Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tudo que estiver relacionado ao Excel básico, como somar, calcular média, colocar bordas, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#54393
Boa tarde

Tenho uma folha com uma base de dados com várias colunas, sendo uma delas o NOME e TELEFONE

Como posso fazer para que numa outra folha, possa inserir parte do nome de uma pessoa e ele automaticamente, mostrar os nome que sejam possíveis, tendo em conta os caracteres que vou colocando?

Por exemplo, escrevo "Car" e ele mostra ou todos os nomes que começam com "Car" ou que possuam as letras "Car"

Neste momento utilizo uma validação de dados, mas torna-se incómodo pesquisar no meio de centenas de nomes diferentes.

Grato pela ajuda
#54405
Em anexo envio um exemplo do que consigo fazer actualmente e que é, criar uma validação de dados com uma lista pendente, em que me permite escolher o nome da pessoa que pretendo seleccionar.

Funcionaria, se fossem poucas pessoas, mas sendo várias centenas, ficava mais fácil se na célula de pesquisa, eu pudesse escrever as letras "Car" e na lista pendente aparecessem apenas os nomes que começassem por "Car", neste caso apareceriam:
Carlos Sousa
Carlos Alberto

Num outro exemplo que tb poderia dar jeito, apareceriam todos os nomes que contenham as letras "Car". Neste caso apareceria:
Carlos Sousa
Carlos Alberto
Silvia Carreira

Qualquer um destes dois exemplos, resolve o meu problema, mas se puder aprender a fazer os dois exemplos, melhor ainda.

Obrigado pela ajuda
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#54406
Crie uma coluna auxiliar a partir da mesma linha em que começa a lista de nomes, no caso a linha 4, em qualquer coluna, na J, por exemplo, com esta fórmula matricial em J4:
Código: Selecionar todos
=SEERRO(ÍNDICE($B$4:$B$10000;MENOR((LIN($B$4:$B$10000)-3)*SE(ÉERROS(LOCALIZAR($F$3;$B$4:$B$10000;1));CONT.VALORES($B$4:$B$10000)+1;1);CONT.VALORES($B$4:B4)));"")
Cole e confirme com Ctrl+Shift+Enter e copie por 100 linhas, por exemplo. Essa coluna pode ser oculta se desejar.

Em seguida crie um intervalo dinâmico nomeado, usando o gerenciador de nomes na aba Fórmulas e cole esta fórmula no campo Refere-se a:
Eu criei o intervalo Nomes, mas pode ser à sua escolha, desde que não tenha espaços nem caracteres especiais.
Código: Selecionar todos
=DESLOC(Folha1!$J$4;;;CONT.SE(Folha1!$J$4:$J$103;"<>"&0);1)
Na validação de dados em F3, altere o campo Fonte para:
=Nomes
(ou outro nome que você tiver escolhido)
E ainda na validação de dados, na aba Alerta de erros, desmarque a opção Mostrar alerta de erro após a inserção de dados inválidos.
Favor conferir no anexo.

Good luck!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#54437
Muito obrigado e ficou a funcionar muito bem :-)

Entretanto, aproveitando a oportunidade, tenho uma outra situação ligeiramente diferente.
No exemplo que dei, queria fazer a pesquisa a partir de apenas 1 célula, no caso, a Folha1!F3. Na coluna que criei, bastava colocar "LOCALIZAR($F$3"
Num outro caso, a pesquisa sería feita em várias linhas, numa mesma coluna, tal como mostro no anexo, na Folha2.
Acontece que não consigo descobrir como poderei alterar "LOCALIZAR($F$3" para pesquisar em várias linhas.
Será possível?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#54565
Não entendi o seu objetivo.
Você precisa digitar nomes parcialmente em várias células?
Se for só para identificar a linha em que um nome da linha está, pode usar esta célula ao lado de cada nome preenchido na aba Folha2:
=CORRESP(A4;Folha1!$B$1:$B$11;0)
E copiar para baixo.

Ab.
#54696
Olá Boa tarde

Não consegui entender o que me disse, por isso não consegui aplicar a formula no meu ficheiro.

Em anexo envio o exemplo.
Na Folha2 entre as celulas aA4 e A11, quero escolher o nome de uma pessoa e em seguida nas células ao lado através da função PROCX, vai buscar os restantes dados dessa pessoa.

Não consegui perceber onde iria colocar a função CORRESP.

Obrigado, espero ter explicado bem

abraço
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#54750
Olá, boa tarde

É um pouco mais complexo, porque tal como está feito na Folha1 (pelo Estevaoba) á medida que for escrevendo o nome da pessoa que quero procurar, a selecção da lista pendente, vai filtrando os nomes de pessoas que correspondem ás letras que inseri.
Por exemplo, se escrever a palavra "car" a lista pendente mostrará os nomes:
"Car"los Sousa
"Car"los Alberto
Silvia "Car"reira

O amigo Estevaoba, ajudou-me para quando preciso pesquisar em apenas uma célula (como na Folha1), mas num outro caso, eu necessito de pesquisar em diversas células. Ele já explicou, mas eu não consegui entender como fazer.

Obrigado pela ajuda
#54754
CSoares escreveu:Olá, boa tarde

É um pouco mais complexo, porque tal como está feito na Folha1 (pelo Estevaoba) á medida que for escrevendo o nome da pessoa que quero procurar, a selecção da lista pendente, vai filtrando os nomes de pessoas que correspondem ás letras que inseri.
Por exemplo, se escrever a palavra "car" a lista pendente mostrará os nomes:
"Car"los Sousa
"Car"los Alberto
Silvia "Car"reira

O amigo Estevaoba, ajudou-me para quando preciso pesquisar em apenas uma célula (como na Folha1), mas num outro caso, eu necessito de pesquisar em diversas células. Ele já explicou, mas eu não consegui entender como fazer.

Obrigado pela ajuda
Vê se a solução te atende.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#54897
Peço desculpa, não tenho tido hipoteses de mexer no ficheiro, mas como estamos a usar um ficheiro onde já havia outras coisas feitas, acabei por não perceber onde foi que fez as alterações e como não sou expert, fiquei sem perceber.
Peço que utilize o novo ficheiro que tenho em anexo, de forma a poder ver melhor quel alterações efectuou ok?

Peço desculpa por este contratempo.

Obrigado pela ajuda
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#55044
Ok, contudo o objectivo é na folha 2 entre as celulas A4 e A11, eu começar a escrever o nome e na setinha, aparecerem os nomes que correspondem ao que escrevi e isso não está a acontecer
Eu escrevo "Car" e ele devia de listar "Carlos Alberto" "Carlos Sousa" e "Silvia Carreira", mas dá um erro.
Obrigado
#55059
Boa tarde!

confere o anexo para conferir se é o resultado esperado.

Att
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#55066
Muito obrigado Kledison, era isto que precisava de saber, agora é só adaptar á minha folha de cálculo :-)
Obrigado a todos pela ajuda.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord