Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por LeoHenrique
Posts Avatar
Boa tarde a todos ! Tentei criar uma macro, mas não consegui. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.
A macro, preciso que faça uma autosoma, porém essa autosoma somará abaixo dela, uma certa quantidade de células "indeterminado", até que chegue na próxima linha ou "espaço" em branco e criei uma nova autosoma abaixo até que localize a próxima célula vazia.
Leandro H. Manhani Moreira
Franca - SP
Por osvaldomp
Sugestão: disponibilize aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel, com alguns dados na planilha e com o resultado desejado. Informe se você quer que a macro coloque a fórmula ou o resultado da soma.
Por LeoHenrique
Posts Avatar
Bom dia a todos !
Segue em anexo, a planilha que estou tentando criar uma macro, a partir de outra, por um procv buscar o resultado da grade por referência.
O problema é que, ao criar a macro, ela fixa o autosoma, e este arquivo é sobreposto quando chega novas informações, assim as linhas se alteram, há referências com 15 linhas outras com 25 e quando é sobreposto, aumentam. Então essa macro precisa somar a quantidade de linhas para baixo até a próxima em branco "que é da próxima referência".
Muito grato se alguém puder ajudar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Leo,

Veja se isto te atende.

Se a principio atender, o próximo passo é ir usado e corrigindo na medida em que o que noão foi previsto for acontecendo.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por LeoHenrique
Posts Avatar
Boa tarde !!

Isso mesmo Jimmy !!! Muito obrigado !!!
Além do código pronto que está perfeito e funcionando, se possível tem como me explicar a sequência das variáveis para montar o código ?

Leandro H. M. Moreira
Franca - SP
Por Jimmy
Olá Leo,

Na macro que postei já tem um comentário por linha dizendo, sem detalhes, o que ela faz.

Em linhas gerais, a macro executa um loop (DO / LOOP), e em cada iteração ele:

- Executa a ação similar a um END + Seta para baixo aplicado na plainha. Isso posiciona na primeira célula preenchida do bloco. Armazena o número da linha em LinIni. Caso LinIni seja a última linha da planilha, indicando que não há mais nada, o DO/LOOP é encerrado.

- A linha da soma é uma linha antes da LinIni.

- Executa END + Seta para baixo novamente para se posicionar na linha final do bloco. Armazena o número da linha em LinFim.

- Transforma o número da coluna em letras (ex. 1=A, 5=E, 76=BX, etc)

- Coloca a função SOMA na linha LinSom, iniciando na linha inicial LinIin, e terminando na linha final LinFim.

- Executa o loop novamente para o próximo bloco.

- Note que há um FOR/NEXT abrigando isso tudo, que executa tudo isso para cada uma das colunas, desde a 76 (BX) até a 87 (CI).

Eu acabei esquecendo de te avisar pra apagar a linha da macro que pinta a soma de vermelho, caso prefita. É só apagar a linha.

Jimmy San Juan
Por LeoHenrique
Posts Avatar
Excelente Dimmy !! Muito obrigado !!
Estou estudando bastante o VBA !! Breve espero ajudar aqui também !!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord