemas, um a imagem que coloco no cabeçalho da planilha, ao fazer criar jogos, a imagem fica enorma, nao fica com as mesmas dismensões. o que podemos fazer que eu altere esse cabeçalho, e que este se mantenha ao gerar as planilhas jornadas.
Outro problema, é que a restrição das celulas para edição, ao ser criada a planilha das jornadas, esta restrição nao se mantem....
a password que utilizei,é o seu nome, tudo em minusculas...

Abraço
Por Jimmy
Olá João,

Desculpe a ausência, mas final de ano aproveito pra descansar um pouco.

A questão do tamanho da figura é fácil de resolver.

Clique sobre ela, e entre nas suas propriedades. Ela atualmente está configurada com MOVER MAS NÃO DIMENSIONAR COM CÉLULAS. Altere para MOVER E DIMENSIONAR COM CÉLULAS.

Vou dar uma olhada nas proteções e depois dou retorno.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy, também tenho estado ausente, por motivos alheios! Antes de mais um bom ano!
Em relação as imagens no cabeçalho, ja resolvi, é mesmo como voçe me disse!

Um abraço
Por Jimmy
Olá João,

Final de ano é assim mesmo. Mudamos muito as nossas rotinas.

Ok, problema da imagem resolvido. Agora vamos à proteção da planilha. Olhei a planilha que me enviou e percebi que os campos de Data e Hora do jogo não estão disponíveis para alteração. A pessoa que preencherá a ficha (o terceiro) não poderia alterar isso? O mesmo para os campos Golos e cartões azuis e vermelhos. Eles não estão disponíveis para alterações. Creio que o terceiro deveria poder alterar isso. Ou não?

Com relação ao problema de toda a planilha da Jornada estar disponível para alterações, vou corrigir isso colocando uma senha após a geração.

Jimmy San Juan
  • 1
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord