Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Preciso de uma função que retorne a referencia da ultima célula com valor em uma coluna.
Ex: Na coluna C tenho centenas de linhas com valores e outras centenas vazias intercaladas, a última célula com valor é a C813. Preciso que seja retornado C813 e não o valor desta célula. Preciso de uma função e não um código VBA. Lembrando que antes da célula C813 existem células vazias.
Boa noite

Confira na planilha e dê retorno.
Fiz um exemplo com apenas 83 linhas.
07_03_19_Retornar a célula do ultimo valor com linhas em branco_Patropi.xlsx
Não se esqueça de clicar em Curtir.

[]s
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Boa noite Patropi! Obrigado por sua disponibilidade.
Não saco muito de fórmulas e funções, mas pelo que interpretei do código vc faz referencia à célula C1000, mas é exatamente isso que quero evitar. E se a ultima célula com valor fosse a célula C555000? Creio que vc vai me dizer para colocar no lugar de C1000 - C1048576, porém é esse desperdício de processamento que quero evitar. No VBA há um código que faz o que necessito, envia o cursor para a última célula e depois retorna para a próxima com valor. Tipo: End + Seta para baixo e na sequencia End + Seta para cima. Porém não quero (ou não consigo) usar o código VBA.
O que eu preciso na verdade é o seguinte: =SOMA(C1:C?) Onde C? é a última célula com valor. Se conhecer uma função que faz isso resolve.
Valeu
A fórmula que o Patropi sugeriu porém com referência à coluna inteira
Código: Selecionar todos
=ENDEREÇO(CORRESP(PROC(2;1/(C:C<>"");C:C);C:C;0)+CONT.SE(C:C;PROC(2;1/(C:C<>"");C:C)-1);3;4)
ou
=ENDEREÇO(CORRESP(9,99999999999999E+307;C:C);COLUNA(C1))
Não entendi a sua lógica de obter o endereço da última célula para depois empregá-lo na fórmula da soma.
Porque não utilizar =SOMA(C:C) ?
Em C2 e arraste até D2.
=SOMA(DESLOC(C4;;;LINS(C:C)-LIN(C4)+1))
Só uma dúvida Osvaldo. Esta fórmula não seria equivalente a =SOMA(C4:C1048576)?. Porque se for, o excel vai processar a soma mais de 1 milhão de vezes. O que nos colocaria na estaca zero. Na minha interpretação com a fórmula =SOMA(C4:C1048576) o Excel pega a célua C4 e soma a C5, na sequencia soma com a C6 e depois C7 e assim ele vai processando e somando zeros nas células que não contem valor. Haveria um desperdício de processamento da mesma forma. Exatamente o que eu estou tentando evitar.
Luneta

O Excel só trabalha com célula, e a soma tem que ter célula inicio e célula final

Então eu fiz esta formula que pega e soma mas está presa em 100.000 células, se passar disso você tem que mudar e se seu projeto for menor muda também entendeu

Confere se é desta forma que desejas

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luneta escreveu: Minha intenção era descobrir qual a última célula com valor e chegando nela pararia o processamento e retornaria a soma.
=ENDEREÇO(CORRESP(9,99999999999999E+307;C:C);COLUNA(C1))
Na fórmula acima que retornou #NOME, substitua COLUNA por COL

ou, a fórmula abaixo soma C4:C9, no seu exemplo, mas retorna resultado incorreto se houver células vazias na tabela de valores
=SOMA(C4:ÍNDICE(C:C;CONT.VALORES(C:C)))
ou utilize Intervalo Dinâmico Nomeado
=SOMA(INDIRETO("C4:"&ENDEREÇO(CORRESP(9,99999999999999E+307;C:C);COL(C1))))
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord