Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
  • Avatar do usuário
#73101
Boa tarde,

Tenho uma tabela, basicamente com data e valor da provisão, ligadas à uma tabela calendário.
Preciso calcular a variação em valor de um mês para outro, ou seja, o mês atual menos o mês anterior, e assim sucessivamente.
Porém só posso exibir o valor da variação se ele for maior que zero, se for negativo, devo considerar zero.
Preciso usar o PARALLELPERIOD para realizar o cálculo, assim a faixa de datas fica correta.
A fórmula para calcular a variação está ok, funciona, porém nos cards, tabelas, e demais gráficos, onde se exige que eu exiba o total da variação (que seria a soma de todos os valores que foram positivos, e se não houver será zero), ele continua realizando com o negativo.
Na imagem anexa, tem o exemplo da planilha, onde a variação está correta, mas o total da linha, e o total das colunas no campo variação está errado.
Alguém pode me ajudar nesse cálculo?
Obrigado.
Gustavo.
#73103
Boa tarde,

Segue a fórmula e a imagem, acabou não subindo na mensagem original.

VariaMesProvValor =
VAR VARIA_VALOR = (SUMX(PROVISAO,PROVISAO[VALORPROVISAO]) -
CALCULATE(SUMX(PROVISAO,'PROVISAO'[VALORPROVISAO]),PARALLELPERIOD(Calendario[Date],-1,MONTH)))
VAR VARIA_CALCULO = IF(VARIA_VALOR<=0,0,VARIA_VALOR)
RETURN
VARIA_CALCULO



Grato.
#73122
Boa tarde,

Encontrei a solução, segue abaixo a medida que uso para meu cálculo temporal, depois a outra medida onde faço o cálculo em todas as dimensões, corrigindo assim os valores em coluna, linha e eventuais gráficos e cards que contenham a informação, sem prejuízo nos filtros.

1.Medida com Cálculo Temporal:
VariaMesProvValor =
VAR VARIA_VALOR =
SUMX( PostoAtendimento,
CALCULATE( (SUM(PROVISAO[VALORPROVISAO]) -
CALCULATE(SUM('PROVISAO'[VALORPROVISAO]),PARALLELPERIOD(Calendario[Date],-1,MONTH)))
))
VAR VARIA_CALCULO = IF(VARIA_VALOR<=0,0,VARIA_VALOR)
RETURN
VARIA_CALCULO

2.Medida Usada para Cálculo das Dimensões (trabalha com o resultado da medida acima):
AV-Teste =
SUMX(
CROSSJOIN(
PostoAtendimento,
CALENDARIO
),
[VariaMesProvValor]
)
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord