Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá sras e sres. Tudo bem com vocês?

Pois bem, estou com uma dificuldade.

Me foi pedido criar uma planilha Excel com alguns valores determinantes, vou tentar explicar.

Tenho as seguintes colunas:
cliente - valor venda - vendedor - status venda

na coluna cliente tenho os nomes, ok
na segunda os valores em R$, ok
na terceira coluna os nomes dos vendedores, ok
na quarta coluna o status, que podem ser:
OK (escrito com fundo verde e a cor da letra branca) que significa que a venda aconteceu, seja por dinheiro, cartão ou pgto online / VOLTOU / CANCELOU / OK (escrito com fundo branco e a cor da letra preta) que significa uma troca realizada sem uso de dinheiro, mas que correu tudo bem (OK)

eu criei a seguinte formula
=SOMARPRODUTO((E18:E34=K18)*(C18:C34))

que significa (nome vendedor = drop down list)*(valor R$) ai eu tenho o valor que cada vendedor fez, até aí tudo bem.

Agora é q vem a minha dificuldade.
Eu preciso saber a qntidade de vendas de cada vendedor baseado no OK (escrito com fundo verde e a cor da letra branca) e ignorar os demais lançamentos VOLTOU / CANCELOU / OK (escrito com fundo branco e a cor da letra preta)

O meu relatorio tem que ficar assim no final:
vend - valor - qntidade vendas OK
joao - 1.500,00 - 12
pedro - 2.000,00 - 10
maria - 2.500,00 - 14

Imagem

Lá no drop down q eu criei, somente com o nome do vendedor, gostaria de qndo mudasse o nome do vendedor, já me desse o resultado (em outra coluna/campo/ao lado) dos valores vendidos, com os critérios/valores acima mencionados, e com a quantidade, com os mesmos critérios/valores acima mencionados.
Não podem ser computados os outros lançamentos. VOLTOU/CANCELOU/OK (fundo branco letra treta)

Conseguem entender? rsrs

Ficarei eternamente grato se puderem me ajudar no tocante a esta duvida.
Muitíssimo grato mais uma vez!

YSL
Por babdallas
Anexa um exemplo com dados fictícios, por favor.
Por babdallas
Qual a diferença ente o OK com fundo Verde e o OK com fundo Branco? Qual a regra que faz um ser verde e o outro branco?
Por YSL
nao tem regra ... so faco uma coloracao para a info ficar destacada ... pq quando eu faco uma filtragem eu posso ver o q foi atendido e o q foi somente entrega, troca mas q foi atendido e nao teve dinheiro envolvido ... nao tem regra ... compreende?
Por babdallas
Somar por cor sempre dificulta. Tem que apelar para funções do Excel 4.0 Macro ou então para VBA.
Seria muito mais fácil você dar o Status de "OK Entrega" ao invés de OK. Depois é só filtrar começando por Ok que vai continuar mostrando OK e OK Entrega.
Desta forma, bastaria usar SOMASES e CONT.SES para somar e contar os itens OK relativo a um vendedor.
Veja se este exemplo te ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MARAVILHOSO!!!
:D :D :D :D :D :D

Muitissimo obrigado. Exatamente isto. Troquei as palavras OK (fundo branco para OK Troca / OK Entrega e funcionou muito bem.
Gratidão pela ajuda. Foi de enorme valia.

Só to tendo uma dificuldade.
Qndo eu copio a formula Ctrl+C Ctrl+V e saio colando ao lado das tabelas, o Excel nao ta sequenciando as formulas. Somente as celulas dos nomes dos vendedores.

Por exemplo:
Formula tabela dia 01/06
=SOMASES($C$18:$C$34;$E$18:$E$34;J23;$G$18:$G$34;"OK") =CONT.SES($G$18:$G$34;"OK";$E$18:$E$34;J23)
até aí tudo bem.

Quando eu pego esta mesma formula e copio na tabela debaixo, deveria acompanhar as infos, certo? deveria ficar assim:
=SOMASES($C$54:$C$84;$E$54:$E$84;J60;$G$54:$G$84;"OK") =CONT.SES($G$54:$G$84;"OK";$E$54:$E$84;J60)
e aí, eu continuaria colando e o Excel iria identificando a sequencia e, vida que segue ... mas não.

Eu to copiando a formula e colando na tabela e tá ficando assim:
=SOMASES($C$18:$C$34;$E$18:$E$34;J60;$G$18:$G$34;"OK") =CONT.SES($G$18:$G$34;"OK";$E$18:$E$34;J60)

ele está alterando somente a celula vendedor, veja que alterou sozinho para J60 ,e os demais campos que deveriam sofrer as alteracoes, nao aconteceu.
Ele manteve a sequencia da primeira tabela.

Estou fazendo as alteracoes manualmente, um por um ...
Pergunto:
Existe algum jeito de reverter esta condicao?
Copiar e colar e o Excel enteder a logica e dar sequencia?

PS: Uma dica > Faca um teste. Copie a tabela e crie uma tabela 2 , tabela 3, tabela 4 abaixo da tabela 1 e altere os campos:
valor, para nao dar o mesmo somatorio da tabela 1 e altere o status colocando OK ENTREGA / VOLTOU / CANCELOU e repita os mesmos procedimentos nas demais tabelas.

No aguardo de uma resposta.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord