Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos que não estiverem relacionados as categorias acima. Se não souber em qual categoria sua mensagem se encaixa, envie aqui.
  • Avatar do usuário
Por Celsooo
#245
Olá,

Em primeiro lugar, eu gostaria de parabenizar o criador do portal, por fornecer materiais didáticos e aplicações práticas do Excel para o dia-a-dia. Seu trabalho certamente aumentou meu interesse pelo Excel!

Realizei a compra do pacote com 81 mapas vetorizados. No entanto, encontrei alguns problemas:

1- Ao converter o objeto .wmf para shapes no excel, muitas vezes ocorre algum tipo de distorção, cuja motivo não sei identificar. Um exemplo de mapa em que isso ocorre é o "MG - Cidades".

2- Os mapas não possuem um shape específico para o contorno do estado. Sem esse tipo de shape, o trabalho que eu pretendia realizar acaba se tornando inviável - minha ideia era remover o contorno dos shapes de mesorregiões e deixar aparente apenas o formato do estado, de modo que, ao selecionar uma mesorregião dentro de uma lista, o shape desta mesorregião apareceria colorido.

3- Os mapas, ao serem inseridos no excel, não possuem a mesma escala!! Ou seja, eu não consigo, por exemplo, juntar mapas de dois estados, visto que a diferença entre o tamanho deles não permite que eles sejam "encaixados".

Não quero meu dinheiro de volta, já que vejo esta compra mais como um agradecimento aos materiais que já utilizei até então. No entanto, há como solucionar estes problemas? Adicionalmente, há disponível algum mapa completo do Brasil vetorizado com todas as mesorregiões juntas?

Obrigado!
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#246
Olá Celso, tudo bem? Respondendo as suas questões.

1. O problema de deformação é um problema do próprio Excel. Não sei explicar exatamente porque isso ocorre, mas percebi que isso ocorre se você redimensionar antes de desagrupar. Tente desagrupar primeiro, depois redimensione e veja se dá certo.

2. Você pode pegar o mapa do Brasil e pegar o estado específico para utilizar de contorno. Como é apenas uma forma, a escala não será problema. Poderá redimensionar manualmente até que o contorno encaixe na formas das mesorregiões.

3. Infelizmente todos os mapas foram redesenhados separadamente, por isso das escalas diferentes. Utilizando o Corel Draw é possível criar os encaixes mais facilmente, pelos arquivos CDR, e exportar para WMF depois. Qualquer dúvida me envie um email.
Por Celsooo
#256
Caro Laennder,

Estou com dificuldades para ajustar a escala dos mapas. tentei fazer diretamente pelo excel, mas os mapas não estão encaixando.

Além disso, acredito que os mapas em formato WMF estão com problemas.

Alguns estados, como MT, GO, MA, PA e SC (mesorregioes) estão com contornos faltando, mesmo abrindo em diferentes programas.
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#258
Envie-me por e-mail todos os mapas que você está tendo dificuldade para eu analisar os arquivos.

faleconosco#gurudoexcel.com (troque o # por @)
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord