Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por MicheliBarcello
Bom Noite Pessoal, Tudo bem?

Hoje no meu estagio, meu supervisor me passou um desafio para desenvolver, porem não possuo muito conhecimento com excel e o mesmo precisa ser feito no excel, alguém poderia me ajudar a fazer ? Acredito que é fácil porem não tenho ideia.

Atualmente utilizamos um arquivo excel com 3 Abas ( Dados Clientes, Clientes - Pagamento e Pedidos )

A aba Dados Clientes, serve apenas para cadastras novos clientes

A aba Cliente - Pagamento tem uma função que começo a digitar o nome do cliente, aparece uma setinha para baixo com uma lista de nomes que começam com o que foi digitado, assim escolho o mesmo e ele já puxa automaticamente a empresa, e-mail, telefone...

A aba Pedidos é utilizada para escrever o que o cliente comprou e imprimir.

Normalmente não usa muito a aba (Dados Clientes) que é apenas para cadastra, sempre utilizamos a aba (Cliente - Pagamento ) para selecionar o cliente, e isso faz com que na aba ( Pedidos ) aparece o nome, empresa, e-mail.... para imprimir.

O problema é que as vezes não lembro o nome do cliente, mas lembro o nome da empresa, porem a função apenas procura pelo nome do cliente, nesse caso preciso ir na aba ( Dados Clientes ) aperta control+L escrever o nome da empresa, verificar o nome do cliente, e voltar na aba ( Cliente - Pagamento ) e escrever o nome do mesmo. ( Isso faz perder muito tempo ), gostaria de saber se tem como melhorar o programa, tipo uma função "se", que possa procurar pelo nome do cliente ou pelo nome da empresa. Se lembra o nome do cliente, escrevo no cliente, e por ele puxa os dados da empresa, teleofone, e-mail.... para aba ( Pedidos ) ou se lembrar do nome da empresa, escreve na empresa e por ele pixa os dados do cliente, telefone,-email.....

Vou colocar em anexo o arquivo do excel

Imagens:
http://ap.imagensbrasil.org/image/qXIBX3
http://ap.imagensbrasil.org/image/qXIQFH
http://ap.imagensbrasil.org/image/qXIsN9

Att
Micheli Barcello
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por MicheliBarcello
Boa Tarde, Tudo bem ?

Agradeço muito sua ajuda, porem não sei muito bem utilizar macro :/ ( Como habilita ? )

Por acaso é possível fazer usando aquela funções "se" ? ( ou alguma parecida ? )

Por exemplo, ou eu escolho pre-encher na lacuna cliente e ele puxa o da empresa ou eu escolho pre-encher a lacuna da empresa e ele puxa o do cliente, senda na aba Pedido puxe tudo ?

O arquivo deu "erro de compilação: variável não definida"

Agradeço desde já, Obrigada :)
Por Estevaoba
Na aba Dados Clientes incluí uma condição na fórmula em B3:
=SE(ÉNÚM(LOCALIZAR('Cliente - Pagamento'!$C$6;SE('Cliente - Pagamento'!$C$5="Cliente:";[Nome:];[Empresa:])));MÁXIMO($B$2:B2)+1;0)

Na aba Dados Clientes incluí uma condição na fórmula em G3:
=SEERRO(PROCV(LIN(B1);$B$3:$D$9050;SE('Cliente - Pagamento'!$C$5="Cliente:";2;3);FALSO);"")

Na aba Cliente-Pagamento incluí uma validação de dados em C5 para você selecionar o que deseja buscar, cliente ou empresa.
Nessa mesma aba, o texto em E5 alternará conforme a seleção em C5.

Da mesma forma, incluí condições nas fórmulas na aba pedidos, por exemplo:
B3="Aos cuidados de: "&SE('Cliente - Pagamento'!$C$5="Cliente:";'Cliente - Pagamento'!C6;'Cliente - Pagamento'!E6)

E nos outros campos também.

Veja se atende.

Good luck!
Por Jimmy
Olá Micheli,

Farta disposição de soluções... ;)

Segue mais uma.

Na planilha CLIENTE-PAGAMENTO agora há 3 segmentos.
No primeiro você escolhe por cliente, preenchendo C6, como já vinha fazendo.
No segundo você escolhe por empresa, preenchendo C9.
O terceiro é o resulvado dos 2, ou seja, o que será usado na planilha PEDIDOS.

Ou você digita em C6 (cliente) ou C9 (empressa). Se digitar nos 2 a fórmula bloqueia. e não sai nem cliente, nem empresa no terceiro segmento.

Por se tratar de um problema para aprendizado, procurei usar os mesmos elementos já usados na planilha.

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 25 Mar 2019 às 10:22, em um total de 3 vezes.
Por Jimmy
Apaguei a planilha que anexei antes porque tinha um erro.
Corrigi e anexo novamente.

Há um detalhe que devo comentar. será comum no cadastro haverem duas ou mais pessoas trabalhando na mesma empresa. Então digitar somente a empresa pode não ser suficiente para definir qual pessoa é a correta.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord