Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por matheusdoexcel
Pessoal, boa noite!

Me surgiu a necessidade de criar uma fórmula para a situação abaixo, que acredito eu, seja possível com a função SE, porém não estou obtendo êxito.

Como preciso fazer:

Imagem

Caso a empresa seja do setor de agronegócio, irá somar o valor 1 para a célula H2, caso não, não soma nada.
Caso ela tenha a célula de investimento preenchida, irá somar 2 para a H2, do contrário não.
Caso a célula de notícia esteja preenchida, irá somar 5 para a H2, caso contrário não.
Caso a célula de participação de evento esteja preenchida, irá somar 3 para a H2, caso contrário não.
Caso a célula de ser estrangeira esteja preenchida, irá somar 4 para a H2, caso contrário não.

Na coluna do ano, caso o ano seja maior que 2015, também deve somar 1 na célula H2, se for menor, não soma.

Tentei de n maneiras já, mas essas condições contrárias de se não for verdadeiro, não deve-se somar me travaram a cabeça

Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês

Abraços
Por gfranco
Bom dia.
Veja se te ajuda:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por matheusdoexcel
Atendeu muito bem, exatamente o que eu precisava!

Como dúvida pra eu entender a lógica, como as células já entendem que o valor de cada uma é 1? Pelo que entendi da fórmula só estamos multiplicando pelo valor definido se a condição for verdadeira, mas como foi atribuído o valor 1 pra cada célula?

Aproveitando uma outra dúvida que me veio a cabeça agora. Existe a possibilidade de colocar na mesma fórmula a condição de se a coluna de notícias e de investimento estiverem preenchidas, só somar o valor de notícias e ignorar a de investimentos?

Muito obrigado pela ajuda!!!
Por gfranco
matheusdoexcel escreveu:Como dúvida pra eu entender a lógica, como as células já entendem que o valor de cada uma é 1? Pelo que entendi da fórmula só estamos multiplicando pelo valor definido se a condição for verdadeira, mas como foi atribuído o valor 1 pra cada célula?
A condição "verdadeiro", pois si só já atribui o valor 1, assim como a condição "falso" atribui o valor Zero.
matheusdoexcel escreveu:Aproveitando uma outra dúvida que me veio a cabeça agora. Existe a possibilidade de colocar na mesma fórmula a condição de se a coluna de notícias e de investimento estiverem preenchidas, só somar o valor de notícias e ignorar a de investimentos?
Creio que nesse caso, uma condicional "se" deva ser suficiente. Algo assim:
Código: Selecionar todos
=(B2="agronegócio")+((C2<>"")*2)+((D2<>"")*5)+((F2<>"")*3)+((G2<>"")*4)+(E2>2015)-SE(CONT.VALORES(C2:D2)=2;2;0)
matheusdoexcel escreveu:Atendeu muito bem, exatamente o que eu precisava!
Quando quiser agradecer, clique em "Obrigado"
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord