Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Celsosilverio
Posts Avatar
Bom dia!
Preciso arrastar a seguinte fórmula:
=SE(Planilha1!A2="";"";PROCH($N$4;Planilha1!$A$1:$EX$100;2;0))
Como fazer para a fórmula seguir a sequência (3, 4, 5, 6...) Núm_índice_lin (em vermelho acima), ao arrastar?

Att,
Celso
Por osvaldomp
Substitua na fórmula o número 2 por LIN(A2)
Estevaoba agradeceu por isso
Por Estevaoba
Mestre Osvaldo, se me permite, aproveito a oportunidade para compartilhar o que aprendi nos últimos dias sobre a função LIN().
O resultado de LIN(A2), por exemplo, é a matriz {2} e não 2.
Para funções tipo PROC ou ÍNDICE, isso não é problema, mas para funções tipo DESLOC e INDIRETO ela resulta em erro.
O mesmo ocorre com a função COL().
Nesse caso, é preferível utilizar LINS ou COLS, que retornam um valor em vez de uma matriz.
Ab.
Celsosilverio, Kledison agradeceu por isso
Por osvaldomp
Salve, Mestre Estevão.

Honestamente eu não sabia dessa particularidade das funções LIN() e COL().
Fiz testes aqui com DESLOC() e com INDIRETO(), conforme as suas dicas, e não apresentaram erro no MS 365.
Assim, coloquei conteúdos em A2:A10 e utilizei =DESLOC(A$1;LIN(A1);;;) em uma célula vazia e =INDIRETO("A"&LIN(A2)) em outra célula vazia, arrastei ambas para baixo e funcionaram corretamente.

Então fucei um pouco na WEB.
No site Suporte da MS, primeiro link abaixo, no caso da função LIN() não faz menção a resultado como matriz, diz simplesmente "Retorna o número da linha de uma referência."

Já em um fórum, segundo link abaixo, o usuário T. Valko, que é Microsoft Excel MVP, comenta que aquelas funções realmente retornam uma matriz e que outras funções não aceitam essa matriz resultante como argumento, mas não comentou quais seriam essas outras funções. Ele sugere uma forma de contornar, passando o resultado de matriz para escalar, mas a solução que você colocou na sua fórmula é mais simples.

Até hoje em nenhum caso me ocorreu erro ao utilizar essas funções como argumento de outras. Vou continuar fuçando para tentar descobrir com quais outras funções o erro aparece.

Somos gratos por você compartilhar os seus profundos e atualizados conhecimentos.

https://support.microsoft.com/pt-br/off ... 6eb49a6d8d

https://answers.microsoft.com/en-us/mso ... 038b6be5e0
Kledison, Estevaoba agradeceu por isso
Por Estevaoba
Agradeço o apreço, mas sou nada mais que um aprendiz, a anos-luz de ser mestre! :)
Na verdade meu aprendizado em Excel começou a crescer mais rapidamente graças a você, Mestre Osvaldo.
Explico: Há uns 6 anos me deparei numa situação em que precisava que o último valor preenchido em uma coluna aparecesse na linha de baixo, mas sem ser a soma. Então, depois de uma pesquisa encontrei uma solução com PROC invertido postada pelo amigo, havia uns dez anos ou mais! Não lembro em que fórum foi isso. :)
A partir daí, comecei a participar dos fóruns e a cada dia aprendo mais. Então, este é um agradecimento um tanto atrasado. rsrs

Quanto ao assunto em pauta, segue o link de onde obtive essa informação.

https://www.excelforum.com/excel-formul ... rmula.html

Note no post #2 a explicação do colaborador hlrngrv sobre essa peculiaridade das funções LIN e COL e seus efeitos colaterais quando usadas com DESLOC.
No post, a planilha exemplificando o erro.

Interessante também a explicação sobre a função INDICE em substituição da DESLOC.

Abraço
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord