Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por rcgomes
Olá a todos!

Colocaram-me o seguinte exercício para fazer mas já andei para aqui mais de 2h a tentar resolver e a função acaba sempre por dar erro.
Será que me conseguem escrever a função com base neste texto?

Preencha a coluna TX.IRS de acordo com as seguintes orientações:
Recorra à função PROCV() e no argumento Matriz_Tabela utilize a função SE() para decidir qual tabela deve consultar de acordo com o código da tabela que está na coluna à esquerda de TX.IRS. No argumento Núm_índice_coluna, recorra à função SE() para definir a nº da coluna de acordo com as seguintes condições:
i. Se o nº de dependentes for superior ou igual a 5 deve indicar a coluna 8 neste argumento (Núm_índice_coluna);
ii. Caso contrário, isto é, se o nº de dependentes for inferior a 5, deve utilizar a função CORRESP() de modo que a função decida automaticamente qual a coluna a consultar.

Se me conseguirem ajudar agradeço-vos imenso! Estou completamente à nora e não entendo o que estou a fazer mal..

Obrigado!
Amigo, será mais fácil de ajudar se anexar a planilha e colocar o resultado esperado digitado.

Abs
Por Deciog
rcgomes, Bom Dia

Usei formula matricial confere

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por rcgomes
Obrigado pela tua ajuda. Segundo percebi, não usaste os passos que indiquei no meu primeiro post mas foste por outra via..é isso? Será possível fazeres conforme os passos que me indicaram para fazer? É que tenho tentado seguindo os passos do meu primeiro post e pode acontecer que os passos estejam mal indicados e então aí já fazia mais sentido! hehe
Obrigado!
Editado pela última vez por rcgomes em 24 Jan 2019 às 09:58, em um total de 1 vez.
Por Jimmy
Olá Décio,

As tabelas 2 e 3, não usadas na sua proposta, estão na planilha IRS, mas tem que teclar PAGE DOWN pra ver.
Eu também custei pra achar.

Olá Gomes,

O enunciado pede para usar CORRESP mas não é necessário, e sem ele fica mais simples.

Fiz das duas formas: a mais simples na coluna J, e a que atende ao enunciado na K.

Não usei fórmula matricial.

Jimmy San Juan
Jimmy escreveu:Olá Décio,

As tabelas 2 e 3, não usadas na sua proposta, estão na planilha IRS, mas tem que teclar PAGE DOWN pra ver.
Eu também custei pra achar.

Olá Gomes,

O enunciado pede para usar CORRESP mas não é necessário, e sem ele fica mais simples.

Fiz das duas formas: a mais simples na coluna J, e a que atende ao enunciado na K.

Não usei fórmula matricial.

Jimmy San Juan
Podes colocar o anexo SFF? Obrigado!
Por Jimmy
Opsss... esqueci o anexo!
Por Jimmy
Acredito que esteja aprendendo. Se for o caso, e não tiver entendido algo, pergunte sem medo.

Se isso te ajudou, dê um like clicando na mãozinha.
Por Deciog
Jimmy, Bom Dia.

Realmente não vi as outras tabela, valeu

Decio
Por rcgomes
Desculpem voltar a chatear mas tenho outra dúvida sobre a mesma planilha:

Utilize a função PROC() para obter a designação dos abonos para os códigos exibidos na folha RECIBO. Deve consultar a folha AUXILIAR. Complemente com a função SE.ERRO() definindo conteúdo vazio (através de “”) caso a função PROC() devolva erro.

Utilizo a seguinte função: =SE.ERRO(PROC(C10;AUXILIAR!$A$3:$B$14);"")

No entanto, quando coloco um valor que não faz parte da folha, ele diz sempre que se chama "faltas" porque é a última designação da matriz...O que estou a fazer de errado?
Obrigado mais uma vez!
Por Jimmy
Gomes,

A função que usou, aqui no Brasil não tem ponto, SEERRO. Não sabia que ai em Portugal tinha ponto, mas o mais seguro é enviar a função na planilha, porque quando é aberta o Excel já adequa.

Essa característica de voltar FALTAS para quando não há o valor na tabela, é característica do PROC. Pode ser que o exercício tenha como alvo fazer você ver isso. Já o PROCV (e PROCH) tem como controlar isso pelo seu quarto parâmetro.

Vou te mandar a planilha novamente por esse motivo.
Jimmy escreveu:Gomes,

A função que usou, aqui no Brasil não tem ponto, SEERRO. Não sabia que ai em Portugal tinha ponto, mas o mais seguro é enviar a função na planilha, porque quando é aberta o Excel já adequa.

Essa característica de voltar FALTAS para quando não há o valor na tabela, é característica do PROC. Pode ser que o exercício tenha como alvo fazer você ver isso. Já o PROCV (e PROCH) tem como controlar isso pelo seu quarto parâmetro.

Vou te mandar a planilha novamente por esse motivo.
Sim, aqui em Portugal a função SE.ERRO tem ponto.
Com o PROCV também tinha conseguido usar a função...não consigo é com o PROC... Talvez seja isso, vou manter o PROCV. Obrigado!
Por Jimmy
Ok, se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.

Se está tudo resolvido, agradeço se clicar na mãozinha (positivo) e fechar o tópico.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord