Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por mineiro99
Posts
#9468
Prezados bom dia

Tenho uma planilha que apresenta: data, hora e grupo. Esses dados estão fora de ordem.
Pode existir a mesma data para um evento e grupo, mas não existe o mesmo horário para um evento e grupo.
Preciso ordenar a planilha considerando: 1º lugar a data e em 2º lugar a hora.
Segue planilha com exemplo.

Abs.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#9475
Mineiro,

Tente desta maneira e me fale se resolve, caso não dê certo, tentamos de outra forma.
Por mineiro99
Posts
#9493
Olá Felipe
Como não tenho muita experiência com o excel não consegui aplicar a fórmulas indireto e corresp na planilha.
Se puder me dar uma mão eu agradeço.

Abs.
#9494
Mineiro,

Veja se é isto que você precisa, se sim, favor clicar em resolvido o tópico.

Na lista tem 10 opções de data, se for necessário incluir mais tem que arrastar as fórmulas e alterar o range na fórmula de indireto até a linha que você vai utilizar.

Abraços,

Felipe
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#9511
Olá Felipe

Fiz alguns testes com a planilha que você me enviou. Tentei aumentar o range de pesquisa de (A5:A14) para (A5:A35), mas não obtive o retorno esperado. Solicito verificar onde errei. Outra coisa, só para eu tentar entender a lógica da sua fórmula, na coluna D você concatenou o resultado das células A, B e C?

Segue o exemplo com minha tentativa.

Abs.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#9514
Mineiro,

Já alterei o arquivo, na coluna D, eu concatenei as colunas A,B e C para que se torne uma informação única e extrair a informação correta, na coluna E eu coloquei a fórmula para trazer as informações e na coluna G ajustei a formatação pra ficar mais fácil a visualização.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#9515
Olá Felipe.

Fiz o teste na planilha que você acabou de enviar. Identifiquei que quando faço alteração no "Grupo", o resultado não é mostrado.
Neste caso, como faço caso precise incluir outros grupos?
Outra coisa: os resultados das colunas I, J e K devem se estender até a linha 35.
Segue a planilha com essas observações

Grato.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#9527
Mineiro,

Para alterar o grupo você tem que alterar a coluna C, a planilha não está alterando, pois está com cálculo manual e quando está assim, você tem que apertar a tecla F9 para atualizar, para deixar no cálculo automático, você tem que ir na aba fórmulas, opções de cálculo,automático.

No caso da linha 35 que você diz ela é composta de 31 itens que são classificados, por isto, aparece 31 e não 35, ele classifica de acordo com os itens e não quantidade de linhas.

Para inclusão de mais itens você tem que alterar a coluna D e E, onde está como 1:31, vc tem que colocar a qtde que vc quer, além disto, vc tem que na aba fórmulas, gerenciador de nomes, clicar no nome que está como DATA e editar o intervalo que está selecionado.
Por mineiro99
Posts
#9531
Felipe
A planilha que você me enviou "Classificação por fórmulas" não atualizou como você disse. Estou com o cálculo automático e também testei o F9, mas nada aconteceu.
#9533
Veja se está já está do que jeito que precisa, a classificação está na coluna G.

Pra atualizar o arquivo e incluir mais grupos é um pouco mais difícil devido as fórmulas estarem com intervalos nomeados.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#9544
A alteração tem que ser feita na coluna C e a resposta com a atualização da classificação está na coluna G e não na coluna K, a coluna K, eu não fiz nada.
Por mineiro99
Posts
#9549
Felipe,

Acho que estamos quase lá.
Entendi. A coluna G é a combinação (concatenação) de Dia + Hora + Grupo. Correto?
Agora como eu decomponho (separo) o que está em G, por exemplo, 04 08h - 10h ddd, para as colunas I (dia), J (Hora) e K (grupo)?
#9550
Mineiro,

A coluna D é a combinação de dia + hora + grupo, a fórmula para classificar está na coluna E, a decomposição que você quer, está na coluna G
Por mineiro99
Posts
#9551
Felipe

Testei a planilha e está funcionando perfeitamente.
Uma última dúvida (curiosidade)
Na coluna E, você inseriu a seguinte fórmula: =ÍNDICE(data;CORRESP(LIN(INDIRETO("1:31"));CONT.SE(data;"<="&data);0))
Entendo que 'data" corresponde ao intervalor $D$5:$D$35.
Minha pergunta: se eu quiser utilizar $D$5:$D$35 ao invés de "data", como ficaria?
Tentei: =ÍNDICE($D$5:$D$35;CORRESP(LIN(INDIRETO("1:31"));CONT.SE($D$5:$D$35;"<="&$D$5:$D$35);0)) mas não deu certo.
Para finalizarmos, poderia esclarecer essa dúvida?
#9552
Mineiro, como é uma fórmula matricial vc teria que selecionar o intervalo, clicar em F2, colar a fórmula antiga e substituir o nome data por D5:D35 e depois apertar CTRL + SHIFT + ENTER e ele dá certo.

Veja eu fiz esta substituição na coluna H.

Abraços,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por mineiro99
Posts
#9555
Felipe
Muito obrigado pela sua dedicação e paciência. Ajudou muito e resolveu meu problema.
Achei muito legal o fato de você ter dado prosseguimento ao desenvolvimento da planilha.
Valeu mesmo.
Grande abraço
Mineiro
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord