Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por Jimmy
João,
Penso que o melhor seria criar uma pasta por zona, onde ficassem as jornadas todas dessa zona.
Tipo Pasta Zona Sul, esta contem planilha jornada1 Sul, Jornada 2 Sul etcc...
Ok
Nas celulas escolher periodo de tempo, aparece a laranja mesmo quando esta SIM, pode limbar essa coloração para estes campos?
Eu testei aqui e não vi isso acontecer. Poderia me enviar uma foto da tela?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Jimmy escreveu:João,

[
Nas celulas escolher periodo de tempo, aparece a laranja mesmo quando esta SIM, pode limbar essa coloração para estes campos?
Eu testei aqui e não vi isso acontecer. Poderia me enviar uma foto da tela?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Olá Jimmy

Agora testo e a situação que referi nos pedidos de desconto, não se verifica.
Agora já não existe planilha zonas equipas, melhor assim!
abraço
Por jfelim
Ola Jimmy,
Já testei e os valores de todos os parametros estão corretos. A correspondecia bateu certa.
Contudo na classificação Geral, a regra nao se verifica.
Primeiro maior numero de pontos, depois menor numero de vermelhos, menor numero de azuis e maior media de idades.
Na classificação disciplina, a regra tambem nao esta bem. Menos vermelhos, menos azuis e maior media de idades.
Aqui nesta classificação retiramos a zona da equipa antes do nome da equipa.
Em toda a planilha, a media de idades deve ter duas casas decimais.

Um abraço
Por Jimmy
Olá João,
Contudo na classificação Geral, a regra nao se verifica.
Primeiro maior numero de pontos, depois menor numero de vermelhos, menor numero de azuis e maior media de idades.
Ok. Feito
Na classificação disciplina, a regra tambem nao esta bem. Menos vermelhos, menos azuis e maior media de idades.
Eu achei que a quantidade de vermelhos tinha peso 10, e azuis 1. Assim, se algum time tivesse 1 azul e 2 vermelhos (21 pontos) estaria melhor classificado do que outro time que tenha 1 vermelho e 13 azuis (23 pontos).
Esse critério que colocou acima, seria um critério de desempate para o caso dos pontos serem iguais?

Duas decimais na idade colocadas!

Zona retirada do nome da equipe na planilha de Disciplina.

Segue nova versão para testes.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Olá Jimmy
Eu achei que a quantidade de vermelhos tinha peso 10, e azuis 1. Assim, se algum time tivesse 1 azul e 2 vermelhos (21 pontos) estaria melhor classificado do que outro time que tenha 1 vermelho e 13 azuis (23 pontos).
Esse critério que colocou acima, seria um critério de desempate para o caso dos pontos serem iguais?
Jimmy, em qualquer das tabelas o facto de ter mais cartões vermelhos e azuis é mais penalizador.
Quer dizer que a equipa namorem tanta disciplina e espírito desportivo.
Assim sendo caso uma equipa tenha o mesmo número de vitórias empates e derrotas, o que desempata é:
Primeiro o menor número de cartoes vermelhos
Segundo menor número de cartoes azuis, e por fim a média de idades.
Vou testar esta nova versão.
Obrigado
Por jfelim
Os testes tem sido todos positivos!
Apenas uma situação que tem a ver com a situação de uma equipa que realize o seu primeiro jogo na segunda jornada, por descanso, não vai aparecer na classificação até realizar um jogo!
Por Jimmy
Bom dia João,

A falta de novidades de minha parte é que esta semana foi corrida. Eu havia comentado isso com você. Espero ter mais tempo em breve.
Apenas uma situação que tem a ver com a situação de uma equipa que realize o seu primeiro jogo na segunda jornada, por descanso, não vai aparecer na classificação até realizar um jogo!
Não entendi isso. Mesmo que tenha sido escalada apenas para a segunda jornada (não primeira) e que não tendo feito um jogo, deve aparecer na classificação com zero pontos. Pode mandar um exemplo de Jornada que reproduza essa situação?
cheguei a conclusão de que as planilhas jornadas geradas, podem ficar todas numa pasta.
Ok, então ficam como está, certo?
A planilha jornada que vou dar a terceiros necessita de toda a macro? Ou podemos segmentar parte da
Macro apenas para as regras de preenchimento!?

Em relação a impedir visualizar macro, desta forma não era necessário muita segurança uma vez que só facultamos a regras de preenchimento e coloração das células em falta.
As regras de preenchimento não necessitam de macro, usam apenas formatação condicional para apontar os erros.
Na planilha jornadas apenas temos de restrigir a mas edições, fazendo a proteção de edição, acha melhor no Excel ou em vba?
Isso fazemos com proteção de células e planilhas, sem VBA.
De resto os testes tem sido todos positivos!
;)

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy
A falta de novidades de minha parte é que esta semana foi corrida. Eu havia comentado isso com você. Espero ter mais tempo em breve.

Jimmy, desculpa precionar, não é esse o objetivo.

Não entendi isso. Mesmo que tenha sido escalada apenas para a segunda jornada (não primeira) e que não tendo feito um jogo, deve aparecer na classificação com zero pontos. Pode mandar um exemplo de Jornada que reproduza essa situação?
Sim correto,nessa situação que coloca, a equipa dev apresentar 0 jogos e 0 pontos, na listagem de classsificação.
Junto envio um exemplo, em que uma equipa descansa, pois são 5 equipas e uma delas descansa.

cheguei a conclusão de que as planilhas jornadas geradas, podem ficar todas numa pasta.

Ok, então ficam como está, certo?
Se for possivel, as palnilhas geradas das jornadas ficavam todas numa pasta a defenir o local, pode ser uma pasta única para todas as zonas, por exemplo com o nome Jornadas

A planilha jornada que vou dar a terceiros necessita de toda a macro? Ou podemos segmentar parte da
Macro apenas para as regras de preenchimento!?

Em relação a impedir visualizar macro, desta forma não era necessário muita segurança uma vez que só facultamos a regras de preenchimento e coloração das células em falta.

As regras de preenchimento não necessitam de macro, usam apenas formatação condicional para apontar os erros.
Ok

Na planilha jornadas apenas temos de restrigir a mas edições, fazendo a proteção de edição, acha melhor no Excel ou em vba?

Optimo, eu so ainda não as fiz, pois não sabia como voçe estava pensando.
De resto os testes tem sido todos positivos!

Obrigado
Por Jimmy
Bom dia João,
Jimmy, desculpa precionar, não é esse o objetivo.
Não se preocupe com isso! Não estou me sentindo pressionado em nada! :)

Sabe fazer isso ou quer que eu faça? Se não souber, posso te ensinar para você fazer, ou eu posso fazer e depois te dizer como fiz. Você escolhe.

Quando à geração das Jornadas, vamos tentar deixar claro como vai funcionar, para evitar desencontro de ideias.
Você tem como objetivo enviar determinadas jornadas para vários terceiros. Cada envio desses terá as Jornadas e Jogos pertinentes à ele, ou seja, aqueles Jogos que ele irá preencher.

Aqui tenho que observar que há 2 tipos de pastas envolvidas: a Pasta do Windows, e a Pasta de trabalho do Excel. Quando você disse que prefere deixar todas as jornadas geradas em uma única pasta, estou entendendo que são diversas pastas de trabalho do Excel, todas em uma única pasta do Windows, e não todas as Jornadas em uma única pasta do Excel.

Então a pasta Excel que contém as macros iria, a princípio, ficar sem planilhas de jornadas, e iria trabalhar "olhando" para as Jornadas que estariam em uma outra pasta Windows.

Essa pasta do Excel que conterá as Jornadas, pode ser uma subpasta Windows localizada dentro da pasta Windows onde está a planilha de macros? Isso facilitaria a localização da pasta. Você teria a planilha da macros na pasta windows C:\Campeonato, por exemplo, e dentro dessa pasta haveria uma outra pasta windows chamada Jornadas (C:\Campeonato\Jornadas), e dentro dela diversos arquivos Excel, com as Jornadas, um arquivo para cada Zona.

Essa linha está correta, ou há algo que não está correto?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy,

Sabe fazer isso ou quer que eu faça? Se não souber, posso te ensinar para você fazer, ou eu posso fazer e depois te dizer como fiz. Você escolhe.
Penso que é fazer o que sempre fiz, proteger a célula de edição, posso fazer. Assim não dou tanto trabalho a voçe.
Quando à geração das Jornadas, vamos tentar deixar claro como vai funcionar, para evitar desencontro de ideias.
Você tem como objetivo enviar determinadas jornadas para vários terceiros. Cada envio desses terá as Jornadas e Jogos pertinentes à ele, ou seja, aqueles Jogos que ele irá preencher.
A enviar apenas quero enviar o ficheiro de excel com a jornada em causa, tendo que ir também a planilha atletas, de modo a que seja possível preencher a planilha jornadas.
Aqui tenho que observar que há 2 tipos de pastas envolvidas: a Pasta do Windows, e a Pasta de trabalho do Excel. Quando você disse que prefere deixar todas as jornadas geradas em uma única pasta, estou entendendo que são diversas pastas de trabalho do Excel, todas em uma única pasta do Windows, e não todas as Jornadas em uma única pasta do Excel.

Então a pasta Excel que contém as macros iria, a princípio, ficar sem planilhas de jornadas, e iria trabalhar "olhando" para as Jornadas que estariam em uma outra pasta Windows.

Essa pasta do Excel que conterá as Jornadas, pode ser uma subpasta Windows localizada dentro da pasta Windows onde está a planilha de macros? Isso facilitaria a localização da pasta. Você teria a planilha da macros na pasta windows C:\Campeonato, por exemplo, e dentro dessa pasta haveria uma outra pasta windows chamada Jornadas (C:\Campeonato\Jornadas), e dentro dela diversos arquivos Excel, com as Jornadas, um arquivo para cada Zona.

Essa linha está correta, ou há algo que não está correto?
Vou anexar uma pasta zipada em anexo, com a estrutura que pretendo. Talvez assim seja mais fácil.
A localização pode ser C:\Campeonato e C:\Campeonato\Jornadas.
Muito obrigado
Por Jimmy
João,
Penso que é fazer o que sempre fiz, proteger a célula de edição, posso fazer. Assim não dou tanto trabalho a voçe.
Ok. Lembre-se de proteger inclusive a célula da Zona, e das equipes, porque o terceiro não deve alterar tais dados, correto?
A enviar apenas quero enviar o ficheiro de excel com a jornada em causa, tendo que ir também a planilha atletas, de modo a que seja possível preencher a planilha jornadas.
Uma vez que a planilha já vai preenchida com os nomes das equipas, as células de escolha do número do atleta já vão conter a lista de validação correta, com os números disponíveis para aquelas equipas. Assim, a planilha de Atletas não necessita ser enviada. Só necessitaria caso o terceiro tivesse a possibilidade de alterar alguma equipa.

A questão de enviar pastas do Excel com partes das macros não é simples porque a macro não consegue criar macro, ou apagar uma outra macro. Pra fazer isso teríamos que ter uma planilha matriz já com as macros necessárias, abrir, gerar lá as jornadas e fechar. O problema disso é que teríamos macros duplicadas, nessa planilha e na planilha completa, e qualquer alteração em uma teria que ser feita na outra. Isso não costuma dar certo.
Vou anexar uma pasta zipada em anexo, com a estrutura que pretendo. Talvez assim seja mais fácil.

Foi assim que pensei, com a diferença que a macro não precisa ter como fixo "C:\Campeonato". Ela pega a pasta onde está a planilha CNM (que é C:\Campeonato, mas poderia ser outra) e acrescenta a pasta Windows Jornadas. A vantagem de fazer assim é que se você resolver mudar a localização para D:\Esportes\Campeonato\2019, e dentro desse 2019 colocar a CNM.xlsm e a pasta Jornadas, a macro segue funcionando bem, porque quando a macro pegar a pasta Windows em que se encontra a CNM.xlsm, já obterá a nova localização, e tudo funcionará.
Junto envio um exemplo, em que uma equipa descansa, pois são 5 equipas e uma delas descansa.
Não mandou o exemplo.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy

Ok. Lembre-se de proteger inclusive a célula da Zona, e das equipes, porque o terceiro não deve alterar tais dados, correto?
É isso mesmo que pretendo.

Uma vez que a planilha já vai preenchida com os nomes das equipas, as células de escolha do número do atleta já vão conter a lista de validação correta, com os números disponíveis para aquelas equipas. Assim, a planilha de Atletas não necessita ser enviada. Só necessitaria caso o terceiro tivesse a possibilidade de alterar alguma equipa.
Não percebi!
Quer dizer que quando envio a planilha com o nome das equipas, a pessoa que recebe essa planilha pode preencher os atletas a utilizar no jogo, sem ter envia a planilha atletas?
Lembro que a pessoa que recebe a planilha jornada, tem de preencher os atletas que vão ser utilizados.
A questão de enviar pastas do Excel com partes das macros não é simples porque a macro não consegue criar macro, ou apagar uma outra macro. Pra fazer isso teríamos que ter uma planilha matriz já com as macros necessárias, abrir, gerar lá as jornadas e fechar. O problema disso é que teríamos macros duplicadas, nessa planilha e na planilha completa, e qualquer alteração em uma teria que ser feita na outra. Isso não costuma dar certo.
É isso que pretendo

Foi assim que pensei, com a diferença que a macro não precisa ter como fixo "C:\Campeonato". Ela pega a pasta onde está a planilha CNM (que é C:\Campeonato, mas poderia ser outra) e acrescenta a pasta Windows Jornadas. A vantagem de fazer assim é que se você resolver mudar a localização para D:\Esportes\Campeonato\2019, e dentro desse 2019 colocar a CNM.xlsm e a pasta Jornadas, a macro segue funcionando bem, porque quando a macro pegar a pasta Windows em que se encontra a CNM.xlsm, já obterá a nova localização, e tudo funcionará.
Fica muito bem como sugere.

Não mandou o exemplo.
Em anexo esta uma pasta zip, com as alterações que referi em mensagem anterior. Não consegue ver?
Por Jimmy
Olá João,
Quer dizer que quando envio a planilha com o nome das equipas, a pessoa que recebe essa planilha pode preencher os atletas a utilizar no jogo, sem ter envia a planilha atletas?
Lembro que a pessoa que recebe a planilha jornada, tem de preencher os atletas que vão ser utilizados.
Desculpe, me enganei. Os números podem ser preenchidos se problema, pois a planilha já irá com as listas de validação para o time escolhido. O que não vai funcionar se não enviarmos a planilha de atletas, são os campos de nome e idade.
Assim, teremos que enviar sim a planilha de atletas, mas ela pode ser enviada apenas com os atletas dos times em questão.

Estive pensando sobre gerar as jornadas em pasta separada e encontrei alguns problemas. Por exemplo, a macro é acionada sempre que uma alteração é realizada na planilha de algum jogo. A macro então faz o que tem que fazer.

Não é possível fazer isso quando a macro está em uma planilha e os Jogos/Jornadas em outra.

Creio que teremos que voltar atrás e gerar todas na planilha principal mesmo.

Para facilitar, podemos fazer uma macro para pergunte a Zona, e com base na resposta, exporte todos os jogos daquela Zona, em uma planilha separada. Essa planilha, pode ser salva e enviada. Ela já iria sem as macros, mas com a planilha Atletas.

O que acha se fizermos assim?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Para facilitar, podemos fazer uma macro para pergunte a Zona, e com base na resposta, exporte todos os jogos daquela Zona, em uma planilha separada. Essa planilha, pode ser salva e enviada. Ela já iria sem as macros, mas com a planilha Atletas.

O que acha se fizermos assim?
Excelente! vamos ver como fica?
Tudo o resto ficaria igual?
Por Jimmy
João,

Sim, o resto ficaria igual. Amanhã te mando nova versão da planilha.

Eu abri a planilha que você emviou no ZIP, e não entendi porque o Jogo 6 tem a palavra DESCANSA na equipe 2. Nesse caso, Porsh iria jogar com quem? Ou seria que Porche descansa (não joga)?

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 14 Dez 2019 às 14:56, em um total de 1 vez.
Por jfelim
Boa noite Jimmy.
Sim, a equipa não iria jogar, descansava.
É o cenário de que essa equipa no primeiro jogo do campeonato não jogava, mas tem de constar na tabela classificativa como tendo 0 jogos e 0 pontos.
Por Jimmy
Bom dia João,
É o cenário de que essa equipa no primeiro jogo do campeonato não jogava, mas tem de constar na tabela classificativa como tendo 0 jogos e 0 pontos.
Não entendi uma coisa João: a equipa não vai jogar na jornada 1, mas vai jogar em alguma outra jornada, correto? Se ela não constar em nenhum jogo da Jornada 1, o outro jogo dela, seja em qual jornada for, já vai incluí-la na lista de classificação final. A não ser que o que você queira é tirar uma classificação parcial, após o término da primeira jornada, desconsiderando as que virão e não foram ainda jogadas. Nesse caso sim, a equipe ficaria de fora. É isso?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Jimmy
Quero lançar classificação no fim de cada jornada.
Assim sendo quero que a equipa que não jogou, conste na classificação após a realização dessa jornada
Imaginemos o seguinte cenário.
Uma zona com 5 equipas
Na primeira jornada a equipa a vs equipa b e a equipa c vs equipa d
A equipa e descansa.
Na classificação após a jornada tem de conter as 5 equipas, mesmo sabendo que a equipa e tem 0 jogos! Não sei se me fiz entender! É possível!?
Por Jimmy
Olá João,

É possível, e já fiz assim:

a) A palavra Descanso foi incluída na lista de times possíveis a serem escolhidos na planilha de jogos

b) Como a macro processa primeiro a equipe 1 e depois a 2, nos casos de descanso, o primeiro time deve ser Descanso, e o segundo o time que irá descansar, nessa ordem. Ao processar um time chamado Descanso ela saberá que o time que vem a seguir é o que descansou.

c) Na planilha JOGOS, os times de descanso são incluídos com a palavra Descanso após o nome.

d) Digamos que tenhamos apenas 1 Jornada. O time que descansou não terá nenhum jogo, e aparecerá nas planilhas JOGOS, e nas 2 de classificação com a palavra Descanso após o nome. É possível tirar essa palavra após o nome, mas achei que assim fica mais informativo.

e) Se houver algum jogo posterior, se por exemplo já tiver terminado a jornada 2 e esse time já jogou, o jogo de descanso não será lançado por falta de necessidade, uma vez que o segundo jogo já inclui a equipe na relação de jogos e classificações.

f) Se o time joga na primeira jornada e descansa na segunda, esse descanso também não é lançado por falta de necessidade, pois o primeiro jogo já inclui a equipe na relação de jogos e classificações.

g) As equipes que apenas descansaram, sem realizar jogo algum, aparecerão na planilha Jogos e nas de classificação com os dados em branco (pontos, cartões, gols, idade, etc) e no final da classificação.

Resumindo: São lançados jogos Descanso apenas nos casos em que não haja um jogo real. Se houver, entra apenas o jogo real. Os jogos Descanso ficam no final da lista de classificação.

Eu sugiro que você mude a nomenclatura dos jogos Descanso. Uma ideia: em vez de usar números (Jogo 1, Jogo2, etc) acrescente "D" ao jogo (Jodo D1, Jogo D2, etc...). Assim sempre saberá que os Jogos tipo D são Descanso. Isso será útil quando a macro tiver que separar os jogos de uma zona, para envio. Ela pode, por exemplo, não enviar a ficha do jogo Descanso, mas para a macro saber que é um jogo de descanso a nomenclatura pode ser usada como critério.

Teste e veja se acha que ficou bom.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy, no modelo que me enviou, coloco um jogo com uma equipa a descansar e nos errso da equipa invalida.

Junto envio a planulha versao V, alterada por mim, onde pode ver o erro.
O que estou a fazer de errado?
  • 1
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord