Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por FelipExcel
Posts Avatar
Pessoal, não sou expert em álgebra...

Link para o exemplo: https://1drv.ms/f/s!As8YC7wZr8RKist5nQLnE8ZKkh6WCg

A ideia aqui é simular o resultado do recurso Atingir Meta, só que com fórmulas.

No exemplo em anexo eu tenho uma coluna que indica a média individual, de cada linha. Essa linha tem um valor em reais que é gerado. Se eu determinar uma linha de corte a partir da média posso recalcular todos os demais a partir desse corte e obter alguma economia, ou, um desembolso.

Imagine que se a linha de corte for, por exemplo, 0,50, todos aqueles que estão acima de 0,50 teriam que ter seus valor em reais abatidos, porque estão acima dessa linha. Então, o valor gerado teria uma economia. Se aqueles que estão abaixo da linha de corte tiverem seus valores em reais recalculados para a linha de corte, eles ganhariam uma valor a mais.

Só para reforçar,
Existe um valor gerado para cada linha
Se o indivíduo estiver acima do ponto de corte ele terá um abatimento no seu valor gerado, gerando economia
Se o indivíduo estiver abaixo do ponto de corte ele terá um incremento no seu valor gerado, gerando desembolso
A soma da economia - a soma do desembolso não pode ficar menor do que zero, senão inviabiliza o projeto

Como identificar qual o melhor ponto de corte, aquele em que há um equilíbrio entre economia e desembolso??

Estava usando Atingir meta, mas esse recurso acabou ficando complexo porque tenho que recalcular sempre a cada nova tentativa. Uma fórmula me daria mais controle.
Por babdallas
Eu usaria VBA para atingir meta para cada cenário que você quer, copiando os resultados obtidos em uma outra base.
Não parei para pensar com calma, mas acredito que fazer por fórmula não seja tão simples assim.
Por FelipExcel
Posts Avatar
Eu fiz isso, por VBA. Funcionou bem legal. Mas para uma categoria só.

O que acontece é que eu tenho uma lista dinâmica de categorias para calcular. Não saberia escrever um código que fosse adaptável para uma lista dinâmica. Ou seja, que pudesse abrir e fechar o atingir meta para cada cenário, de acordo com a quantidade de categorias que eu tenho.

Quanto às fórmulas eu sei que são difíceis tbm. São equações polinomiais de 4/5 variáveis. Eu não sou matemático, sei calcular mas não nesse nível.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord