Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa noite,

Tenho dois ficheiro Excel.

Um em que tenho a base de dados de referencias de produtos por data e por fabricante (TodasPropostasPortugal).

Outro onde tenho uma "folha de propostas" que vai ler informação há outra folha de excel (FolhaPropostas_TIPO_20_03_2020).

Já consegui fazer algumas coisas que pretendia, mas neste momento não consigo avançar :cry:

O que pretendo é que quando digito uma referencia, me apareça a descrição (já está feito) e preço (já está feito) de acordo com a base de dados, mas que faça uma alocação do desconto correspondente de cada listagem de produtos.

O problema é que cada fabricante tem os seus grupos de preços e não estou a conseguir fazer com que apareça o desconto de cada um e que associe ao correcto grupo de descontos.

Pergunto humildemente se alguém por aqui pode dar uma ajuda :)

Agradecendo desde já toda a ajuda que me possam dar.

Deixo em anexo os dois ficheiros.

Nota: Os grupos de preços só estão nas 4 primeiras Tab's.

Obrigado,

David
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Boa tarde,

Olá @mdiego.

Obrigado pela sua resposta e ajuda.

O que é pretendido vou tentar exemplificar aqui.

Na coluna C são colocadas referencias.

Por exemplo referencias:
MTN649212
52900

o que vai acontecer (já está feito) é que a fórmula vai procurar automaticamente e coloca a descrição, marca preço de tabela e Grupo de Preço, exemplo:

Refª || DESCRIÇÃO || MARCA || PREÇO DE TABELA || GRUPO DE PREÇO
MTN649212 || ACT.BIN.REG-K-12x230-10 C-OP.MANUAL || SCNEIDER || 596,72€ || GP4
052900 || Gira HomeServer 4 Servidor Gira || GIRA ||2 128,65€ || 5

NOTA_1: Reparei agora que existem fabricantes que não estão a bater certo com as referencias porque estive a fazer actualizações no ficheiro "Todas as propostas Portugal" e ficou incorrecto.
Por isso podemos ver só para estas duas referências que coloquei em cima, que o resto será igual.

O meu problema está no Grupo de Preço! :?

Por exemplo no ficheiro "Todas as Propostas Portugal" no separador "SCHNEIDER" existe lá uma tabela de grupos de preços (colunas H e I) onde apresenta por exemplo:

Grupo || Produto ||Desconto || GRUPO

GP1 || APARELHAGEM UNICA/MUREVA || 52,00% || GP1

Para a marca GIRA o grupo de preços é diferente:

Desconto GRUPO

45% 1
35% 2

O que era pretendido é que na "folha das propostas tipo" a coluna J e Q fosse preenchida com o desconto de acordo com cada grupo de preços de cada fabricante.

Exemplo que dei em cima na SCHNEIDER apareceria no desconto >> 45% (correspondente ao grupo GP4)
Na GIRA apareceria no desconto >> 20% (correspondente ao grupo 5)

NOTA_2: Existem fabricantes (exemplo SCHNEIDER) que apresentam o grupo de preço como "GP.....", enquanto que outros (por exemplo GIRA) apenas colocam o "numero" (não tem as letras "GP").

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar :)

O meu obrigado, Abraço

David
Vou te falar a verdade, o que prejudica a solução do seu problema é a modelagem de dados, os dados estão completamente desorganizados, a planilha Folha Propostas é quase impossível entender. Eu entendi o seu problema, mas o que complica é como a planilha foi desenvolvida. Eu posso te dar uma dica para utilizar a função SE + Procv ou índice corresp para fazer a busca desses dados na outra planilha, para isso basta apertar CTRL+F6 para conseguir buscar esses dados. Esse vídeo aqui exemplifica melhor o que quero dizer: https://www.youtube.com/watch?v=ZIgS0C7xkD0
Olá @lucasexcel.

Antes de mais obrigado pela sua honestidade e resposta :)

De facto tem razão...tive a mexer em algumas coisas e ficou muita esquisita daí eu ter dito para vermos só estes dois fabricantes (Schneider e Gira) que estavam a funcionar correctamente.

As folhas estavam "desorganizadas" porque tinha estado a actualizar os preços de vários fabricantes.

Neste momento já tenho as duas folhas mais organizadas e a funcionar correctamente.

A não ser o "problema" do grupo de preço :( (o que me levou a pedir ajuda)

Já tive a ver o video, mas não consigo idealizar como vou fazer para buscar os diferentes descontos correspondentes de cada fabricante :(

Envio novamente os ficheiro já com algumas referencias de vários fabricantes preenchidas e a funcionar correctamente para ver se me pode dar uma ajuda.

MUITO OBRIGADO por me estarem a ajudar.

Grande Abraço
David
Na planilha que eu disponibilizei acima vai dar um erro, porque eu esqueci de fazer o tratamento com o seerro, essa agora está mais bem desenvolvida. Se precisar de mais alguma ajuda ou se esse não for o resultado esperado, me avise.
Boa tarde outras vez Lucas

Agora não te largo :D

Não está a funcionar muito bem :roll: mas estamos no bom caminho ;)

Vou explicar qual o problema "de fundo" e daí ter pedido ajuda aqui no forum, a pessoal que percebe mais de 1000% de excel do que eu.

Efectivamente na 1ª referencia digitada (MTN649212) ele vai ver a coluna do grupo de desconto (que é G4) e que o desconto é 45% o que está bem.

No entanto na ref da Gira (52900) e da hager (TXA624C) e não está a fazer correctamente porque os descontos são diferentes.

Vou tentar explicar com a ref da GIRA (52900)

Quando se digita a refª 52900, ele vai à folha "TodaspropostasPortugal" encontra e devolve a descrição e preço correctamente.

Esta referência está na Tab GIRA012020, na linha 1155 coluna E que corresponde o grupo de preço 5.

Se andares para cima na linha 9 coluna H, verifica-se que o desconto do grupo de preço 5 é de apenas 20%.

Neste momento ele está a retornar o valor de desconto de 40% o que é incorrecto.

O mesmo para a refª TXA624C que está no "TodasPropostasPortugal" no tab da Hager (HAGER012020) na linha 5369 e na coluna E corresponde ao grupo de desconto 42.

Se viermos em cima nessa TAB (coluna H;I;J) Linhas 6,7,8,9,10, vemos que até nem tem grupo de desconto 42 (falha minha) por isso o desconto que está atribuído de 52% não poderia ser porque corresponde ao fabricante Schneider.

Eu sei que parece complicado...não consigo explicar melhor :o

Mas só tenho a agradecer toda a ajuda que me estás a dar...OBRIGADO :)
Amigo o que você terá que fazer é redefinir todo o seu projeto, deixando somente em uma planilha todos os grupos e os seus descontos correspondentes exemplo: Numa mesma planilha colocar de GP1 até GP40 e na coluna ao lado os seus descontos e o grupo pertencente. Porque pelo que necessita, teríamos que percorrer planilha por planilha, buscando pelos grupos e pelos descontos, o que só poderia ser feito com VBA.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord