Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por MairaMaraS
Tenho uma pasta de trabalho com várias planilhas e cada planilha contém várias colunas (Nome, CPF, Responsável, valores, data, etc...Criei validações de dados diferentes para cada coluna. Contudo quando faço uma validação para o CPF dá problema. Preciso que o validador acuse erro ao ser digitado menos ou mais de 11 números. Contudo, se o faço (No critério de validação = Permitir: Comprimento do texto | Dados: é igual a | Comprimento: 11) o Excel não aceita CPFs que iniciem com zero.
Sendo assim, gostaria de saber se usando usando a opção Personalizado no critério de validação, há alguma formula que me permita solucionar o problema.

Talvez tenha uma forma de faze-lo utilizando macros, mas como não faço a menor ideia de como trabalhar com isso, pensei apenas no Validador de Dados como uma solução.
Desde já agradeço
Experimente manter a Validação que você já aplicou e formate as células para Texto.
Veja se ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
osvaldomp escreveu:Experimente manter a Validação que você já aplicou e formate as células para Texto.
Daria certo sim Osvaldo, mas aí eu não conseguiria colocar os pontos e os traços no formato do CPF e do CNPJ, por isso eu queria formatar com tipo personalizado...
babdallas escreveu:Veja se ajuda.
É o mesmo caso do Osvaldo, daria certo sim, mas aí eu não conseguiria colocar os pontos e os traços no formato do CPF e do CNPJ, por isso eu queria formatar com tipo personalizado...
Veja se atende com a coluna auxiliar.
Sim, neste caso sim. Uma outra opção seria VBA. Pode usar VBA?
MairaMaraS escreveu:... mas aí eu não conseguiria colocar os pontos e os traços no formato do CPF e do CNPJ, por isso eu queria formatar com tipo personalizado...
Para a Validação aceitar o zero inicial a célula deve estar formatada para Texto, se formatar para Personalizado a Validação não irá funcionar pois o zero inicial será excluído após apertar Enter. Ou seja, são incompatíveis.

Seguem duas alternativas.

opção1 - sem Validação, somente com Formatação da célula (nesse caso serão aceitas quaisquer quantidades de dígitos inseridos e não somente 11 ou 14); formate as células como Personalizado com a expressão abaixo. Serve para CPF e para CNPJ.
Código: Selecionar todos
[<=99999999999]000\.000\.000-00;00\.000\.000\/0000-00
opção2 - via macro, que aplica Formato Personalizado e aceita somente 11 ou 14 dígitos; arquivo anexo
Editado pela última vez por osvaldomp em 08 Fev 2019 às 10:53, em um total de 1 vez.
osvaldomp escreveu:
MairaMaraS escreveu:... mas aí eu não conseguiria colocar os pontos e os traços no formato do CPF e do CNPJ, por isso eu queria formatar com tipo personalizado...
Para a Validação aceitar o zero inicial a célula deve estar formatada para Texto, se formatar para Personalizado a Validação não irá funcionar pois o zero inicial será excluído após apertar Enter. Ou seja, são incompatíveis.

Seguem duas alternativas.

opção1 - sem Validação, somente com Formatação da célula (nesse caso serão aceitas quaisquer quantidades de dígitos inseridos e não somente 11 ou 14); formate as células como Personalizado com a expressão abaixo. Serve para CPF e para CNPJ.
Código: Selecionar todos
[<=99999999999]000\.000\.000-00;00\.000\.000\/0000-00
opção2 - via macro, que aplica Formato Personalizado e aceita somente 11 ou 14 dígitos; arquivo anexo
Osvaldo acredito que assim eu vou resolver o meu problema, mas não consegui acessar o macro você poderia me ajudar?
MairaMaraS escreveu:... mas não consegui acessar o macro ...
Desculpe, no comentário que coloquei na planilha faltou informar que é para clicar na guia da planilha com o botão direito do mouse (já fiz a correção no arquivo que postei antes).

Então, para acessar o código clique com o direito na guia da planilha e escolha Exibir Código, aí se for o caso, você poderá copiar e colar no módulo da sua planilha original. Copie e cole também a declaração de variável que está no Módulo1. Para acessar dê duplo clique em Módulo1 na janela da esquerda, no editor de VBA.
Sim, no meu post #40962 de 07 Fev 2019 às 21:51.

Mas o arquivo que coloquei é exatamente igual ao anterior, eu apenas acrescentei ao comentário que está na planilha que é para clicar com o direito.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord