Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá, tenho uma planilha que informo o peso inicial de uma receita e ela me apresenta a quantidade de todos os ingredientes e temperos que preciso utilizar e também calcula o "Peso Total" dos produtos utilizados (babdallas já me ajudou nela).

Ocorre que em algumas situações primeiro eu tenho a informação de qual deverá ser o "Peso Total" da receita, para depois calcular os ingredientes. Seria assim: eu informo que preciso de 20,0 KG de "Peso Total" e a planilha me retorna a quantidade de ingredientes e temperos devo utilizar.

Segue planilha para melhor entendimento.

Desde já agradecido pelas respostas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Olá Estevaoba, obrigado pela resposta, mas parece que não entendeu o que estou precisando.

A planilha está correta e me atende bem, só que me apareceu outra situação onde preciso incrementar essa planilha para que ela também faça "o cálculo inverso" do resultado que ela apresenta, ou seja, em algumas situações primeiro eu tenho a informação de qual deverá ser o "Peso Total" da receita, para depois calcular os ingredientes. Seria assim: eu informo que preciso de 20,0 KG de "Peso Total" e a planilha me retorna a quantidade de ingredientes e temperos devo utilizar.

Espero ter demonstrado o que preciso.
Andre

Estamos em duvida com a sua pergunta, você escreveu

"Peso Total" na célula U7

qual valor sera digitado, de um exemplo dos cálculos, lembra sabemos fazer formula não sabemos do seu projeto

Decio
Olá Deciog

Então, desculpe mais uma vez a falta de clareza...

Vamos lá: a planilha que está anexa tem o objetivo de informar a quantidade de temperos devo utilizar para uma receita específica, para isso, eu tenho que informar na CÉLULA (G6) a quantidade em Quilo da soma dos dois ingredientes principais (arroz e feijão). Com esse valor na G6, ela calcula 80% de arroz (G7), calcula 20% de feijão (G8) e calcula também a quantidade de temperos devo utilizar para fazer a receita (M10:O15). Tendo todas essas quantidades calculadas, a planilha informa também na CÉLULA (U7), o "Peso Total" da minha receita PRONTA, onde são somados os pesos dos ingredientes principais (arroz e feijão) juntamente com os pesos de todos os temperos calculados.
Até aqui, TUDO BEM.

Meu "novo" problema e para o qual estou solicitando ajuda é que as vezes me chega a informação da responsável de cozinha, APENAS QUE EU PRECISO elaborar essa mesma receita (arroz com feijão) E ME INFORMA QUE ela precisa de 60 Kg DESSA RECEITA PRONTA, já somados os ingredientes principais junto com os temperos. Resumindo, ao invés de eu informar que quero a receita para (por exemplo) 10Kg INICIAIS dos ingredientes principais (célula G6), as vezes eu só tenho a informação de que preciso fazer (por exemplo) 60 Kg DA RECEITA PRONTA e para isso preciso QUE A PLANILHA calcule a quantidade dos ingredientes principais e também a quantidade dos temperos devo utilizar PARA OBTER NO FINAL os 60 Kg solicitados pela minha responsável de cozinha.

É possível fazer essa "operação inversa" (começando do final) no Excel, informando 1º o "Peso Total" (U7) para com essa informação a planilha calcular a quantidade dos ingredientes devo utilizar?

Grato.
Digite o Peso Total em W7 e veja se o resultado é satisfatório.
babdallas é isso mesmo!

Apenas duas observações:

1ª) Não entendi como você conseguiu resolver meu problema, pois eu já havia tentado fazer os cálculos da forma que você fez, mas sempre aparece a mensagem de erro de "referencias circulares". Pode me explicar a forma como você fez, até porque eu quero replicar esse processo em outras planilhas de receitas que tenho?

2ª) Da forma que ela está agora, não consigo mais fazer os cálculos informando o "peso INICIAL" dos ingredientes, pois na célula G6 agora tem a função SOMA. Qual a melhor forma para fazer com que nessa planilha eu consiga elaborar a receita das duas formas, ora informando o "peso INICIAL" e também as vezes que precisar, eu informar o "peso TOTAL"?

Desde já agradecido pelas respostas.
Para entender o que você fez de forma equivocada, só anexando a planilha para que possa te explicar.

Quanto ao pedido de ou colocar o peso inicial ou o peso final, você pode usar VBA ou então fazer o cálculo de duas maneiras diferentes usando células diferentes, pois com fórmulas na mesma célula vai acabar dando referência circular.
AndreGRC boa tarde, segue em anexo minha contribuição conforme solicitado, espero que atenta suas expectativas.
Se resolveu seu problema, me conceda seu like e marque o tópico como resolvido.
Nessa mesma mensagem, gostaria de responder tanto ao kiko como também o babdallas.

Kiko, nas planilha que você me disponibilizou, quando alteramos a quantidade em gramas dos temperos, parece que o cálculo não está sendo executado corretamente na plan "Calcula pelo Total". Veja se estou certo: quando na plan "Calcula pelos Ingredientes" eu altero a quantidade de gramas dos ingredientes (B06:B11), os calculos são executados normalmente. Quando na "Calcula pelo Total" eu altero os pesos dos temperos COM OS MESMO PESOS QUE ALTEREI NA plan "Calcula pelos Ingredientes", os valores calculados não estão corretos.... verifique isso por favor.

babdallas, para você entender o que eu tentei fazer e deu erro de "referencias circulares", estou anexando outra planilha mostrando o erro.

Alias, como não consegui incrementar a 1ª plan que disponibilizei pra vocês, pois quando eu acrescento novos temperos as formulas apresentam erros, segue essa nova plan com a formatação e quantidade de campos que realmente utilizo.

Obrigado.
AndreGRC

Andre, você vai ter muito trabalho para calcular, pois não esta tendo uma sequencia, cada produto tem varias opções

Nota no quadro verde é diferente as quantidade de linhas do quadro azul, seria bom fazer uma só quadro e ter por formula as opções.

A referencia circular deu porque você esta usando no quadro verde nas célula M9 e abaixo a célula R6 que tem soma da M16

Uma opção é colocar a água como primeiro item e abaixo os ingrediente que poderá ter, limitando números de linhas para o maior produto final, sugestão.

Confere a planilha se é desta forma que desejas

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Deciog, segui suas orientações e consegui resolver "em partes" os erros das tabelas.

O que fiz: criei um planilha que faz os cálculos utilizando o Peso INICIAL e criei outra planilha que faz os cálculos quando eu informo o Peso TOTAL.

A planilha "Peso INICIAL" me parece perfeita e está funcional.
Já a planilha "Peso TOTAL" ainda estou com dois probleminhas que não consegui ajustar. Nela tem minhas observações quanto aos erros apresentados.

Segue planilha com as ultimas alterações.

Mais uma vez obrigado a todos pelos esforços.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord