Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por MariliaReis
Bom dia, pessoal!

Me chamo Marília Reis, sou contadora, não sou expert em Excel, mas sou esforçada para aprender sempre mais.

Pessoal, estou com o seguinte problema com a formula SE e PROCV.
Eu tenho uma planilha onde importo os xml para cálculo do imposto ICMS interestadual. E estabeleci a seguinte regra:
Se a coluna H6 (ns1:CRT) for menor que 3 o excel deve procurar a coluna G6 (ns1:UF) na planilha “UF” no intervalo UF!$A$2:$D$28;4 e se não deve trazer o resultados da coluna Y6.
O problema é que quando a célula H6 é igual a 3 o resultado na célula BM4 aparece corretamente, mas quando a célula H6 é menor que 3 aparece #N/D

As colunas com erros estão destacadas em verde.

Alguém pode me ajudar?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por osvaldomp
Experimente:
Código: Selecionar todos
=SE([@[ns1:CRT]]<3;PROCV([@[ns1:UF]];UF!$C$2:$D$28;2;0);[@[ns1:pICMS]])
Por MariliaReis
Boa tarde!

Prezado osvaldomp, muito obrigada pela sua atenção. Sua contribuição salvou o meu emprego!! Muito, muito obrigada!!

osvaldomp, para que eu possa compreender o que aconteceu de errado com a minha formula você poderia me explicar o motivo do Excel não retornar ao resultado esperado da tabela "UF" com a minha formula ajustada:

=SE([@[ns1:CRT]]<3;PROCV([@[ns1:UF]];UF!$A$2:$D$28;4;0);[@[ns1:pICMS]])

Mas com a sua formula recomendada o Excel trouxe o resultado esperado:

=SE([@[ns1:CRT]]<3;PROCV([@[ns1:UF]];UF!$C$2:$D$28;2;0);[@[ns1:pICMS]])

Eu percebi que a diferença está no campo de pesquisa da PLAN UF, mas se eu mantivesse a busca na planilha toda, UF!$A$2:$D$28;4;0, eu pensei que estaria certo.

Você poderia, por gentileza, me explicar para que eu não erre mais.

Mais uma vez, muita gratidão pela sua atenção!

Atenciosamente,
Marília Reis
Por osvaldomp
Olá, Marilia.

A função PROCV faz a busca na primeira coluna à esquerda do intervalo fornecido em "matriz_tabela" como argumento da função.
Como você quer buscar a abreviatura do nome do estado (SP, SC, PB, ...) na planilha UF , a coluna que contém as abreviaturas é a coluna C, por isso a coluna C deverá ser a primeira coluna indicada no argumento "matriz_tabela".

Então eu alterei a "matriz_tabela" da sua fórmula, que está como $A$2:$D$28 para $C$2:$D$28, dessa forma o PROCV fará a busca na coluna C e retornará o valor da coluna D, por isso alterei de $A$2:$D$28;4 para $C$2:$D$28;2.

Por último, acrescentei zero no argumento "procurar_intervalo" ($C$2:$D$28;2;0) porque se for omitido, como é o caso da sua fórmula, ou se for colocado 1, a coluna C da UF precisaria estar em ordem ascendente.

Para obter mais informações ~~~> em uma célula vazia digite =procv( ~~~> aí irá aparecer uma caixa com dicas sobre essa função, então clique em PROCV que aparece em azul para acessar a ajuda para essa função. Ou clique em Inserir Função (ícone fx à esquerda da Barra de fórmulas ) / Pesquisa e Referência / PROCV / Ajuda sobre esta função.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord