Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por LEO2004
Posts Avatar
Ola amigos,

Tenho esse projeto quase pronto onde que ele importa um arquivo TXT ."sped" separando os registros por blocos.. onde eu posso editar e informações acrescentando e tirando..
O meu problema e o seguinte e na hora de exportar para txt.. Eu criei um modo via VBA que insere uma coluna nova em cada planilha e depois de inserido ele vai concatenar a informação das colunas do lado.. Só que ele só faz isso em uma linha só..
Tipo se na A2 tenho informações ele concatena B2, C3 e assim por diante... Mas ele só ta fazendo nessa linha..
Se B3, C3 etc.. tiver informa ele ta contentando para linha abaixo.. no caso "A3"

A planilha é muito grande e não consigo enviar por aqui..
Meu e-mail de contato é leoeugomes@gmail.com e whats 51 999211289

Alguém pode me ajudar..?

Eu tentei isso primeiramente..

O código abaixo ele percorre todas as planilhas e vai concatenando, porem só a primeira linha de informação..
Preciso concatenar todas que tiverem informações...

Sub Percorre_planilhas_concatenando()

Contagem = Sheets.Count

Cont = 1

Do Until Cont > Contagem

Sheets(Cont).Select
Range("A2").Value = Range("B2").Value & Range("C2").Value & Range("D2").Value & Range("F2").Value & Range("G2").Value & Range("H2").Value & Range("I2").Value & Range("J2").Value & Range("K2").Value & Range("L2").Value & Range("M2").Value & Range("N2").Value & Range("O2").Value & Range("P2").Value & Range("Q2").Value & Range("R2").Value & Range("T2").Value & Range("V2").Value & Range("W2").Value & Range("X2").Value & Range("Y2").Value & Range("Z2").Value & Range("AA2").Value & Range("AB2").Value & Range("AC2").Value & Range("AD2").Value & Range("AE2").Value & Range("AF2").Value & Range("AG2").Value & Range("AH2").Value & Range("AI2").Value & Range("AJ2").Value & Range("AK2").Value & Range("AL2").Value & Range("AM2").Value & Range("AN2").Value

Cont = Cont + 1

Loop

End Sub
Por Jimmy
Leo,

Você consegue montar uma planilha reduzida apenas para testes? Apagar, por exemplo, as linhas abaixo de 10, deixar 2 ou 3 planilhas, e anexar na mensagem?

Jimmy
Por LEO2004
Posts Avatar
Olá Jimmy, Obrigado pelo seu retorno..

Estou lhe encaminhado a planilha..
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por OTACILIO144
Posts Avatar
opa blz amigo
bom creio que deva estar faltando apenas aproveitar a variável cont para ir para próxima linha, tenta alterar dessa forma:

Range("A" & cont).Value = Range("B" & cont).Value & Range("C" & cont).Value

faça isso no código todo claro neh haha, se der certo deixa seu joinha :D
Por Jimmy
Leo,

Alterei algumas das tuas macros. Verifique e adote aquelas que julgar que estão melhor.

A macro já está funcionando.

Nas tuas macros você adota como critério que a primeira planilha seria a que junta todos os concatenados (a TXT), e as demais são fornecedoras de dados. Eu mudei o critério para permitir que a posição da planilha TXT seja qualquer uma.

A macro identifica a planilha TXT por ela não começar pelo caractere “|”. As que iniciam com esse caractere, ela considera que são planilhas fornecedoras, independentemente da posição dela na aba de planilhas.

As macros de inserção e deleção da coluna A, eu apaguei aquelas dezenas de linhas, e fiz com loop. Também coloquei uma verificação para evitar que sejam acionadas 2 vezes, sem querer, o que poderia causar a inserção de duas colunas no início, ou a deleção de colunas de dados.

Nas alterações que fiz, respeitei o rito de criar coluna A (auxiliar), concatenar, passar para a planilha TXT, apagar a coluna A, e exportar, mas essa inserção e deleção de coluna não é necessária. A macro que CONSOLIDA pode já pegar de cada uma das colunas os dados, concatenar, e colocar na sua coluna A, diretamente, sem criar a A nas planilhas de dados. Pode até já exportar, e essas 5 macros ficariam em uma só. Na verdade nem precisa colocar em sua coluna A; pode exportar para o arquivo TXT diretamente, tudo num só clique.

Se dessa forma você acha que fica melhor, avise que eu altero.

Jimmy San Juan
Por LEO2004
Posts Avatar
Jimmy Muito obrigado pelo retorno..
Os códigos que você colocou ficaram ótimos..
Só preciso de mais ajuda ..
fiz um teste, importei um arquivo completo .. e cliquei em consolidar e deu erro de tempo execução 9..
então fiz como tava fazendo, gerei as colunas e concatenei, na hora consolidar ele consolidou somente ate uma parte e parou..
No mais ficou muito bom..
Teria como me ajudar nesses detalhes?

Obrigado!!
Por Jimmy
Bom dia,

Tem como ajudar sim, mas preciso da planilha que deu erro, pra ver em que linha deu, qual o conteúdo da planilha, etc.
Tente reduzir a planilha o suficiente pra postar aqui, mas com dados suficientes pra dar pau.
fiz um teste, importei um arquivo completo .. e cliquei em consolidar e deu erro de tempo execução 9..
Antes de clicar em CONSOLIDAR tem que incluir a coluna, concatenar, etc...
O que eu havia dito é que deixei como estava, mas há a possibilidade de juntar as macros que cria a coluna, a que gera o concatenamento, a que consolida, a que exporta e a que deleta a coluna A, tudo numa só. Eu não fiz isso porque não sei se há algum motivo pra você fazer passo a passo. Posso fazer se você achar que fica melhor.

Jimmy San Juan
Por LEO2004
Posts Avatar
bom dia Jimmy,

Segue anexo a planilha..
Ahh lembro que eu não sei se é o numero de dados.. pois a planilha seria para gerar arquivos bem grandes..
Por Jimmy
Leo,

O erro ocorreu porque a quantidade de cores diferentes para colorir a fonte da coluna B, se esgotou, porque a quantidade de cores é inferior à quantidade de planilhas. Mudei pra começar a repetir as cores, caso necessário.

Pergunta: você precisa que as cores vão mudando, e cada planilha tenha uma cor diferente das demais, ou basta usar apenas vermelho, azul e verde (só exemplo) alternadamente para separar visualmente o que vem de uma planilha e o que vem da outra?

Você pensou a respeito de juntar as 5 macros numa só?
Partimos pra isso?

Outro assunto importante: eu usei a linha 1 das planilhas de dados, para marcar a coluna auxiliar A inserida. Isso permitiu saber se essa coluna já havia sido inserida ou não, evitando dupla inserção. O mesmo para deleção.
Você usa a linha 1 para alguma coisa? Porque se usa, e nas planilhas que enviou ela está em branco apenas por ser uma planilha de testes, teremos que mudar essa lógica.

Jimmy San Juan
Por LEO2004
Posts Avatar
Olá Jimmy, Primeiramente muito obrigado.

E respondendo a perguntas :

1ª Resp: as cores de inicio era uma mapeação, porém agora pode ser aleatoriamente..
2ª Resp: Podemos juntar as 5 em uma 1 só..
3ª Resp: A linha de cima seria para um cabeçalho para um filtro com ajudar a selecionar as informações..

Mas tenho uma dúvida teria como ter um contador de registros?
tipo assim existe uma aba 9900| as informações dessa aba e de totalizar a quantidade de cada registro existe..

exemplo:

|9900 |C100 |28323 -> esse numero é quantidade de c100 que tem arquivo..

teria como criarmos isso?
nem que fosse um botão de comando..

obrigado!!
Por LEO2004
Posts Avatar
Jimmy esbarrei num problema maior kkk
Desculpa ..
Eu gerei o arquivo tudo certo..
Mas eu na hora de projetar a consolidação eu não fiz mapeamento de hierarquia.. ou seja nos registros c100 depois c170 depois c190 depois c191..
Por fim não como fazer isso... :o :cry:
Por Jimmy
Leo, vamos resolver tudo, mas prefiro passo a passo pra coisas irem ficando mais sedimentadas antes de iniciar outra etapa.

Vou iniciar juntando as macros, pra depois fazer o resto, porque se fizer as alterações nas macros separadas, quando eu juntar todas dará mais trabalho.

Pergunta: você precisa que seja mantida a relação completa de registros, aquela que é montada na planilha TXT ORIGINAL, mesmo após gerar o arquivo TXT, ou só te interessa o arquivo TXT gerado, e essa relação completa pode ser apagada?

Jimmy
Por LEO2004
Posts Avatar
Jimmy,

Sim, prefeito vamos passo a passo..
Respondendo pergunta. Sim, só me interessa o TXT gerado.. Eu so mantive o montado na Planilha original para poder ter uma maneira de exportá-la..

Porém tava olhando que se traze-se na importação na ultima coluna dos Registros que comecem com a letra "C" o numero da Nota que se referem , ficaria mais fácil .. por que futuramente eu iria precisar dessa informação. Exemplo abaixo..

|C190|0|2102|12|461,14|461,14|55,34|0|0|0|0| NUMERO DA NF|

O numero da nota deixei enter "#" caso precise do arquivo txt, esta em anexo..
|C100|1|0||65|00|2|#59978#|43190394290483000150650020000599781000599784|26032019|26032019|46,97|2|0|0|46,97|9|0|0|0|9,91|1,77||||||||

Obrigado amigo!!
Por Jimmy
Esqueceu de anexar o TXT de entrada.
Por LEO2004
Posts Avatar
Mil desculpas..
segue anexo..
Por Jimmy
Já juntei as macros.

Uma olhada que tamanho ficou a macro! Apaguei todas as outras.

Vou olhar o arquivo de importação.

Enquanto eu olho, explica melhor isso, pois não entendi:
Porém tava olhando que se traze-se na importação na ultima coluna dos Registros que comecem com a letra "C" o numero da Nota que se referem , ficaria mais fácil .. por que futuramente eu iria precisar dessa informação. Exemplo abaixo..
e isso também:
Mas eu na hora de projetar a consolidação eu não fiz mapeamento de hierarquia.. ou seja nos registros c100 depois c170 depois c190 depois c191..
Por Jimmy
Esse arquivo é de importação (ele entra na planilha) ou de exportação (ele é gerado pela planilha)?
Por LEO2004
Posts Avatar
ele é importado para planilha ..
depois ele exportar um igual..
Por LEO2004
Posts Avatar

Resposta : Lhe encaminhei uma imagem tentando explicar melhor...

Se voce abrir o txt voce vai ver que segue uma ordem C100 depois vem o C170 depois C190 e assim por diante.. ele deve seguir essa sequencia de informações..
Por LEO2004
Posts Avatar
segue a imagem .. que faltou ESTA COMPACTADA PARA PODER ENCAMINHAR
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord