Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá pessoal, tudo bem?

Tenho a seguinte dúvida: Tenho uma planilha que criei que calcula os impostos da empresa que trabalho, mas, não calcula ainda o adicional de IRPJ que de uma forma simplificada, seria pagar mais 10% de imposto em cima do lucro que exceder 60mil reais no trimestre (porque apuramos o imposto trimestralmente).

Estou tentando montar uma fórmula ou função que faça o seguinte:

1. Localize por data e some os valores de todas as notas fiscais do trimestre a partir da última nota fiscal lançada.

Ex. Se a última nota lançada foi emitida hoje 27/09/2021 (3º trimestre) ele somaria todas as notas dos meses de julho, agosto e setembro.

2. Localizados e somados os valores das notas emitidas no trimestre ela calcularia o lucro:
Valor encontrado * 0,15 (Considerando que o lucro seja de 15%)

3. Avaliaria se o lucro é maior que 60.000,00.

4. Calcularia 10% em cima do que excedesse os 60.000,00

5. e depois eu somaria esse adicional de alíquota ao imposto habitualmente pago que são 8% sobre os 15% de lucro calculados

Já montei esse cálculo uma vez, colocando filtros na planilha que eu filtravam os valores dos meses que eu queria e calculava o adicional, mas não quero fazer assim agora, queria monta uma formula/função que fizesse essa análise e calculasse os valores sem criar tabelas adicionais ou ter que indicar uma célula para colocar período inicial e final. Comecei a estudar VBA aqui para ver se conseguia montar por lá, mas, não tenho as manhas do VBA ainda.

Alguém consegue me ajudar?

A minha planilha segue em anexo para avaliação destacarei em vermelho a coluna na qual desejo colocar o cálculo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord