Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre criação e aplicação de visuais, técnicas de visualização, storytelling etc
  • Avatar do usuário
#70471
Olá pessoal, sou novo aqui e em aprendizado sobre power BI, agradeço antecipadamente da ajuda dos colegas.

Estou tentando fazer um grafico comparativo dos meses de 2021 / 2022

Então no eixo X terei os meses (janeiro a dezembro) - no eixo y coluna quero os dados de 2022 e no eixo y linha o valor referente aos dados de 2021.

em minha tabela esses dados estão em duas colunas, "codigo" e "DataFecha" portanto ao utiliazar a coluna "codigo" eu formado como "contagem" para saber quantas tem ao total

Acontece que está somando janeiro 2021 com janeiro de 2022 e apresentando o mesmo valor em linha e em coluna, não estou conseguindo formatar de forma a separar o ano 2021 para linhas e 2022para barras .

a mesma coluna código esta sendo usada nos dois eixos(linha e coluna)
se eu filtro um ano expecifico o valor é aplicado para linha e coluna. duplicando a coluna da certo, mas terei que duplicar minha coluna em fonte de dados. acredito que deve existir uma maneira mais facil.

espero ter conseguido explicar minha dificuldade

Agreadeço novamente pela ajuda

Atc,
#70481
Boa tarde,

Comparação de dados, o indicado é usar gráfico de barras ou linhas, quando há análise temporal, ou seja, você deve criar um gráfico somente de barras, ou somente de linhas.
Desta forma o eixo X, serão os meses, as colunas ou linhas (de acordo com o gráfico), terão os valores a serem comparados, e a legenda será o ano, desta forma no gráfico de linhas você terá uma linha para um ano e outra para outro, fica bem visível e fácil de entender, ou em um gráfico de barras, aparecerá uma barra para cada ano, dentro de um único mês no seu eixo X.
Entenda que a principal função do BI é agrupar dados, então ao definir seu eixo X, somente com meses, o valor para o ano x ou y, dentro daquele mês será somado.
Para montar o gráfico que você deseja, acredito que só utilizando medidas, e normalmente esse tipo de gráfico citado, é normalmente usado para valores com metas, sendo a linha a meta a ser atingida.

Att.
Gustavo.
#70495
Olá Gustavo, obrigado por responder, no caso é exatamente o que você mencionou a linha sera minha meta. e a barra o que executei neste ano de 2022, minha meta sempre será o que foi executado no mesmo mês de 2021, vou anexar essa mesma tabela onde colho as informações em excel.
#70500
Boa tarde,

Traga o ano de 2021, considerando que é 2022 para usar como meta então.
Tipo uma coluna de dados é o realizado, e a outra você chama de meta (porém como ambos vão usar o mesmo calendário), você "assume" que o dado do ano anterior, é a meta desse ano.
Ou cria uma medida para fazer isso, usando as fórmulas de análise temporal, olhando o ano anterior.

Att.
Gustavo.

=SE(MÊS(A1)<7;"1º sem&a[…]

Bom Dia Senhores. Tenho uma macro que preciso dei[…]

Free relationships without drama and obligations. […]

Girar Imagem e Zoom

Boa noite Teria alguma forma de dar um "[…]

Valeu. Muito Obrigado!!!!!!!!

Pessoal, Ao clicar no botão Copiar (Guia C[…]

Procv com serro em vba

Resolvido

Bom dia, pessoal! com a data de nascimento e data […]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord