- 27 Set 2021 às 23:58
#67215
Olá pessoal, tudo bem?
Tenho a seguinte dúvida: Tenho uma planilha que criei que calcula os impostos da empresa que trabalho, mas, não calcula ainda o adicional de IRPJ que de uma forma simplificada, seria pagar mais 10% de imposto em cima do lucro que exceder 60mil reais no trimestre (porque apuramos o imposto trimestralmente).
Estou tentando montar uma fórmula ou função que faça o seguinte:
1. Localize por data e some os valores de todas as notas fiscais do trimestre a partir da última nota fiscal lançada.
Ex. Se a última nota lançada foi emitida hoje 27/09/2021 (3º trimestre) ele somaria todas as notas dos meses de julho, agosto e setembro.
2. Localizados e somados os valores das notas emitidas no trimestre ela calcularia o lucro:
Valor encontrado * 0,15 (Considerando que o lucro seja de 15%)
3. Avaliaria se o lucro é maior que 60.000,00.
4. Calcularia 10% em cima do que excedesse os 60.000,00
5. e depois eu somaria esse adicional de alíquota ao imposto habitualmente pago que são 8% sobre os 15% de lucro calculados
Já montei esse cálculo uma vez, colocando filtros na planilha que eu filtravam os valores dos meses que eu queria e calculava o adicional, mas não quero fazer assim agora, queria monta uma formula/função que fizesse essa análise e calculasse os valores sem criar tabelas adicionais ou ter que indicar uma célula para colocar período inicial e final. Comecei a estudar VBA aqui para ver se conseguia montar por lá, mas, não tenho as manhas do VBA ainda.
Alguém consegue me ajudar?
A minha planilha segue em anexo para avaliação destacarei em vermelho a coluna na qual desejo colocar o cálculo.
Tenho a seguinte dúvida: Tenho uma planilha que criei que calcula os impostos da empresa que trabalho, mas, não calcula ainda o adicional de IRPJ que de uma forma simplificada, seria pagar mais 10% de imposto em cima do lucro que exceder 60mil reais no trimestre (porque apuramos o imposto trimestralmente).
Estou tentando montar uma fórmula ou função que faça o seguinte:
1. Localize por data e some os valores de todas as notas fiscais do trimestre a partir da última nota fiscal lançada.
Ex. Se a última nota lançada foi emitida hoje 27/09/2021 (3º trimestre) ele somaria todas as notas dos meses de julho, agosto e setembro.
2. Localizados e somados os valores das notas emitidas no trimestre ela calcularia o lucro:
Valor encontrado * 0,15 (Considerando que o lucro seja de 15%)
3. Avaliaria se o lucro é maior que 60.000,00.
4. Calcularia 10% em cima do que excedesse os 60.000,00
5. e depois eu somaria esse adicional de alíquota ao imposto habitualmente pago que são 8% sobre os 15% de lucro calculados
Já montei esse cálculo uma vez, colocando filtros na planilha que eu filtravam os valores dos meses que eu queria e calculava o adicional, mas não quero fazer assim agora, queria monta uma formula/função que fizesse essa análise e calculasse os valores sem criar tabelas adicionais ou ter que indicar uma célula para colocar período inicial e final. Comecei a estudar VBA aqui para ver se conseguia montar por lá, mas, não tenho as manhas do VBA ainda.
Alguém consegue me ajudar?
A minha planilha segue em anexo para avaliação destacarei em vermelho a coluna na qual desejo colocar o cálculo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.