Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tudo que estiver relacionado a tratamento de dados, Power Query editor e linguagem M
  • Avatar do usuário
Por mguima
#71818
Boa tarde.
Tenho uma aplicação em que faço a leitura de arquivos Excel extraídos mensalmente de um sistema, na forma de consulta de pasta, já que os arquivos tem o mesmo padrão.
Em algumas colunas desta planilha, há células com texto texto multilinha, ou seja, vários parágrafos.
Acontece que, no momento da carga, o PBI tem "cortado" alguns textos, ou seja, simplesmente o texto é interrompido, no meio de uma linha.
O estranho é que tem células com textos maiores (mais parágrafos) que vem íntegros, enquanto que outros, de menos parágrafos, são "cortados".
Já fiz um teste de abrir o arquivo Excel, copiar a coluna problemática direto numa tabela do PBI sendo que, neste caso, nenhum problema ocorre. Todos os textos vem perfeitamente.
O problema está ocorrendo somente quando a carga é feita pela consulta e, como disse, não afeta todas as células, somente algumas, mas numa mesma coluna.
Não sei se alguém já passou por problema semelhante e possa compartilhar uma forma de tratar esta questão.
Isto acaba sendo problemático pois uso informações deste texto no meu ETL e, se não tenho o texto completo, acabo não conseguindo seguir adiante.
#71833
Bom dia,

Existe uma limitação de caracteres para serem importados de uma célula do Excel para um campo do Pbi.
Se não te engano é de 1milhão, mas imagino que não deve ser esse o problema.

Sei que o Pbi pode ter problemas ao importar se houver o caractere '#', pois ele normalmente indica um erro no Excel, e o Pbi pode entender que o dado está com erro e não importar.

Ainda nessa linha tente copiar a informação da célula não importada, para um editor de texto avançado (tipo Notepad++), e ver se há caracteres especiais não visíveis, que possam estar interferindo nessa importação, ou mesmo uma quantidade de <CR/LF>, e o Pbi possa não entender a partir de uma certa quantidade.

É um caso de estudo mesmo, mas aparenta ser um problema nos dados da planilha, pelo comportamento mencionado.

Att.
Gustavo.
Por mguima
#71869
Prezado,
Agradeço a colaboração.
Segui sua sugestão e copiei todas as células da coluna problemática para o Notepad++.
Única "novidade" é que nas células multilinha temos " no início da primeira linha e outra " no final da última linha.
Os textos apareceram íntegros. Depois coloquei todos para um único campo do BI e fiz a divisão da colunas por linha, considerando o delimitador alimentação de linha #(lf).
Também sem nenhum problema. Fez a divisão, de forma de cada campo contém agora uma só linha, sem nenhum corte no texto.
Vou continuar pesquisando aqui.
#71879
Boa noite,

Caso queira poste um exemplo da planilha, com essa coluna com problemas, citando onde na célula ocorre o corte, e em quais linhas (não precisa ser a planilha toda).
Talvez outras pessoas possam lhe apoiar nos testes, e eventualmente identificar o caso.

Att.
Gustavo.

=SE(MÊS(A1)&lt;7;&quot;1º sem&a[…]

Bom Dia Senhores. Tenho uma macro que preciso dei[…]

Free relationships without drama and obligations. […]

Girar Imagem e Zoom

Boa noite Teria alguma forma de dar um &quot;[…]

Valeu. Muito Obrigado!!!!!!!!

Pessoal, Ao clicar no botão Copiar (Guia C[…]

Procv com serro em vba

Resolvido

Bom dia, pessoal! com a data de nascimento e data […]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord