Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#73270
Ola, pessoal!

Preciso contar uma coluna com uma série de códigos de produtos, mas eu quero que ele me retorne a quantidade apenas dos valores únicos, e considerando critérios de outras colunas, como a loja e a região. Então, ele teria que contar apenas valores de códigos exclusivos, por loja e região. Alguem pode me ajudar?

Preciso colocar esta informação na próxima coluna em branco, em cada linha, como no exemplo anexo:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#73272
Olá, Anderson.

Ajudaria no entendimento da sua demanda se você informasse os resultados esperados para os dados ao menos das 10 primeiras linhas acompanhados das explicações.
#73275
Olá, Osvaldo!

Obrigado por responder. Anexei uma nova planilha, coloquei menos dados e classifiquei para exemplificar melhor. Também pintei de cor diferente cada bloco de dados.

Eu coloquei na coluna os dados manualmente do que eu espero que a formula retorne. No caso, ela vai verificar dois critérios, a loja e a região, depois em cada um desses blocos ele vai contar pra mim a quantidade de códigos exclusivos.

Espero que assim fique mais fácil o entendimento.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#73283
Anderson, veja se esta matricial ajuda.
Por se tratar de fórmula matricial, após colar a fórmula na célula aperte F2 e em seguida aperte juntas Ctrl+Shift+Enter e em seguida arraste pela coluna.

=SOMA(SE(FREQÜÊNCIA(SE(A$2:A$25=A2;SE(C$2:C$25=C2;CORRESP(B$2:B$25;B$2:B$25;0)));LIN(B$2:B$25)-LIN(B$2)+1);1))

obs. nas linhas 13 a 19 a fórmula acima retornará 5 e você colocou nos resultados esperados 4; nas demais linhas os resultados batem com os seus.
#73290
Olá, Osvaldo!

A formula funcionou sim, era exatamente o que eu precisava.

Porem, na minha base real preciso arrastar esta formula para milhares de linhas, e ai acabou que a planilha trava devido ao excesso de cálculos. Acredito que aconteça justamente por ser uma formula matricial.

Teria alguma forma de fazer esse mesmo calculo sem que fique tão pesado?

De qualquer forma, já agradeço a ajuda!
#73291
Anderson01 escreveu: 24 Mai 2023 às 17:14 Teria alguma forma de fazer esse mesmo calculo sem que fique tão pesado?
Talvez com macro, se for admissível no seu caso. Por exemplo, você poderia acrescentar ou substituir dados e em seguida clicaria em um botão que rodaria uma macro que colocaria todas as respostas e não as fórmulas. Dependendo da quantidade de dados a macro poderá demorar uns minutos para executar, mas não deixaria a planilha com lentidão.

Para pensarmos em outras soluções possíveis você precisaria nos informar qual é o seu objetivo final, ou seja, você quer preencher as milhares de células com os números (atualmente esses números são retornados por fórmulas) e depois o que você irá fazer com esses milhares de números? Para que servirão esses números?
#73295
Ola, Osvaldo!

Vamos la, na minha base real, esses códigos são de produtos que foram inventariados na minha empresa, preciso controlar se todas as lojas estão inventariando todos os materiais que possuem estoque. Eu gero uma base, ai crio uma dinâmica para agrupar os códigos por loja, então conto quantos itens foram inventariados, mas preciso remover os repetidos, senão a loja pode contar um mesmo item varias vezes e ai não valeria. Uma vez que tenho a quantidade de itens inventariados por loja, eu comparo com a quantidade de itens que tenho em estoque, a partir dai gero um percentual. Depois, faço uma condição que se o percentual contado supera um valor x, eu considero no meu gráfico que aquela loja fez o inventário. Se o percentual contado não superou o valor x, então fica como não realizado.

Eu tenho toda a lógica criada funcionando, só faltava chegar a essa quantidade de itens por loja sem repetir os códigos.
#73299
Anderson01 escreveu: 26 Mai 2023 às 11:03 Eu tenho toda a lógica criada funcionando, só faltava chegar a essa quantidade de itens por loja sem repetir os códigos.
Não sei se captei o que você quer, mas se você excluir os registros repetidos, não ajudaria ?
Por exemplo, no arquivo que você postou, se excluir os registros repetidos, então talvez um CONT.SES() dê conta de trazer os resultados que você precisa, e a planilha não ficará lenta (ao menos não tão lenta como está).

Imagino que você esteja familiarizado com o recurso, em todo caso, lá vai: selecione as colunas de interesse | menu Dados | Remover Duplicadas | marque como desejar | OK

Fiz um teste aqui, deixando marcadas as 3 colunas (A, B e C) e de 24 registros reduziu para 15.
#73316
osvaldomp escreveu: 26 Mai 2023 às 17:49
Anderson01 escreveu: 26 Mai 2023 às 11:03 Eu tenho toda a lógica criada funcionando, só faltava chegar a essa quantidade de itens por loja sem repetir os códigos.
Não sei se captei o que você quer, mas se você excluir os registros repetidos, não ajudaria ?
Por exemplo, no arquivo que você postou, se excluir os registros repetidos, então talvez um CONT.SES() dê conta de trazer os resultados que você precisa, e a planilha não ficará lenta (ao menos não tão lenta como está).

Imagino que você esteja familiarizado com o recurso, em todo caso, lá vai: selecione as colunas de interesse | menu Dados | Remover Duplicadas | marque como desejar | OK

Fiz um teste aqui, deixando marcadas as 3 colunas (A, B e C) e de 24 registros reduziu para 15.
Eu já tinha pensado nisso, só que eu acabo caindo mais ou menos na mesma situação de antes, para remover os duplicados teria que fazer isso na minha base original, que possui quase um milhão de linhas, e o excel fica muito tempo executando este processo. Mas se não tiver outro jeito terei que fazer assim mesmo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord