Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por SandroLima
Boa tarde, amigos forumeiros.

Podem me ajudar com a configuração dessa tabela com validação de dados em cascata?

A tabela é bem maior, com uma quantidade maior de colunas, mas a partir da configuração desse início dela acredito que consiga desenvolver e adaptar para o restante do trabalho.

A validação se inicia a partir da coluna "DATA" da planilha "ATIVIDADE DIÁRIA" cujo banco de dados se encontra na planilha "CONFIGURAÇÕES".

Até aí nada demais exceto pelo fato de existem datas repetidas no banco de dados.

Então o que gostaria de desenvolver seria:

1) Na lista suspensa da coluna "DATA" eliminar os valores repetidos de data;

2) Na coluna "FLUXO" que estivessem disponíveis na lista suspensa as opções "Entrada", "Saída" e o campo vazio, conforme a data selecionada na coluna "DATA" (por isso algumas datas são repetidas na planilha "CONFIGURAÇÕES", pois possuem uma, duas ou três opções de escolha da coluna "FLUXO");
- Sei que poderia escrever apenas "Entrada", "Saída" ou deixar o campo vazio na opção de fonte para essa validação, porém ela vai depender da data selecionada, pois se tratam de despesas e recebimentos em sua maioria com dias fixos do mês.

3) Da mesma forma para a coluna "CATEGORIA", que também seguisse uma validação em cascata conforme a escolha nos dois campos anteriores ("DATA" e "FLUXO").

Muito obrigado se puderem colaborar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Deciog
SandroLima , Bom Dia.

Sobre o campo data eu resolvi, confere o modelo, mas as outra validações que quer não entendi direito, poste um modelo com varios resultados esperado

Decio
Por SandroLima
Bom dia, Decio.

Obrigado pela colaboração. Até aí ok... era isso mesmo.

Para a segunda etapa do projeto seria o seguinte... repare que na planilha "CONFIGURAÇÕES" para a data de 30/06/2018 por exemplo, na coluna "FLUXO" existem 3 opções diferentes para essa data, são elas "Entrada", "Saída" e o campo vazio. Outras datas como por exemplo 22/06/2018 só existe a opção de "Saída" disponível na coluna "FLUXO". Gostaria que na lista suspensa da coluna "FLUXO" da planilha "ATIVIDADES DIÁRIAS" estivesse listado somente as opções disponíveis para a data selecionada (Validação em cascata).

E para a terceira etapa, da mesma forma.
Uma Vez selecionada a data, e depois a opção da coluna fluxo (disponível para aquela data), na lista suspensa da coluna "CATEGORIA" aparecessem somente as opções disponíveis.
Exemplo: caso a data de 30/06/2018 seja selecionada, e depois a opção "Entrada" da coluna "FLUXO", na coluna "CATEGORIA" estariam disponíveis somente as opções "Cliente", "Salário", "Serviços Financeiros" .
Caso para a mesma data selecionada 30/06/2018, fosse selecionada a opção "Saída" da coluna "FLUXO", estariam disponíveis as opções "Impostos e Tributos", "Laboratório" , "Material de Consumo", "Material de Limpeza", etc.

Não sei se ficou claro mas é um critério que depende do outro na sequência.
É possível fazer isso sem a criação de novas tabelas? Usando só a tabela já disposta na planilha "CONFIGURAÇÕES" ??
Por Estevaoba
Criei uma aba auxiliar para as listas dinâmicas d validação de dados para não alterar a sua aba Configurações.
Notei que quando a coluna Fluxo está em branco, a coluna Categoria também está sempre em branco, então uso isso nas fórmulas. Se não for sempre assim, teremos que ajustar.

Faça testes e nos dê retorno.

Good luck!
Por SandroLima
Boa tarde, amigos forumeiros.

Boa tarde, colaborador Estevaoba.

Obrigado pela colaboração inicial e agradeço se puder continuar me ajudando e também quem mais puder ajudar.

Tentei melhorar a estrutura da pasta de trabalho e mais especificamente da planilha "CONFIGURAÇÕES" para melhor organização desse trabalho.
Para tanto dividi as informações em mais tabelas e anexei uma fórmula para a coluna de "DATAS" que fixa os dias e altera somente o mês e ano, uma vez que as datas (dias) de vencimento são fixos.
Com isso acabei me perdendo um pouco nas fórmulas mas era esse tipo de validação que precisava mesmo.

Como pode ver, também incluí uma quarta coluna "ID" na planilha "ATIVIDADE DIÁRIA" que segue a cascata da validação de dados "DATA" > "FLUXO" > "CATEGORIA" > "ID".

Para a sua pergunta, se quando a coluna "FLUXO" estiver em branco a coluna "CATEGORIA" está sempre em branco... não necessariamente , pois terei registros de "FLUXO" que estarão em branco mas que se enquadram dentro de uma categoria.
Porém na coluna "ID" se a coluna "FLUXO" estiver em branco ela sim estará sempre vazia, mesmo que a coluna "CATEGORIA" esteja preenchida.

Anexei a sua planilha "Listas" nesta pasta mas fique a vontade para manipular a planilha "CONFIGURAÇÕES".

Mandarei em anexo sua primeira planilha e a planilha que reestruturei.

Muito obrigado mais uma vez e agradeço também a todos que puderem me ajudar.
Por SandroLima
Se possível até prefiro usar as tabelas da aba "CONFIGURAÇÕES" em vez dos intervalos nomeados da aba "LISTA" para que a inclusão de novos registros na tabela "CADASTRO - ATIVIDADES DIÁRIAS" mantenha o funcionamento caso novo registro seja incluído.
Por Estevaoba
Fiz ajustes para a nova coluna, criei colunas auxiliares na aba Configurações e eliminei a aba Listas.

Faça testes e nos dê retorno.

Ab.
Por SandroLima
Boa tarde, colegas forumeiros.

Boa tarde, Estevaoba.

Muito obrigado mais uma vez pela imesnsa ajuda... ficando muito bom para o que precisamos.

A única coisa que observei aqui que precisava alterar é o seguinte:

Uma vez selecionada a data, o fluxo e a categoria... o campo identificador ainda abre todas as possibilidades de seleção a partir da opção escolhida de fluxo quando deveria abrir possibilidade para a seleção somente da categoria escolhida, seguindo a sequencia da validação em cascata (um campo depende da opção escolhida em todos os campos anteriores).

Por exemplo para a data de hoje 05/07/2018... uma vez escolhido como fluxo "Saída" e a categoria "Contabilidade" deveria restar como opção de identificador apenas "(S) CONT". Da forma que está o campo identificador me permite selecionar todos referentes a opção de fluxo "Saída".

Da mesma forma... para a mesma data selecionada (por exemplo 05/07/2018), quando escolhido o fluxo "Entrada" e a categoria "Cliente" deveriam restar como opção apenas os identificadores (E) BOL, (E) CCR, (E) CDB, (E) CHQ, (E) DIN e (E) TRF. Da forma que está o campo identificador me permite selecionar todos referentes a opção de fluxo "Entrada".

Tentei resolver com a função INDIRETO (não sei se essa era a melhor opção) a partir da célula referente à Categoria mas não deu certo.

Obrigado mais uma vez.
Por Estevaoba
De nada. É um prazer ajudá-lo.

Coloque mais uma condição na fórmula matricial em S4 da aba Configurações:

=SEERRO(ÍNDICE(ID;MENOR(SE(FLUXO=$Q$3;SE(DATA=Tabela47[DATA];SE(CATEGORIA=Tabela47[CATEGORIA];LIN(ID)-3)));LIN(A1)));"")

Não esqueça de finalizar a edição com ctrl+shift+enter.
E copie para preencher a coluna.

Ab.
Por SandroLima
Boa noite, Estevaoba.

Deu certo. Funcionou direitinho quando incluí a nova condição na fórmula matricial.

Mas agora percebi um outro probleminha... repare que quando escolhido a opção de fluxo"Saída" nem todas as categorias estão disponíveis (como por exemplo, água, energia elétrica, cartão de crédito, segurança, gastos com imóveis, etc).

Tentei verificar a fórmula mas não consegui alterar isso.

Sabe o que pode estar errado?

Desculpe o incômodo mais uma vez e muito obrigado.
Por SandroLima
Boa tarde, Stevaoba.

Pode me ajudar com esse erro que mencionei na msg anterior? Ou se alguém mais souber o que ficou faltando para aparecerem todas as opções?

Muito obrigado.
Por Estevaoba
Boa tarde.
Em qual data você verificou esse erro?
No 05/07, por exemplo, só tem Contabilidade e Funcionário.
Por SandroLima
Boa tarde, Estevaoba.
Estranho... era no dia 05/07 sim.
Alguns recebimentos tem a data dinâmica ou seja estão "atrelados" à data HOJE() porque a intenção é realizar registros diariamente por exemplo a entrada do pagamento de um cliente novo.
O mesmo vale para a categoria "Material de Consumo"... como não há um dia específico para realizar a compra do material de consumo do mês está sempre "atrelada" à data HOJE().
Alguns vencimentos possuem o dia fixo do mês e adotam a fórmula =DATA(ANO(HOJE());MÊS(HOJE());DIA(**))
Quando fiz o teste no dia 05/07 não apareciam todas as opções de categoria quando selecionado o fluxo "Saída".
Imaginei que era porque tinham muitas opções do campo categoria para essa data (uma vez que existem as que são fixas dessa data e mais as que estavam relacionadas à data HOJE().
Mas curiosamente aparentemente está normal agora.
Vou dar o tópico como resolvido e continuar realizando testes.
Qualquer coisa abro um novo tópico relatando apenas o problema.
Desculpe pelo incômodo de novo e meu muito obrigado mais uma vez.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord