Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por ppveiga
Posts Avatar
Srs., na planilha em anexo tenho a seguinte situação:

- preciso por exemplo digitar um valor na célula E4 e retornar a frase correspondente à linha da coluna B;
- o problema é que tem valores iguais, por exemplo, o valor 126 tem na linha 6 e 18, e quando vc entra com esse valor, ele retornara a primeira frase da coluna B, neste caso a frase da linha 6;

Tem com ao digitar um número que seja repetido, abrir uma janela para escolha da respectiva frase, daria para fazer isso com fórmula ou somente VBA?

Obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Estevaoba
Use esta outra fórmula em E4:
Código: Selecionar todos
=SEERRO(ÍNDICE($B$5:$B$56;MENOR(SE($C$5:$C$56=$E$2;LIN($C$5:$C$56)-4);LIN(Z1)));"")
Fórmula matricial. Se o seu Excel não for a última versão, cole e confirme com Ctrl+Shift+Enter.
Copie para baixo.

Good luck!
Por ppveiga
Posts Avatar
Rapaz, obrigado pelo retorno, porém continua apresentando o mesmo resultado, ou seja, entra com o valor de 126 e ele trás a frase referente ao primeiro valor de 126 encontrado na planilha, acredito que tenha que fazer mais alguma coisa na planilha e eu na verdade não estou entendendo!!!
Por Estevaoba
Você precisa confirmar a fórmula como matricial, como expliquei acima.
Quando o faz corretamente, aparecem chaves { } envolvendo a fórmula na barra de fórmulas.

Favor conferir no anexo.
Por ppveiga
Posts Avatar
...hum, agora deu certo, mas não é bem isso que preciso ainda, não poderá exibir as duas frases, neste caso teria que abrir uma lista com opção para escolher uma das duas!!!
Mas de qq forma valeu!
Por Estevaoba
Neste caso, crie uma coluna auxiliar que pode ser oculta, com a fórmula acima, somente modificando o final para 0, na coluna i, por exemplo, na célula i4:
=SEERRO(ÍNDICE($B$5:$B$56;MENOR(SE($C$5:$C$56=$E$2;LIN($C$5:$C$56)-4);LIN(Z1)));0)
Em seguida, crie um intervalo dinâmico nomeado Valores, por exemplo, usando a função Gerenciador de nomes da guia Fórmulas, com esta fórmula no campo Refere-se a:
=DESLOC($I$4;;;CONT.SE($I$4:$I$23;"<>"&0);1)
Por fim, na validação de dados digite o nome do intervalo nomeado no campo Fonte:
=Valores
Segue anexo.

Ab.
Por ppveiga
Posts Avatar
Valeu pelo retorno, é quase isso que estou precisando, mas já me ajuda muito, acredito que da forma que penso somente com VBA, de qq forma muito obrigado!
Por Kledison
Boa tarde!

tentei por VBA, mas não sou expert, verifica se ajuda.

Ao digitar o código na caixa de texto, vc deverá clicar em qualquer outra célula para carregar a Combobox.

Coloquei uma opção com Listbox também

Att
Por osvaldomp
Segue outra opção via macro.

Veja se aproveita.
Editado pela última vez por osvaldomp em 10 Mai 2020 às 19:44, em um total de 1 vez.
Por Kledison
Boa noite!

Show de bola Osvaldo, outro nível. :D

Att
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord