Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Strazer
Bom dia,
A planilha abaixo contem informações referente laudos de salmonella de aviários de uma integração (cooperativa), os núcleo (primeira coluna) são referente uma propriedade, no caso um núcleo pode conter 1 ou mais aviários, sem limitação. Para entenderem acerca do que estou buscando, a positividade (colunas K e M) afetam o abatedouro de aves diretamente, quanto melhor o nível de sanidade das propriedades, menor a chance de positivar o aviário, sendo assim, se faz necessário elaborar um plano de ação em propriedades com grande índice de positividade durante o ano (o relatório contempla 01/01/2020 até hoje - 1627 linhas) para tratar cada caso em sua particularidade.

Imagem
Explicado o cenário atual e demanda, gostaria de solicitar a ajuda dos nobres para conseguir visualizar essas informações de forma mais claro e compacta, abaixo um modelo do que acredito ser uma solução possível (só não sei como executar kk) para visualizar os dados. Minha ideia é utilizar uma formula para contar quantas vezes na planilha os núcleos listados positivaram, gerando um ranking de positivos, facilitando assim a visualização dos dados, não sendo necessário filtrar núcleo por núcleo manualmente, porem se faz necessário que apareça o nome em questão, pois pelo número seria trabalhoso buscar no sistema a qual produtor se referente a informação.

Imagem
Acredito que consegui passar a ideia, se faltou algo por favor me questionem que terei prazer em tentar explicar de outra forma se necessário, muito obrigado desde já.
Por Estevaoba
Boa tarde.
Para facilitar elaboração e teste de fórmulas, favor postar um modelo representativo da sua planilha , colocando manualmente os resultados esperados.
Nem sempre é possível visualizar fotos postadas em outros sites, além de não permitirem testar fórmulas.
Clique em +Resposta, Adicionar um anexo, Adicionar arquivos.

Ab.
Strazer agradeceu por isso
Por Estevaoba
Pude visualizar as fotos em outro PC e pelo que pude entender, a função CONT.SES será útil para esta tarefa.
Se você estiver usando a versão 365 do Excel, use a função ÚNICO para listar os núcleos sem repetição na coluna A da tabela resumo.
Caso contrário, pode fazê-lo usando fórmulas matriciais ou o filtro avançado da faixa Dados.

Feito isso, para a coluna LAUDO OFICIAL, esta fórmula deve resolver:
=CONT.SES(coluna_nucleo;tabela_resumo!A2;coluna_K;"positivo")

E para a coluna LAUDO INTERNO, esta outra:
=CONT.SES(coluna_nucleo;tabela_resumo!A2;coluna_M;"positivo*")

Good luck!
Strazer agradeceu por isso
Por Strazer
Imagem

Utilizei uma planilha dinâmica para apresentar os dados por núcleo e valores de resultados oficiais e internos, como modelo acima, o único defeito desse sistema é que a classificação decrescente fica falha (utilizada na coluna Interno - Positivo), pois considera a soma de valores, logo um núcleo com mais aviários, mas não necessariamente com maior porcentagem de positividade no decorrer do ano fica na frente de um núcleo menor 100% positivo por exemplo, mas já ficou bem funcional dessa forma, acredito que da forma que citei não seja possível apresentar utilizando a plan dinâmica, ou é possível? kkk

Além disso, elaborei um ranking a parte com os aviários que mais positivaram no ano, para complementar essa informação e correlacionar a positividade com a queda de desempenho financeiro do aviário, gostaria de apresentar ao lado a média de resultado anual, o melhor e pior resultado, para isso tenho em mãos os dados abaixo apenas:

Imagem

Os nomes se repetem de 2 a 6 vezes no decorrer desse relatório, como posso apresentar ao lado do exemplo abaixo os resultados utilizando das informações da imagem acima, é possível?

Imagem
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord