Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#40695
Boa tarde a todos, gostaria de pedir mais uma ajuda ao pessoal aqui do forum.

Essa planilha que está em anexo, tem uma macro com o nome de Classificar de A-Z, ela classificar de A-Z os nomes, eu queria qui ela deixasse a coluna que está em Amarelo poder deixar os numeros na ordem do Maior para o menor. Então ficaria classificado os nomes de A a Z e os numeros do Maior para o menor.

Planilha Anexada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por leonesurf em 29 Jan 2019 às 14:09, em um total de 1 vez.
#40711
Olá Leon,

Pelo que eu entendi da planilha planilha, o que você está pedindo não pode ser feito. Não no sentido técnico, mas no lógico.

Cada nome tem seu jogo, e cada jogo gera seus pontos. Se classificar da forma que falou, os nomes vão se separar dos pontos.

É como ter uma planilha bancária com uma coluna do nome do correntista, e a segunda com seu saldo. Se eu classificar por nome, E por saldo, o primeiro nome da lista, ABELINO por exemplo, vai ficar na mesma linha do maior saldo, mesmo que não seja o saldo dele. Se você classifica por pontos, a linha que tiver maior número de pontos vai ficar em cima, mesmo que o nome do sujeito seja Zuca.

Se eu não tiver entendido a planilha corretamente, é deve ser feita a classificação como disse, desvinculando nomes de jogos, avise.

Jimmy San Juan
#40716
E ai Jimmy. Só que tipo, essa planilha não seria classificado em quem tem o maior numero de pontos e sim na ordem de A a Z e por ordem de pontos. porque tipo, não quer dizer que o cara que está com o nome lá em primeiro ex: Adelino, 5, ele vai esta com a pontuação maior... É porque não conseguir colocar essa ordem nessa linha de comando de classificar de A-Z. Se eu pegar uma planilha normal, e classificar de A a Z e depois solicitar o segundo criterio para classificar maior menor, fica certinho. Vou o arquivo em RAR com as 3 fotos para ficar mais explicado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#40717
haaaa, sim! Você não tinha falado em segundo critério antes.
Mesmo assim acho que temos que falar sobre isso.

O segundo critério só tem efeito quando o primeiro empata. Se tem 3 nomes MARIA, qual deles ficará em primeiro, qual em segundo, qual em terceiro? O segundo critério definirá isso. A primeira maria será a que tem mais pontos, e assim por diante.

Não sei se nessa planilha terá repetição de nomes. Creio que só haverá se forem permitidos mais de 1 jogo por pessoa. Caso contrário, se forem 3 Marias creio que você colocará sobrenome pra não haver confusão, e nunca haveria nome repetido, anulando totalmente o efeito do segundo critério.

Note que na sua macro está pegando até a coluna "O". A "P" está de fora do sort, mas não deveria.

Tente este sort:
Código: Selecionar todos
    Range("B3:P39").Select
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Clear
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Add Key:=Range("C3:C20"), _
        SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlAscending, DataOption:=xlSortNormal
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Add Key:=Range("P3:P20"), _
        SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlDescending, DataOption:=xlSortNormal
    With ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort
        .SetRange Range("B3:P39")
        .Header = xlGuess
        .MatchCase = False
        .Orientation = xlTopToBottom
        .SortMethod = xlPinYin
        .Apply
    End With
Jimmy San Juan
#40718
Acho que to entendendo. Só não entendi uma coisa. Sé é para ficar classificado de A-Z, e a outra classificação do maior para menor, não era para ficar em ordem crescente os pontos que todos os nomes que tem a mesma inicial? Por exemplo, na planilha ai que vou mandar agora, eu rodei ela com esse comando, só que ficou 3 nomes com valor mais alto e ficou em baixo do que tem um valor menor.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#40721
Você quis dizer que as 3 linhas em laranja ficaram abaixo da linha 3, que tem apenas 124 pontos?

A classificação que o Excel fez está correta. Na coluna de nomes ele não usa apenas a inicial para classificar, usa o nome todo.
Antonio Carlos de Almeida Paes
sempre virá andes de
Antonio Carlos de Almeida Perez
porque os nomes coincidem até o
Antonio Carlos de Almeida P mas depois disso. no primeiro vem aes e no segundo erez

No caso desta última planilha, a linha 3 (de 124 pontos) o nome é ANTONIA, e as laranja tem nome ANTONIO, logo, ANTONIA vem antes.

Entenda que o segundo critério será utilizado apenas quando o nome todo se repetir, e o Excel precisa de outro critério pra definir quem vem antes.
#40733
Hum. Acho que estou entendendo. Mas nao teria outra forma, Jimmy. De fazer como eu mencionei? Tipo, a classificação de A a Z e os numeros do Maior para o menor, para poder ficar pelo criterio da primeira letra do nome. Porque desse jeito, daria certo.
#40737
Jeito tem. Basta estabelecer o critério.

Tirei a mesclagem de células entre as colunas C, D e E. As colunas D e E ficaram livres.
Usei a coluna D como coluna auxiliar, onde pego só a primeira letra do nome da pessoa, e mando classificar pela coluna D.
Haverá várias células repetidas na D, uma vez que trata-se apenas da primeira letra dos nomes. Como há repetidas, o segundo critério (pontos) entra para desempatar.

Ocultei as colunas D e E.

Veja se está como espera.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord