Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por rhod
Boa tarde...

Tenho uma planilha que determinada célula recebe um resultado de uma conta simples em formato percentual. Estou tentando fazer uma validação de dados nessa célula da seguinte forma: se o valor da célula for maior que 110%, a ferramenta de validação exibe mensagem de erro e não aceita.

O problema é que quando eu digito o valor maior que 110%, a validação funciona certinho. Porém esse campo é calculado. Quando o resultado da divisão de outras duas células ultrapassa os 110%, a validação não funciona.

Alguma ideia?
Na mesma célula ou em outra?
Na mesma célula. Célula H9. Ela tem uma fórmula básica =H6/H7

Esse resultado, quando >110%, eu queria que aparecesse uma msg de erro. Porém essa msg só aparece quando eu digito 110% na H9.
rhod escreveu:Na mesma célula. Célula H9. Ela tem uma fórmula básica =H6/H7
A Validação deve ser aplicada em H6 e em H7 fazendo referência ao resultado da divisão H6/H7, e não em H9.
Não consegui fazer... não entendi muito bem quando disseram que a validação tem que ser nas h6 e h7 :shock:

Vou postar a planilha pra ver se facilita.

Obrigado!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
rhod escreveu:... não entendi muito bem quando disseram que a validação tem que ser nas h6 e h7 :shock:
;) :?:

"quem disseram" te explica:

Copiado do link abaixo ~~~> "Você pode usar a validação de dados para restringir o tipo de dados ou os valores que os usuários inserem em uma célula."
https://support.office.com/pt-br/articl ... f3ce5f7249
Portanto não faz sentido a ideia de aplicar VD em célula que contenha fórmula, visto que a VD só se aplica a conteúdos inseridos pelo usuário e não se aplica a conteúdos resultantes de fórmulas. No entanto, é possível "controlar" o valor resultante da fórmula aplicando VD nas células dependentes da fórmula.
Exemplo, se a fórmula em H9 depende de H6 e de H7, então aplica-se VD em H6 e em H7, conforme abaixo.
Em uma planilha vazia:
1. coloque em H9 ~~~> =H7/H6 (a fórmula irá retornar #DIV/0!)
2. selecione H6:H7
3. menu Dados / Validação de Dados / Validação de Dados / Permitir: Personalizado
4. na caixa de Fórmula cole a fórmula =$H$7/$H$6<=20 / OK / Sim

Em seguida, para testar, insira números em H6 e em H7 tais que o quociente de H7/H6 seja maior do que 20, por exemplo H7=50 e H6=2.

Na planilha que "disponibilizaram" no post #36243 as células H6 e H7 também contêm fórmulas, e isso não "informaram" antes. Nessa situação aplica-se o que foi comentado acima: "É possível "controlar" o valor resultante da fórmula aplicando VD nas células dependentes."
Exemplo, H7 contém a fórmula =SOMA(H13:H33) então "precisam" aplicar VD ao intervalo dependente H13:H33 e não em H7.

Segue uma solução alternativa via macro.
Se quiserem testar instalem o código abaixo no módulo da planilha GPI I, assim:
1. copie o código daqui
2. clique com o direito na guia daquela planilha e escolha 'Exibir código'
3. cole o código na janela em branco que vai se abrir
4. feito! 'Alt+Q' para retornar para a planilha e testar
Código: Selecionar todos
Private Sub Worksheet_Calculate()
 If [H9] > 1.1 Then MsgBox "H9 é maior que 110%"
End Sub
funcionamento - sempre que a planilha for recalculada e se o resultado da fórmula em H9 exceder o valor de 110%, será exibida caixa com mensagem
Obrigado pela resposta Osvaldo. Agora, ciente dessa regra que VD só funciona com dados inseridos, vou para o plano "B" que seria utilizar macros.

Estou marcando como concluído. Novamente, obrigado.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord