Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Qualquer dúvida sobre gráficos, como criá-los, alterar eixos principais e secundários, adicionar/remover categorias e séries, legendas e rótulos, etc.
  • Avatar do usuário
Por Willer
#48025
Estou com um problema de não conseguir desenvolver um gráfico que quando filtrar um dado, destacar a coluna do gráfico.
Ex.: Tenho uma determinada base de dados, com mes, dia e valor. Criei um gráfico de barras, nele contém todos os meses, fiz um filtro contendo os meses, gostaria que quando eu filtrasse o mes, destacasse no gráfico com uma cor o mês que foi selecionado. Como posso fazer isso.
Avatar do usuário
Por BRNzFromBrazil
Avatar
#48031
Complicado rsrs...bom, testei algumas coisas e cheguei em algo parecido. Ainda não é exatamente o que deseja, mas já dá para ter uma base, e assim adaptar ao que mais cabe ao seu caso. Utilizei uma macro bem básica para fazer a alteração no layout do gráfico. Após gravar, reproduzi ela mais vezes, realizando a alteração no nome da macro, de acordo com o nome de cada mês, desde Janeiro até Dezembro. A macro gerou o código no VB. O código para cada mês inserido é o seguinte:

Sub <mês>_destacado()
'
' Janeiro_Destacado (por exemplo)
' Destaca o mês de Janeiro
'

'
ActiveSheet.ChartObjects("<nome do seu gráfico").Activate
ActiveChart.PlotArea.Select
ActiveChart.ClearToMatchStyle

' O ChartStyle está definindo o Layout padrão para o seu gráfico, no meu caso, define as colunas na cor cinza. Corrija-me caso eu estiver errado. ;)
ActiveChart.ChartStyle = 1
ActiveChart.ClearToMatchStyle
ActiveChart.SeriesCollection(1).Select
ActiveChart.SeriesCollection(1).Points(<número da coluna em questão, 1 para Janeiro, 2 para Fevereiro, e assim em diante>).Select
With Selection.Format.Fill
.Visible = msoTrue

' Este ForeColor define a cor para a coluna, no caso selecionei o laranja
.ForeColor.ObjectThemeColor = msoThemeColorAccent6
.ForeColor.TintAndShade = 0
.ForeColor.Brightness = -0.25
.Transparency = 0
.Solid
End With
Range("A1").Select
End Sub

---------------------------------------------------------------------
Claro que isto depende muito do tipo de gráfico, e também do Layout dele, números de série, quantidade de meses (caso esteja trabalhando com dois gráficos divididos em semestres), etc.
Isto é para vincular as macros em botões, criados logo abaixo de cada coluna no gráfico. No seu caso, onde é uma lista, provavelmente foi utilizada a Validação de Dados. Vincular a macro a um dado selecionado por este meio, eu ainda não sei como, mas, sempre há solução, basta continuar tentando. ;)
Avatar do usuário
Por BRNzFromBrazil
Avatar
#48080
Então amigo, o "desafio" lançado foi divertido. Corri atrás de saber como fazer isto, e bem, foi bem complicado rsrsrs...

Cheguei em uma conclusão, fiz algumas gambiarras (das brabas) e cheguei em uma forma de destacar o mês escolhido.

Ontem utilizei uma macro básica para alterar as cores de acordo com o mês escolhido, mas o processo era acionado por botão. Neste, utilizei sobreposição de dados no gráfico, para que ele mostrasse o mês com o maior valor em uma cor diferente, e utilizando da função SE/OU, além de SOMA.
Coloquei valores aleatórios nos dias dos meses, como em um faturamento, no final, coloquei a soma destes valores. Construí uma tabela abaixo desta, destacando o total de cada mês. Ao lado, coloquei na célula a palavra SITUAÇÃO, e em seguida utilizei a seguinte fórmula:
=SE(Gráfico!$B$19=A42;B42;NÃO.DISP())

No gráfico, informei esta tabela para serem coletados os gráficos.

Na planilha onde fica o gráfico em si, listei os meses em uma célula usando Validação de Dados (esta célula é a Gráfico!$B$19), e ao escolher o mês, o Excel executa a função SE, e mostra o valor total do mês na tabela da situação.
E então, o gráfico destaca o mês onde este valor é mostrado, e mantém os meses onde mostra o erro de #N/D na cor original. Pronto, gráfico destacando o mês escolhido! ;)

A gambiarra foi imensa, e adaptar ela para a sua tabela pode ser meio complicado, mas ainda sim dá ;)

Segue em anexo um exemplo da planilha/gambiarra :lol:

Lembre-se de marcar como Obrigado caso tenha ajudado, e marque como Resolvido caso tenha resolvido seu problema.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Diego100ges
Posts
#48081
Já pensou em utilizar o PowerBI?
É ótimo e resolveria esse e qualquer outro tipo de problema parecido.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord