Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por jfelim
Posts
#49673
Boa noite
antes de mais peço desculpa por ter pensado que o tópico Preencher campos, de acordo tabelas de valiação de dados estava resolvido, mas não, pelo desculpa a todos os que me ajudaram.

Vou tentar ser mais explicito.

Tenho 3folhas de calculo, pretendo que ao selecionar na folha JORNADA1 , a Zona das equipas, me apareça disponivel na celula I3 e I4, apenas as equipas referentes a essa zona.
Por conseguinte de acordo com a equipa selecionada em I3 e I4, nas celuas b14:b23, fiquem disponiveis apenas os numeros de cartão referentes a equipa selecionada.
Por fim de acordo com esse numero de cartao preencha automaticamente o campo NOME e Idade desse Jogador.

E ainda que os campos de b14:b23, nao se podem repetir .

Junto anexo o ficheiro.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#49684
Amigo, coloca o resultado manual que fica mais fácil de entender o que você precisa. Se possível, coloque explicações nas células tb, isso facilita muito o entendimento de quem não conhece sua planilha.

Abs
#49694
Amigo,

Eu fiz as fórmulas, mas deixei uma coluna pintada em amarelo, nela não dá pra fazer a lista das 2 equipes, vc tem que escolher somente uma, veja se o restante te atende e me fale como deseja fazer na coluna em amarelo.

Caso queira agradecer, clique na mãozinha.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Posts
#49700
Na coluna a amarelo, pode ser colocada à mão. Portanto pode até ficar assim.
Em relação a opção de equipa, pretendia que quando seleciono equipasul1, essa mesma opção deixe de estar disponível para selecionar em equipa 2.
Por jfelim
Posts
#49769
FelipeMGarcia escreveu:Amigo,

Eu fiz as fórmulas, mas deixei uma coluna pintada em amarelo, nela não dá pra fazer a lista das 2 equipes, vc tem que escolher somente uma, veja se o restante te atende e me fale como deseja fazer na coluna em amarelo.

Caso queira agradecer, clique na mãozinha.

Abs
O que me fez esta show.... mas acha que é possível que seja possível impedir repetir os números de jogador, e nos campos em que estão em Lista, não aparecer o que tinha sido selecionado na listagem anterior?
Por jfelim
Posts
#49772
Boa tarde agora para alem da dificuldade que estou a ter na questões em cima, estou a querer fazer corresponder os campos de cada boletim de jogo, que inseri a mao, automaticamente a uma tabela denominda por jogos. Esta tabela é a que vai dar informação para uma futura classificação.
Vou anexar a planilha, com a nova tabela e com os dados que pretendo inseridos à mão.
Esta situação é bem mais importante que as que coloquei em anterior post.

Muito obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Posts
#49893
jfelim escreveu:Boa tarde agora para alem da dificuldade que estou a ter na questões em cima, estou a querer fazer corresponder os campos de cada boletim de jogo, que inseri a mao, automaticamente a uma tabela denominda por jogos. Esta tabela é a que vai dar informação para uma futura classificação.
Vou anexar a planilha, com a nova tabela e com os dados que pretendo inseridos à mão.
Esta situação é bem mais importante que as que coloquei em anterior post.

Muito obrigado

Uma das opçoes que estou a tentar explorar e a função indirecto.
Pretendia com isto, que quando seleciona-se a lista pendente de cartão, apenas aparesam os cartoes de jogadores da equipa seleciona em I3.....
Avatar do usuário
Por Jimmy
Avatar
#49910
Olá jfelim,

Vamos primeiro terminar a primeira fase, a que inaugurou o tópico, e feito isso partimos pra segunda.

Vou fazer com macros, e as macros ficam um pouco presas ao leiaute da planilha. Vejo que as planilhas tem nomes genéricos de times, e jogadores, logo, é uma planilha de teste.

Pergunto: a planilha real tem o mesmo leiaute desta, digo, as informações de zonas, times e jogadores estão nos mesmos lugares, mesmas linhas e colunas que esta planilha de testes? É claro que a quantidade de linhas vai variar, mas minha preocupação maior é quando à linha inicial e colunas.

As planilhas de jogos tem 2 jogos cada. São sempre assim, ou é possível haver uma planilha com 1 jogo, ou com mais de 2?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Avatar do usuário
Por Jimmy
Avatar
#49967
Olá jfelim,

Segue a planilha para teus testes.

A macro é acionada pelo evento SheetChange da pasta de trabalho. Para que ela não fique rodando para toda e qualquer célula alterada, e como ela deve rodar apenas nas planilhas de jornadas, a macro verifica se o nome da planilha em questão inicia com a palavra JORNADA. Se sim, roda a macro, se não, encerra sem executar. Em outras palavras, ela vai rodar em todas as planilhas cujo nome inicia com JORNADA, e para as demais não.

Mesmo para as planilhas de jornada, não são todas as células que devem rodar a macro quando alteradas. Apenas as células de ZONA, as duas de Equipas, e as células dos números dos jogadores. Para identificar essas células você deve nomear o intervalo completo daquele jogo, e dar a ele um nome que inicie com “Jogo.”. Por exemplo, vamos fazer a macro entender que o primeiro jogo da Jornada 1 deve acionar a macro.

a) Selecione a planilha Jornada1
b) Selecione todo o intervalo desse jogo, ou sejam, B2:K39
c) Clique no local de nomes (aquele campo onde normalmente aparece o nome da célula, e que fica na barra de fórmulas, à esquerda).
d) Digite Jogo.1.1 (o 1.1 foi escolha minha para identificar o jogo 1 da Jornada 1, mas contanto que o inicio seja “Jogo.”, o restante do nome você decide qual é)

Você pode consultar os nomes já definidos usando o menu FÓRMULAS, botão GERENCIADOR DE NOMES.

Pronto, agora a macro já sabe em quais planilhas atuar, e onde está a área de cada jogo. Saiba que se você quiser colocar 3 ou mais jogos na mesma Jornada, é possível. Basta dar nomes a eles.

Pra confirmar que está tudo certo, a macro verifica se a primeira célula da faixa de cada nome contém a palavra ZONA. Se não contiver, emite mensagem para avisar que algo está errado.

Pra quem não está acostumado a dar nome a alguns intervalos de células, parece confuso num primeiro instante, mas depois que entender, fica fácil. Se você tiver dificuldades em entender esse processo, me avise.

Ao escolher uma Zona, a macro libera a escolha apenas dos times daquela Zona, e ao escolher os times, libera os jogadores apenas dos 2 times escolhidos.

Observação: recomento fortemente que elimine as células mescladas da planilha. Elas causam mais problemas do que soluções. Na grande maioria das vezes, é possível substituir a mescla com a seleção do intervalo, e o alinhamento horizontal de CENTRALIZAR NA SELEÇÃO. Apenas como demonstração, fiz essa alteração nas células B2 e D2 da jornada1.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Posts
#49978
Ainda não testei a fundo, mas pelo que vi esta excelente.

Em relação a
Pra quem não está acostumado a dar nome a alguns intervalos de células, parece confuso num primeiro instante, mas depois que entender, fica fácil. Se você tiver dificuldades em entender esse processo, me avise.

Pode me dar uma ajuda a entender?

Em relação ao numero de jogos por jornada, vão ate 12 jogos por jornada!
Para isso basta criar mais bolentins iguais aos criados e aplicar as formulas, alterando apenas os intervalos?
Para o que o que pretendo, não há problema com a macro?

Provavelmente necessito de aumentar uma zona com mais equipas
ZONA N2 e mais equipas, na folha Equipas_Zonas.
Sugere algum,a alteração de modo a que facilite no futuro inclusão ou exclusão de zonas e equipas?

Posso fazer essa alteração?
Posso aumentar e diminuir o numero de equipas, de acordo com o numero de equipas que participem?
abraço

obrigado
Avatar do usuário
Por Jimmy
Avatar
#49987
jfelim,

Esta planilha é como a do seu outro post, que será usada no Google sheets?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Posts
#49990
Esta poderá ser também facultada, mas não impeditiva! Acha que há solução?! É que está muito boa assim!
Em relação às questões que coloquei em cima, o que me diz?
Por jfelim
Posts
#49999
Jimmy, o facto de utilizar google sheets atrapalha? Se atrapalhar não utilizo..

Eu quero é a Planilha funcional….
Obrigado


Jimmy escreveu:jfelim,

Esta planilha é como a do seu outro post, que será usada no Google sheets?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Avatar do usuário
Por Jimmy
Avatar
#50003
Olá jfelim,

A planilha do Google não é Excel. Tem suas características próprias embora a forma de se usar sejam similares. A parte de macros do Excel não roda em Google Sheets. As macros também tem características próprias, a começar pela linguagem, que é o Visal Basic para Excel, e Java para o Google. Portanto, as macros desenvolvidas para Excel têm que ser reescritas em Java.

Quanto às suas dúvidas:
A) a questão dos nomes, pensei em te explicar neste tópico do que se trata, mas mudei de ideia. Resolvi fazer uma explicação genérica e colocar no setor de dicas do fórum, para que possa ser vista por outros usuários. Fiz o tópico hoje, e segue abaixo o link para que você possa lê-lo.
http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=10913
Após lê-lo, tiramos as dúvidas por lá mesmo (apenas as relacionadas a nomes) para que possa servir a outros. Demais dúvidas sobre as particularidades da planilha de jogos, tiramos por aqui mesmo.

B) Os 12 jogos por jornada não serão problemas. Bastará copiar 12 vezes a tabela do jogo (não há limite do jogos por Jornada), e depois dar nomes a elas para que a macro saiba onde estão. Você entenderá melhor após ler o texto do link acima.

C) Pode aumentar a quantidade de Zonas, ou de equipes sem problemas. Basta ir digitando mais linhas. Não há necessidade de classificar os dados, deixar as equipas da zona sul todas juntas, etc. Podem estar em qualquer ordem. A linha onde a relação termina a macro identificará automaticamente, então pode incluir ou retirar linhas sem problemas. A única coisa fixa, mas que pode ser alterada com facilidade, é a linha em que inicia a relação de zonas/equipas, que é a linha 2. Usei 2 porque era a linha inicial na planilha exemplo que você mandou. Se for outra na planilha real, avise que eu troco. O mesmo ocorre com a planilha de atletas; deve iniciar na linha 2, e a linha final é obtida automaticamente pela macro.

Aguardo sua leitura do post sobre nomes para continuarmos a conversa sobre isso.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Posts
#50006
Muito obrigado mesmo.

Vou montar tudo como pretendido durante o próximo fim De semana, testar e dar feedback.
Em ralação ao dar nomes as tabelas eu reparo que há fórmulas para jogo1.1 etc.... vou ter de criar a mão cópias destas fórmulas e dar nome?
Pode criar mais um jogo numa jornada para comparar?

Vou também ler com atenção o post de ajuda e vamos falando. Você normalmente da uma espretadela no fórum frequentemente?
Abr
Avatar do usuário
Por Jimmy
Avatar
#50020
Olá jfelim,

Se clicar no menu FORMULAS e depois no botão GERENCIADOR DE NOMES, vai ver que para o nome Jogo.1.1 o campo REFERE-SE A mostra =Jornada1!$B$2:$K$39. Se selecionar a planilha JORNADA 1, verá que essa faixa de células é a faixa completa do Jogo 1, ou seja, tudo o que está dentro da moldura amarela.

Não há fórmula atribuída ao nome Jogo.1.1, apenas a faixa de células referentes a esse jogo.

A coluna VALOR da relação de nomes, não é preenchida por você. O Excel está apenas mostrando o conteúdo daquela faixa de células para onde no jogo aponta Jornada1!$B$2:$K$39.

Na prática, vamos criar o terceiro jogo da jornada 2. Vamos dar a ele no nome de Jogo.3.2 (jogo 3, jornada 2).

a) Selecione a planilha Jornada 2. Verá que a última linha da planilha é a linha 81, onde termina o segundo jogo.
b) Selecione todo o primeiro jogo (incluindo a moldura amarela) clicando na célula A1 e arrastando até a célula L40, ou clicando na A1, e depois pressionar SHIFT, segurar e clicar na L40.
c) Tecle CTRL-C para copiar esse intervalo de células
d) Clique na célula A83 (a planilha deve estar vazia da linha 83 pra baixo) que é onde iremos colar o novo jogo 3
e) Tecle CTRL-V. Isso fará com que o jogo 3 seja criado como cópia do 1
f) Até aqui creio que não há problemas pra você. Já deve ter feito cópia similar a esta para criar o jogo 2
g) Agora vamos à questão do nome. Selecione toda a área do jogo 3 (sem as bordas amarelas) clicando na célula B84, e arrastando até a K121. Com essa área selecionada, clique no campo de nome (quadradinho sobre a célula A1, onde está escrito B84) e digite nelo Jogo.3.2 e tecle ENTER.
h) Verifique se a criação do nome foi feita, verificando no menu FORMULA e em GERENCIADOR DE NOMES.

Se ainda ficar dúvida, fique a vontade pra perguntar.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Uma sugestão, antes que você crie todos os jogos: coloque um título sobre o quadro do jogo, algo do tipo "Jogo 8 - Jornada 5", porque sem isso é difícil identificar o jogo.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Posts
#50023
Jimmy,
Fiz a criação de um jogo 3 na jornada 3, e não passaram os campos, para a tabela jogos!

Que estou a fazer mal.
Segui as suas indicações.

obrg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord