Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida sobre se é possível o seguinte:

Tenho uma planilha de funcionários com datas de entrada na empresa, função exercida e outras mais, criei uma lista suspensa com o nome de todos eles, agora estou tentando utilizar a =SE para retornar os demais resultados de cada linha da planilha onde se encontram os dados.

Exemplo:

Nome: Função:
José (aqui selecionei na lista suspensa) Pedreiro (aqui o valor mudaria de acordo com o cadastrado na outra planilha)

Tenho uma alta rotatividade de funcionários e seria inviável utilizar:

=SE(A12="=Plan3!A2";deu certo;SE(D12="Ped.";13,5;SE(D12="Arm.";13,5;SE(D12="Encanador";13,5;SE(D12="Ajud.";10,3;SE(D12="M. Obras";26,5;SE(D12="Pintor";13,5)))))))

Pois não convem mudar a formula toda vez que eu tiver um funcionário novo ou outro dispensado.

Em vista disso me ocorreu algo como:

=SE(A12="Plan3!A2";Plan3!D2)

No entanto, apesar do conceito simples, a formula não retorna nada além de "FALSO"

Preciso utilizar algum comando especial para retornar o valor original da posição da lista suspensa e condicionar para trazer o resultado de outra planilha?

Agradeço pela atenção!

Edit: Continuei tentando e consegui o resultado esperado com a formula:

=SE(A12=Plan3!A2;Plan3!D2)

Tirando as aspas deu certo, mas queria por exemplo uma função mais inteligente, algo do tipo:

=SE(A12=Plan3!Ax;Plan3!Dx)

Explico melhor: Se a origem for a Plan3 na coluna A mas em qualquer linha, o resultado retorna da Plan3 da mesma linha que a origem porém da Coluna D, assim a função seria "universal para toda a planilha e os dados nunca sairiam de ordem, pois sempre retornaria a mesma linha da coluna certa, aplicando a função nas demais colunas, sempre teria o resultado preciso, como poderia começar essa abordagem?
Editado pela última vez por vvisions em 09 Dez 2015 às 14:21, em um total de 1 vez.
É possível utilizando funções como ÍNDICE e CORRESP ou PROCV.

Anexe um modelo da sua planilha para ajudarmos você.
Obrigado pela pronta resposta, não consigo anexar a planilha nesse momento, mas expliquei melhor no post original.

Agora tentei:

=SE(A2=Plan3!A:A;Plan3!D:D)

Imaginando que o excel entenderia:

Se A2 = Plan3!A* ONDE * é a linha então o resultado seria Plan3!D* ONDE * é a mesma linha de A

Mas não funciona assim, e não sei qual o comando adequado para a função entender
Boa tarde,

Deixa o SE um pouco de lado cara kk, essa função não serve para o que você quer.

Provavelmente as funções PROCV ou Índice + Corresp te atendam, como o Laennder já havia dito.

Tenta isso:
Código: Selecionar todos
=Procv(A2;Plan3!A:D;3;FALSO)
Se não der certo, só você postando sua planilha para podermos ajudar.
Boa noite pessoal, então, ainda não consegui, tentei de tudo, vou upar a planilha para vocês terem uma ideia.

Na planilha tem o menu suspenso na primeira célula da tabela.

Como está: Seleciono o nome do funcionário na lista, seleciono a ocupação e o valor por hora que ele recebe entra sozinho com a fórmula gigante que fiz ali.
Qualquer outro campo devo adicionar manualmente.

Como gostaria:

Ao selecionar o nome na lista suspensa, as demais colunas são preenchidas com os dados da Plan3 da linha correspondente ao nome do funcionário.

Assim eu somente altero a planilha de cadastro e dessa forma não corro risco de dados se misturarem de forma desordenada por algum erro do usuário.

A lógica é simples: SE A12 = A12 ENTÃO D12 = Plan3!D2

Mas dessa forma, o problema é: Se eu inverter as posições na lista suspensa com os nomes, os cargos vão continuar os mesmo, dando muito espaço pra erros de preenchimento.

Não queria fazer uma função que tivesse que incluir todos os nomes de todos os funcionários, porque seria inviável, o que gostaria era que ao alterar o nome o programa entendesse que aquele nome corresponde aquela linha da Plan3
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord